Salvador sedia 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
Competição reúne 272 representantes de dezenas de estados no Fiesta Bahia Hotel
Desta sexta-feira (15) até domingo (17), Salvador sedia o 49° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, no Fiesta Bahia Hotel. A competição reúne 272 representantes de dezenas de estados, e o evento promete ser um dos maiores da modalidade no Brasil. Os competidores estão divididos entre as categorias master, sênior, adulto e júnior.
A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e a Federação Baiana de Futebol de Mesa (FBFM) organizaram o campeonato nacional, destinado aos àqueles que jogam na ‘regra de um toque’.
A Bahia tem grande tradição no futebol de mesa. O presidente da Federação Baiana, Eugênio Dantas, explicou algumas curiosidades: “Temos a categoria ‘um toque liso’ e ‘cavado’. A diferença é que o botão ‘cavado’ (usado no Sul do Brasil) tem uma abertura por baixo, que possui um vácuo que faz o botão não deslizar muito, o que não temos na categoria de ‘um toque’, onde o controle é preciso. Há também as categorias ‘dois e três toques’, utilizadas mais no Sudeste”, disse o presidente.
Eugênio Dantas também ressaltou que há um cadastro nacional em que cada atleta realiza um tipo de inscrição para uma categoria específica. Ele falou, ainda, sobre a evolução da modalidade, conhecida durante muito tempo como ‘futebol de botão’.
“Já é federado e regularizado como esporte. Saiu das garagens e ganhou espaço. […] Temos dificuldade de trazer jovens para o futebol de mesa. O jovem é atraído por jogos eletrônicos, mas quem começa cedo, por ser atraído pelo pai ou avó, gosta, e vê as semelhanças com o futebol de campo”, afirma.
Futebol de mesa foi criado por brasileiro
Em 1930, o pintor e ator brasileiro Geraldo Cardoso Décourt criou o jogo e seu guia de regras, como um simulado de futebol, praticado com botões apropriados, que representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta.
No início, ele utilizava botões de camisa ou paletó e chamava o jogo de ‘celotex’, que era o nome do material usado para a confecção das mesas. Logo, os botões de madeira foram substituídos por vidros de relógios de pulso usados e depois pelos artefatos de plástico ou acrílico industrializados, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou até o rosto dos jogadores dos times.
Em 1988, o Conselho Nacional de Desportos reconheceu o futebol de mesa como modalidade esportiva praticada no Brasil, sendo uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.
É a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa que regula e orienta a prática do esporte no país. Um dos principais objetivos da entidade é fazer com que o esporte seja conhecido pelos leigos como futebol de mesa, e não como ‘jogo de botão’, pois essa associação faz com que a modalidade esteja ligada à prática de um jogo infantil, o que dificulta seu reconhecimento público como esporte e, consequentemente, seu desenvolvimento.
Em 2001, o 14 de fevereiro – aniversário de Geraldo Décourt – foi instituído como o Dia do Botonista. Outros países que já praticam a modalidade são Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, Romênia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Sérvia, Croácia, Suiça, Russia, Ucrânia e Japão.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos