Estados Unidos: Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete da Casa Branca
Diretora de campanha do republicano foi uma das responsáveis pelo sucesso de sua terceira candidatura
O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (7), o nome de Susie Wiles para ser a chefe de gabinete da Casa Branca. Com isso, a estrategista se torna a primeira mulher a ocupar o cargo, que é um dos principais do governo, responsável por organizar o tempo e a agenda do mandatário e manter contato com outros departamentos do governo e do poder.
Susie Wiles foi diretora da campanha eleitoral de Trump, sendo uma das principais responsáveis pela eleição do republicano com uma grande margem de vantagem sobre a atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Antes de ser anunciada ao cargo de influência no governo americano, ela preferiu se manter longe do foco das atenções. Inclusive, não quis falar no microfone enquanto o presidente eleito comemorava a sua vitória, na madrugada da quarta-feira (6), antes mesmo do resultado oficial da apuração.
A nomeação de Trump é a primeira grande decisão à frente da presidência dos Estados Unidos. Este será um passo fundamental para o seu segundo mandato, já que o republicano deve formar rapidamente a sua equipe de governo.
Mesmo que Susie não tenha muita experiência no Governo Federal, ela possui uma relação próxima ao presidente eleito. Inclusive, seu mérito de controlar os impulsos do republicano durante a campanha eleitoral deve ser reconhecido, já que a chefe de gabinete da Casa Branca conseguiu conquistar o seu respeito e apontar as melhores decisões durante o processo.
Em seu primeiro mandato, Trump passou por uma série de adversidades políticas, já que não planejou de forma cuidadosa a sua equipe de transição. Em vez disso, ele contratou uma mistura de assessores de campanha, familiares e líderes republicanos, o que resultou em um primeiro ano de governo repleto de conflitos internos que dominaram a cobertura da nova administração.
De 2017 a 2021, o republicano teve quatro chefes de gabinete, incluindo um em caráter interino por um ano. Esse número representa o recorde de rotatividade do cargo. Neste período, assessores também foram dispensados e uma parte da equipe de Trump esteve envolvida em disputas ideológicas dentro da Casa Branca.
Por isso, a expectativa é de que Susie Wiles seja a melhor alternativa para controlar este cenário da Casa Branca. Isso porque, espera-se que estrategista política conte com uma equipe mais coesa no segundo mandato do republicano.
Em seu discurso após vitória em 2016, Trump disse que contrataria “apenas as melhores pessoas”. Após eleição deste ano, ele atribuiu os conflitos políticos de seu primeiro mandato à falta de experiência em Washington, o que indica uma mudança de cenário para o segundo mandato.
“Susie é dura, inteligente, inovadora e é universalmente admirada e respeitada. Susie continuará trabalhando incansavelmente para fazer a América grande novamente. É uma honra merecida ter Susie como a primeira mulher chefe de gabinete da história dos Estados Unidos. Não tenho dúvidas de que ela deixará nosso país orgulhoso”, comunicou o presidente dos EUA.
Quem é Susie Wiles?
Susie Wiles é uma estrategista republicana de longa data baseada. Ela dirigiu a campanha de Trump na Flórida em 2016, quando sua vitória no Estado o ajudou a conquistar a Casa Branca. Em 2024, ele também venceu na região.
Além disso, a chefe política também esteve presente na campanha vitoriosa do governador Ron DeSantis em 2018. Antes disso, Susie administrou a campanha de Rick Scott para governador da Flórida, em 2010, e foi gerente da campanha presidencial do ex-governador de Utah, Jon Huntsman, em 2012. Wiles também trabalhou nos gabinetes dos ex-prefeitos de Jacksonville, John Delaney e John Peyton.
Ela foi encarregada de ter as conversas mais difíceis com Trump, considerada por ter alta influência nas decisões do republicano durante a campanha eleitoral. A chefe de gabinete da Casa Branca se relacionava bem com a família do ex-presidente e desenvolveu relações com Robert F. Kennedy Jr e Elon Musk, um dos principais financiadores da campanha presidencial do republicano.
Desde então, Susie Wiles evitou amplamente os holofotes, até mesmo durante o discurso de vitória do presidente eleito. Porém, com a sua nomeação a chefe de gabinete, a estrategista política veterana passa de uma função de bastidores para uma posição de alto nível de conselheira de Donald Trump, uma das funções mais influentes do governo dos Estados Unidos.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Biden concede perdão presidencial ao filho e gera controvérsia nos EUA
Indicados ao gabinete de Trump são alvos de ameaças de bomba nos EUA
Trump anuncia novos membros para equipe econômica
Últimas Notícias
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL