Pular para o conteúdo
Início » ‘Prefeito pode vir na inauguração?’, questiona Fátima Mendonça sobre presença de Bruno Reis na Casa Conceito

‘Prefeito pode vir na inauguração?’, questiona Fátima Mendonça sobre presença de Bruno Reis na Casa Conceito

'Prefeito pode vir na inauguração?' questiona Fátima Mendonça
Ex-primeira-dama critica participação do prefeito em evento e ressalta que pesquisas não garantem vitória

A ex-primeira-dama baiana Fátima Mendonça marcou presença, na noite desta segunda-feira (2), na inauguração da Casa Conceito, no Centro Histórico, e aproveitou para questionar, em entrevista ao Portal M!, a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) no evento, já que é candidato à reeleição em outubro. “Ele [Bruno Reis] estava aqui. Prefeito pode vir na inauguração? Até ia perguntar a ele se prefeito pode estar em inauguração”, indagou a esposa do senador Jaques Wagner (PT), ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

No entanto, o questionamento de Mendonça, segundo a advogada Débora Guirra, especialista em Direito eleitoral, não tem fundamento. Em entrevista ao Portal M!, ela afirmou que qualquer gestor público pode comparecer em qualquer evento privado, mesmo que seja uma inauguração.  

“Em eventos privados, ele pode participar de tudo, qualquer candidato pode. A lei somente prevê a proibição de inauguração de obras públicas. [Nesse caso], a participação em eventos pode ser punida com multa eleitoral e até cassação de registro, [mas] depende de outros requisitos e da potencialidade”, explicou a advogada.

Guirra apontou ainda que as punições para as participações de gestores públicos em eventos só gera implicações penais aos candidatos se causarem interferências nas eleições, ou seja, eventos de grande porte, que tenha muita repercussão, que atraiam eleitores. Em caso de eventos pequenos, sem grandes destaques, o máximo de penalidade seria uma multa.  

Pesquisas

Sempre muito envolvida com política, Fátima Mendonça também comentou sobre o resultado dos últimos levantamentos feitos pelos institutos Paraná Pesquisas e Real Big Data sobre a disputa a prefeito em Salvador. As duas divulgadas nesta última segunda-feira (2) apontam que o atual prefeito Bruno Reis venceria em 1º turno, com 68,3% e 55%, respectivamente. Já o vice-governador Geraldo Jr (MDB) teria apenas 9,8% na Paraná e 22% na Big Data.

No entanto, segundo a ex-primeira-dama, o emedebista vem com muita força e, apesar de respeitar e conhecer os donos dos institutos, ela acredita que pesquisas não definem vitoriosos. “Aguardem os próximos capítulos. Adoro ver pesquisas, adoro Felipe da Quest, adoro todo mundo, agora vamos aguardar, porque não é bem assim. Não é chegar em dizer que já ganhou!”, afirmou ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.  

Confira entrevista completa:

Leia também:

Bruno Reis prega ‘humildade’ e ‘pé no chão’ após pesquisas indicarem favoritismo

Geraldo Júnior propõe criação de programa Pé-de-Meia para estudantes da rede municipal

Equipe Portal M!