Bruno Reis minimiza polêmica após Justiça barrar passarela de camarote: ‘Não causa prejuízo nenhum à população’
De acordo com IAB-BA, passarela foi construída sem autorização e licenciamento adequado, além de não ter placas com responsáveis pela obra

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), minimizou, nesta quinta-feira (27), a polêmica envolvendo a construção de uma passarela no Morro do Ipiranga, que daria acesso ao Camarote Glamour, no circuito Dodô (Barra/Ondina). Em entrevista coletiva durante participação no Camarote Brahma, o gestor municipal defendeu que a estrutura não traria “prejuízos” para a população.
“É mais um ganho para o Carnaval de Salvador, um diferencial que vai ter, não causa prejuízo nenhum à população, pelo contrário, benefício. Oito mil pessoas que vêm para esses camarotes podem ter um outro acesso, traz mais conforto para quem está ali assistindo, ali é o camarote público mais ocupado de Salvador. Tá sendo pago pra utilizar esse espaço, não atrapalha quem quer passar. A prefeitura entendeu que isso não causava prejuízo, pelo contrário, contribuía ainda mais para o sucesso dessa festa”, afirmou o gestor municipal.
Confira:
Interdição da passarela
A passarela foi interditada, nesta quarta-feira (26), após decisão do juiz substituto Adriano Augusto Gomes Borges, da Terceira Câmara Cível. A ação foi tomada após o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) questionar a legalidade da obra. Os profissionais do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) avaliaram, na manhã desta quinta (27), a estrutura do equipamento.
De acordo com o IAB-BA, a passarela foi construída sem autorização e licenciamento adequado, além de não possuir placas informativas sobre os responsáveis pela obra, o que viola normas federais e municipais. A decisão judicial destacou que a falta de informações sobre a construção impede a fiscalização e coloca em risco a segurança pública.
O IAB-BA também apontou riscos estruturais e impactos negativos na mobilidade urbana durante o Carnaval. Imagens anexadas pelo órgão ao processo mostram que parte da passarela foi erguida sobre fundações rasas em um solo inclinado, aumentando o risco de deslizamentos, especialmente em períodos de chuva.
“No que concerne à segurança estrutural da edificação, revelam-se preocupantes os argumentos e documentos apresentados pelo agravante. Além da construção aparentar comprometer a circulação de pedestres e dificultar o acesso de serviços de emergência, como ambulâncias e o Corpo de Bombeiros em caso de necessidade, os registros fotográficos demonstram que parte significativa da passarela suspensa foi edificada sobre fundações rasas e aparentes, em solo de encosta íngreme, potencialmente sujeito a chuvas e deslizamentos”, diz o juiz em trecho da decisão.
O juiz também alertou que o uso da passarela por um grande número de pessoas, sem garantias de segurança estrutural, “coloca em risco a integridade física dos usuários e foliões que circulam no entorno da estrutura, além do pânico generalizado que um eventual acidente de grandes proporções poderia provocar”, complementou o magistrado.
Determinação judicial exige interdição imediata
Após a decisão, a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foram obrigadas a interditar imediatamente a passarela. Em até 48 horas, devem apresentar todos os documentos relacionados à sua construção. O espaço só poderá ser reaberto após a comprovação de regularidade e segurança. Vistorias no local continuam em andamento.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Caiado exalta adversários e mira Planalto: ‘melhor safra de governadores’

Papa Francisco completa um mês de internação e celebra 12 anos de pontificado no hospital
Pontífice de 88 anos segue em terapia respiratória, recebe homenagens no hospital e acompanha compromissos religiosos à distância

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes
Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica

Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Ação começou no bairro Trobogy, enquanto PMs buscavam criminosos; um suspeito foi atingido e outro está foragido

Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus
Vereadores Odailson Pequeno (Pode) e Neto da Saúde (PMB) podem perder seus mandatos; ainda cabe recurso

Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra
Pernambucano já decidiu seus dois principais alvos: Gracyanne Barbosa e João Gabriel

Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira
Medida aprovada pela Camex isenta produtos como carne, café, milho e açúcar do imposto de importação

Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’
Empresária ressaltou que tudo está sendo preparado com muito 'cuidado' e evento pode contar com Preta Gil

Após buscas, Polícia Federal diz que não encontrou mensagens entre Rivaldo Barbosa e Marielle Franco
Defesa busca demonstrar que ele mantinha uma relação cordial e profissional com a vereadora

Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025
Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991

Após digitalização e requalificação de espaços públicos, Alexandre Tinoco encerra ciclo na Semop e assume Semge
Novo titular da Semge, Tinoco promete modernizar a gestão pública municipal