Senado altera projeto sobre emendas parlamentares, e texto volta para Câmara
Câmara votará projeto novamente antes de ida para sanção presidencial
Roque de Sá/Agência Senado
O Senado Federal aprovou três modificações no projeto de lei complementar que regulamenta as emendas parlamentares, durante votação encerrada nesta segunda-feira (18), por isso, com a alteração do texto, o projeto volta para a Câmara dos Deputados, onde terá que ser votado novamente, antes de ser enviado para a sanção presidencial.
O palácio do Planalto já tinha feito um acordo com o relator e retomou a redação original do trecho que trata do limite para o crescimento das emendas parlamentares. O senador Angelo Coronel (PSD), relator do projeto, concordou em retirar um dispositivo que abria uma brecha para que emendas ficassem de fora do limite que o projeto impõe regras de crescimento seguindo o arcabouço fiscal.
O dispositivo incluído por Coronel dizia: “compreende todas as emendas parlamentares aos projetos de lei orçamentária anual em despesas primárias, ressalvadas aquelas emendas previstas na alínea a, inciso III, ? 3º, art. 166 da Constituição Federal e aquelas que não sejam identificadas nos termos do caput deste artigo, desde que sejam de interesse nacional ou regional e não contenham localização específica, exceto na hipótese de programação”.
Assim, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi derrotado em dois dispositivos, sendo que a maior derrota foi a retirada da possibilidade de o Poder Executivo realizar o bloqueio dos recursos de emendas parlamentares. Agora, com as mudanças propostas pelos parlamentares, esses recursos poderão apenas ser contingenciados.
Os parlamentares de oposição e de vários partidos de centro afirmaram que a possibilidade de bloquear os recursos das emendas daria mais poder ao Poder Executivo nas negociações com o Congresso, pois ampliaria a margem de cortes temporários. Os contingenciamentos ocorrem quando há queda de arrecadação, enquanto bloqueios são usados para conter gastos que excedem limites legais. Ambos são cortes temporários, mas os motivos diferem.
Mais Lidas
Geddel reage a rumores e crava: MDB não cede a vice na chapa de 2026
Política
Geddel reage a rumores e crava: MDB não cede a vice na chapa de 2026
Últimas Notícias
Chiclete com Banana fica fora do Carnaval de Salvador 2026 e Wadinho desabafa
Fundador do Chiclete com Banana afirma que inviabilidade financeira levou ao cancelamento do bloco no Carnaval de Salvador 2026
Jerônimo interrompe agenda, pede um minuto de silêncio e lamenta morte de Alan Sanches: ‘Perda muito grande’
Governador da Bahia interrompe solenidade no interior do estado para anunciar morte do líder da oposição na AL-BA
BBB 26: Jonas Sulzbach vence primeira prova do Anjo; veja escolhido para o Castigo do Monstro
Brother garante imunidade para aliado e terá acesso a uma dinâmica extra no jogo
Corpo do deputado Alan Sanches é velado no Salão Nobre da AL-BA; sepultamento ocorre neste domingo
Deputado estadual morreu vítima de infarto e cerimônias seguem até o sepultamento neste sábado
Políticos aliados e de oposição lamentam morte de Alan Sanches, destacam legado e trajetória pública: ‘Homem extraordinário’
Lideranças de diferentes partidos destacam trajetória, convivência política e legado institucional do deputado estadual
Duda Sanches ressalta fé, lembra ensinamentos e destaca legado público e familiar de Alan Sanches: ‘Me ensinou a viver’
Vereador de Salvador publicou nota emocionada em homenagem ao deputado estadual Alan Sanches, destacando valores, fé e compromisso com as pessoas
União Brasil lamenta morte de Alan Sanches e destaca trajetória ‘marcada pela dedicação, seriedade e compromisso com a Bahia’
Partido ressalta a atuação política, a trajetória no Legislativo e o legado deixado por Alan Sanches na Bahia
Alexandre de Moraes se declara impedido e Gilmar Mendes assume análise de habeas corpus de Jair Bolsonaro
Decisão segue regra interna do tribunal durante o recesso e transfere análise de pedido de prisão domiciliar do ex-presidente para outro ministro da Corte
Morre o deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches
Político com brilhante trajetória faleceu na manhã deste sábado vítima de um infarto
Volta Redonda x Flamengo: onde, assistir horário e prováveis escalações pelo Carioca
Rubro Negro joga no Raulino de Oliveira neste sábado e tenta reagir após derrota na estreia do Campeonato Carioca