STF adia julgamento sobre habeas corpus de Robinho após pedido de vista de Gilmar Mendes
Defesa de ex-jogador tenta reverter cumprimento de sentença italiana no Brasil, enquanto Gilmar Mendes solicita mais tempo para análise
O julgamento de dois pedidos de habeas corpus (HC) do ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália e atualmente preso no Centro Penitenciário de Tremembé, foi suspenso nesta sexta-feira (13) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pedir vista. O pedido foi feito logo no início da sessão, realizada de forma virtual, para que o ministro tenha mais tempo para analisar o recurso. Robinho nega as acusações, enquanto sua defesa argumenta que a homologação da sentença viola a Constituição.
A expectativa era de que os ministros do STF decidissem até o dia 20 de setembro sobre a revogação ou manutenção da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em março, permitiu o cumprimento no Brasil da pena de nove anos de prisão imposta pela Justiça italiana. Com o pedido de vista, o julgamento foi adiado por até 90 dias.
Antes da suspensão, o ministro Luiz Fux, relator do caso, votou a favor da continuidade do cumprimento da sentença. Em sua decisão, Fux destacou que a homologação da condenação estrangeira está em conformidade com a Constituição, as leis brasileiras e os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Ele também ressaltou que Robinho foi “devidamente assistido por advogado de sua confiança” durante todo o processo.
“Considerados os fundamentos expostos ao longo deste voto, não se vislumbra violação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de normas constitucionais, legais ou de tratados internacionais, a caracterizar coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente, tampouco violação das regras de competência jurisdicional”, afirmou o ministro Fux.
Robinho, de 40 anos, está detido desde o dia 21 de março em Tremembé. Após sua prisão, a defesa entrou com dois pedidos de habeas corpus. O primeiro foi negado após análise do ministro Fux. Em um novo recurso, os advogados do ex-jogador pediram ao STF que não reconhecesse a competência do STJ para determinar a prisão. A decisão do STJ foi proferida em 20 de março, e Robinho foi preso no dia seguinte.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou dois pareceres ao STF contrários à soltura de Robinho, defendendo que a sentença italiana seja cumprida no Brasil. Ele argumenta que o início do cumprimento da pena na prisão não depende de solicitação do Ministério Público ou de outra parte interessada.
No STF, não cabe mais recurso quanto à questão do habeas corpus, a menos que pelo menos quatro ministros votem a favor da concessão do pedido, o que abriria caminho para um novo julgamento dentro da própria Corte. Caso o HC fosse concedido, Robinho poderia ser solto imediatamente.
A defesa de Robinho, liderada pelo ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Eduardo Alckmin, pretende recorrer ao STJ no mérito da questão. Os advogados alegam que a prisão antes do trânsito em julgado da homologação de sentença viola a Constituição Federal. A Corte Especial do STJ já formou maioria para acompanhar o voto do relator, ministro Francisco Falcão, que decidiu que não é necessário aguardar o trâmite em julgado, dado que a sentença é de origem estrangeira.
Leia também:
Marcelo Sacramento assume presidência da Irmandade do Bonfim neste domingo
Bolsa Presença beneficia mais de 359 mil famílias baianas
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Últimas Notícias
Presidente da Febraban destaca pioneirismo bancário e alerta sobre insustentabilidade fiscal do Brasil
Ele reafirmou que o Brasil tem um grande potencial, mas não tem conseguido alcançá-lo.
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
No recorte regional, o Nordeste é a região com o maior número de beneficiários
Sede do PT é vandalizada e furtada durante sétima invasão em um ano
Partido pretende priorizar a recuperação do prédio e reorganizar suas atividades
BaZá RoZê reúne artistas e sabores em versão pocket
Feira Artística Feminista leva arte, cultura e empreendedorismo a uma cafeteria na Barra, todo fim de semana, até dezembro
Xande De Pilares, Lulu Santos, Jota.Pê e outros: confira os brasileiros vencedores do Grammy Latino 2024
Maior parte das categorias foi apresentada na Première, realizada na tarde do mesmo dia
Termina hoje prazo para inscritos no Enem 2024 solicitarem reaplicação de provas
Ausência precisa ser comprovada com documentos enviados no momento do pedido
Sociedade deve ver responsabilidade fiscal como valor, defende Elmar Nascimento
Parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro
Aposentados e pensionistas do INSS com doenças graves têm direito a isenção do Imposto de Renda
Lei não é nova, é de dezembro de 1988, mas milhares de pessoas ainda não a conhecem
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
Feitos de ACM foram marcantes na ditadura e na democracia, avalia Paulo Fábio Dantas
Em entrevista exclusiva ao Portal M!, cientista político revela motivações para escrever 2º livro sobre trajetória política do ex-senador