Brasil faz história: ‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar
Longa concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, enquanto Torres disputa prêmio de Melhor Atriz

O cinema brasileiro celebra uma conquista histórica na manhã desta quinta-feira (23). O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, e a atriz Fernanda Torres foram indicados ao Oscar, um dos prêmios mais cobiçados da indústria cinematográfica. O longa concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, enquanto Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz.
“A vida presta e muito. Confie”, comemorou Torres em vídeo postado em sua conta oficial no Instagram e ainda divulgar a indicação em seus stories.
“Brasil no topo”, disse Selton Mello após indicação do filme e colega de elenco ao Oscar também no Instagram.
Pela primeira vez Brasil é indicado a Melhor Filme no Oscar
É a primeira vez que o Brasil é indicado ao Melhor Filme no Oscar, apesar de já ter concorrido no Melhor Filme Estrangeiro. Já Fernanda Torres se torna a segunda brasileira a ser indicada ao Oscar de melhor atriz, repetindo o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, com o filme Central do Brasil (1998). Na época, ela acabou perdendo para Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado.
A lista completa dos indicados à 97ª edição do Oscar foi anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em uma cerimônia transmitida ao vivo, apresentada pelos atores Bowen Yang e Rachel Sennott.
Globo de Ouro de Fernanda Torres
A atriz Fernanda Torres também fez história ao vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025, por sua atuação no longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A cerimônia ocorreu no último dia 5 de janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, marcando a primeira vez que uma brasileira conquista o prêmio nessa categoria. Fernanda superou concorrentes de peso, como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet, e dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, lembrando o legado artístico da família e a importância do filme.
História inspirada no livro de Marcelo Rubens Paiva
Ainda Estou Aqui, inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a história de Eunice Paiva, mãe do autor, que enfrentou a perda do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. O filme, além de sucesso de bilheteria no país, com mais de 3 milhões de ingressos vendidos, recebeu aclamação internacional, consolidando-se como um dos maiores projetos de Walter Salles.
A repercussão da conquista foi ampla. Um vídeo de Fernanda Montenegro, de 95 anos, vibrando com a vitória da filha viralizou nas redes sociais, mostrando a emoção da família. Selton Mello, que contracenou com Fernanda no filme, também celebrou o feito, destacando sua importância histórica.
Retorno do Brasil ao Oscar
A última vez que o Brasil figurou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles. Desde então, apenas produções brasileiras em outras categorias conseguiram indicações, como o documentário Democracia em Vertigem (2020) e a animação O Menino e o Mundo (2016). A indicação de Ainda Estou Aqui encerra um hiato de 26 anos sem representação brasileira na principal categoria do Oscar.
Trajetória de ‘Ainda Estou Aqui’
O filme, que estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, já acumula premiações e reconhecimento. Na edição do festival, Ainda Estou Aqui foi selecionado para a competição oficial e conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. A produção também foi aclamada pela crítica, que destacou a narrativa envolvente e a atuação impactante de Fernanda Torres.
A campanha para a indicação ao Oscar contou com uma série de conquistas preliminares. Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television. Além disso, a atriz levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, consolidando sua performance como uma das mais destacadas do ano.
Impacto das Indicações
As indicações de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres ao Oscar destacam a relevância do cinema brasileiro no cenário global. Walter Salles, reconhecido por obras como Central do Brasil e Diários de Motocicleta, reforça sua posição como um dos diretores mais respeitados internacionalmente. Fernanda Torres, com uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão, ganha projeção mundial por sua atuação no filme.
A cerimônia do Oscar 2025, programada para 2 de março, gera expectativa no Brasil. As indicações reconhecem a qualidade da produção nacional e abrem oportunidades para futuras conquistas no mercado internacional.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada