Pular para o conteúdo
Início » Conheça Ira Vilaronga, triatleta deficiente visual que acenderá a pira do Fogo Simbólico no 2 de Julho

Conheça Ira Vilaronga, triatleta deficiente visual que acenderá a pira do Fogo Simbólico no 2 de Julho

Ira Vilaronga
Além de atleta, Ira também é educadora formada na UNEB

Um dos momentos mais esperando dos festejos do 2 de julho em Salvador é o acendimento da pira do Fogo Simbólico, que este ano será realizado pela triatleta paralímpica, Ira Vilaronga, que se torna a primeira mulher deficiente visual a acender a tocha. As celebrações da Independência da Bahia acontecem já na próxima terça-feira (2), com previsão da pira ser acesa às 16h.  

Ira Vilaronga convive com a deficiência visual desde a infância, quando foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença degenerativa e hereditária que atinge a retina, causando a cegueira. Mesmo com a condição, Ira não deixou se abater e se tornou a primeira triatleta com deficiência visual da Bahia, treinando para competições paratriathlon e paraciclismo. 

Além de atleta, ela também é formada em educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sendo Mestre em Educação e Contemporaneidade e gestora da Acessibilidade Universal (Acessu). Também atua como audiodescritora, consultora e locutora para produtos audiovisuais culturais, com o objetivo de promover a acessibilidade universal, além de estar presente nos campos do teatro, cinema, música e literatura. 

Leia também:

Bruno Reis assina ordem de serviço para construção do CCO e Hub de Tecnologia no Subúrbio

Decoração para o 2 de Julho começa a ser instalada nesta quarta-feira

Divulgação
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)