Censo Escolar aponta que 12 milhões de estudantes não tem raça declarada
Campanha de organizações educacionais busca incentivar declaração racial nas matrículas para combater desigualdades no setor
Dados divulgados pelo Censo Escolar apontaram que um a cada quatro estudantes não tem a raça declarada. As informações foram consideradas preocupantes e, por isso, organizações educacionais lançaram uma campanha de declaração racial para estudantes, já na hora da matricula nas escolas. As entidades defendem que conhecer a identificação racial dos estudantes ajuda a combater as desigualdades raciais no país.
O Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é a principal fonte de dados sobre a educação básica do Brasil. No último levantamento, divulgado em 2023, foram registrados 47,3 milhões de alunos matriculados em escolas públicas e privadas, sendo que 91% frequentavam o ensino regular.
Os dados apontaram também que 32,31% dos alunos são brancos, 37,3% pardos, 3,7% pretos, 0,4% amarelos, 0,8% indígenas, e 25,5%, correspondente a 12 milhões de alunos, não tiveram raça declarada.
“Tem várias crianças sem declaração de raça e isso impacta no fluxo decisório em relação a infraestrutura, a organização dos processos de ensino e aprendizagem, no atraso do país como um todo em superar as desigualdades, que são fruto do processo de racialização”, disse Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann.
A campanha ‘Estudante Presente é Estudante que se Identifica’, lançada pelas organizações educacionais (dentre as quais está a Fundação Lemann), busca conscientizar as famílias, os gestores escolares, secretarias de educação, professores e estudantes sobre a importância de declarar a raça dos alunos.
De acordo com o grupo, o período de matrícula é um momento chave para coleta dos dados, que posteriormente poderão ser usados no Censo, permitindo, desta forma, que políticas educacionais mais justas possam ser implementadas.
“Não é só sobre preenchimento, é sobre a análise e a implementação dos resultados. É uma possibilidade da gente ter visibilidade e tomar decisões que sejam melhores e mais qualificadas”, concluiu Alessandra.
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