Presidente da Febraban destaca pioneirismo bancário e alerta sobre insustentabilidade fiscal do Brasil
Ele reafirmou que o Brasil tem um grande potencial, mas não tem conseguido alcançá-lo.

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, abordou a atual trajetória fiscal do Brasil durante um evento do Lide em Lisboa, Portugal, nesta quinta-feira (14) e afirmou que o país enfrenta uma situação fiscal insustentável.
Ele ressalta que essa não é uma crítica ao governo, mas é um problema do país. O executivo ressaltou que a equipe econômica tem defendido a inclusão de mais despesas no arcabouço fiscal, mas ele acredita que o caminho mais eficaz seria realizar cortes nos gastos obrigatórios.
Sidney sugeriu, ainda, a necessidade de redução nas vinculações e indexações do orçamento público como medidas essenciais para melhorar a saúde fiscal do país.
Sidney também destacou a resiliência do setor bancário brasileiro, citando marcos importantes que mostraram sua capacidade de adaptação e superação, como a criação do plano Real em 1994, a crise econômica global de 2008 e a pandemia de 2020. De acordo com ele, esses eventos evidenciaram o potencial dos bancos em manter a estabilidade do setor e impulsionar a economia brasileira.
O presidente da Febraban também enfatizou a vanguarda do setor bancário em inovação. Ele mencionou que os bancos brasileiros se destacam nesse campo, com investimentos significativos em tecnologia. Em 2024, o setor destinou R$ 50 bilhões para esse objetivo, refletindo seu compromisso com o avanço tecnológico.
Ele citou o PIX como um exemplo do pioneirismo brasileiro em inovação bancária e afirmou que novas soluções como o open finance, Drex e tokenização levarão o setor bancário a um novo patamar, ampliando ainda mais sua relevância no cenário financeiro global.
Sidney criticou o crescimento econômico do Brasil, chamando-o de “medíocre” diante do potencial do país. Ele Sidney destacou que, apesar das análises feitas ao longo dos anos, o Brasil segue “patinando” na economia, sem alcançar os resultados desejados.
Segundo ele, o setor privado já deveria estar “cansado” de diagnósticos e análises, e é necessário focar em ações concretas para mudar a trajetória do país. O presidente da Febraban reafirmou que o Brasil tem um grande potencial, mas não tem conseguido alcançá-lo.
Mais Lidas
Venda de carros novos avança 16,6% em maio e impulsiona indústria automotiva
Negócios
Venda de carros novos avança 16,6% em maio e impulsiona indústria automotiva
Últimas Notícias

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski