Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Acidente que deixou 38 mortos levanta suspeitas de possível ataque; entenda

A queda de um avião Embraer 190, da Azerbaijan Airlines, na última quarta-feira (25), em Aktau, no Cazaquistão, deixou 38 mortos e levanta suspeitas de possível ataque com míssil. Relatos de passageiros sobreviventes e declarações de especialistas reforçam a hipótese de que a aeronave possa ter sido atingida por um sistema de defesa aérea russo enquanto sobrevoava a região da Chechênia, destino do voo que partiu de Baku, capital do Azerbaijão.
Relatos de explosões e interferências
De acordo com a agência Euronews, passageiros que sobreviveram ao acidente relataram terem ouvido uma explosão momentos antes da aeronave enfrentar problemas. O canal de notícias Anewz, do Azerbaijão, mencionou declarações de um blogueiro militar russo que associou os danos ao avião ao uso de sistemas de mísseis de defesa aérea.
O voo J2-8243 enfrentou interferências no GPS e oscilações de altitude por mais de uma hora, conforme apontou o site de monitoramento Flightradar24. Especialistas indicam que a área estava sob forte vigilância, com sistemas antimísseis ativos, devido a ataques de drones na região sul da Rússia na mesma manhã.
Um vídeo captado no momento da queda mostrou a aeronave em chamas antes de atingir o solo. Dos 67 ocupantes, 62 eram passageiros, incluindo cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, e cinco membros da tripulação.
Investigações em curso
Os governos do Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão abriram investigações para determinar as causas do acidente. No entanto, nenhuma das partes divulgou conclusões definitivas até o momento.
Na quarta-feira, o Kremlin inicialmente sugeriu que a queda poderia ter sido causada por colisão com pássaros ou forte neblina. Contudo, o porta-voz do governo russo afirmou nesta quinta-feira (26) que evitará especulações até que a investigação seja concluída.
Por sua vez, o chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, prometeu transparência. “Nenhum desses países está interessado em esconder informações. Todas as informações serão disponibilizadas ao público”, garantiu.
Medidas e apoio às vítimas
A Azerbaijan Airlines suspendeu todos os voos para Grozny, na Rússia, até que o caso seja esclarecido. As autoridades do Cazaquistão criaram uma comissão governamental para investigar o acidente e oferecer suporte às famílias das vítimas e feridos.
Sobreviventes foram resgatados de uma seção da fuselagem que permaneceu intacta e levados a hospitais locais. Bombeiros controlaram o incêndio na aeronave pouco após o impacto.
Em nota, a Embraer lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades. “Estamos profundamente tristes com a ocorrência próximo a Aktau, no Cazaquistão. Nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”, declarou a fabricante.
Impactos e dúvidas
O caso ocorre em um contexto tenso, com a Chechênia sendo palco de frequentes ataques de drones. Especialistas avaliam que o sistema antimísseis local pode ter contribuído para a tragédia, especialmente considerando as desativações de GPS na região.
A oscilação da altitude por 74 minutos e as explosões relatadas levantam questões sobre a segurança de voos civis em zonas de conflito. A tragédia reacende debates sobre o impacto de operações militares em áreas próximas a rotas comerciais.
Enquanto as investigações prosseguem, familiares das vítimas aguardam respostas para um dos mais graves acidentes envolvendo uma aeronave Embraer nos últimos anos.
Mais Lidas
Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Internacional
Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Últimas Notícias

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça

Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’
Declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado

Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’
Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro