Caiado exalta adversários e mira Planalto: ‘melhor safra de governadores’
Em evento sobre educação, governador de Goiás exalta colegas e reforça intenção de concorrer à Presidência em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), elogiou, nesta quinta-feira (13), seus colegas governadores em um evento da ONG Todos Pela Educação, em São Paulo. Durante o discurso, o chefe do Executivo goiano afirmou que os atuais gestores estaduais representam “a melhor safra de governadores deste país”.
A fala ocorreu enquanto Caiado dividia o palco com possíveis adversários na disputa pela Presidência da República em 2026, como Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul. Ambos participaram do painel que reuniu líderes dos Estados com os melhores índices educacionais do país.
Governadores em destaque e possíveis candidatos
Além de Caiado, Leite e Ratinho Júnior, participaram do evento os governadores Elmano de Freitas (PT), do Ceará; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Rafael Fonteles (PT), do Piauí; Raquel Lyra (PSD), de Pernambuco; e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e também apontado como um dos principais nomes para a sucessão presidencial, não esteve presente no encontro.
O evento foi organizado para reunir os gestores responsáveis pelos cinco Estados com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou os que apresentaram maior evolução no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Estratégia para 2026: pré-candidatura em construção
Ronaldo Caiado já anunciou que pretende disputar a Presidência da República em 2026. Para oficializar sua intenção, o União Brasil programou, no próximo dia 4 de abril, um evento que contará com a presença do cantor Gusttavo Lima. O sertanejo, que já manifestou apoio ao governador, é cogitado como possível vice em uma eventual chapa presidencial.
Durante o evento em São Paulo, Caiado comentou sobre suas articulações para a disputa e destacou seu desempenho em pesquisas recentes. Ele também afirmou que não participará das manifestações convocadas pela oposição no próximo domingo (16).
“Segundo as pesquisas, sou o governador mais bem avaliado do País. Agora falta ser conhecido. Vou dedicar esse tempo para isso”, declarou.
Números e popularidade: desempenho em pesquisas
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 27 de fevereiro, o governo de Caiado possui 86% de aprovação, sendo o governador mais bem avaliado do Brasil. Ratinho Júnior aparece em segundo lugar com 81%, seguido por Eduardo Leite (62%) e Tarcísio de Freitas (61%). Na edição anterior da mesma pesquisa, realizada em dezembro de 2024, o gestor goiano alcançou 88% de aprovação.
Apesar da popularidade, Caiado enfrenta um obstáculo jurídico: atualmente, ele está inelegível devido a uma condenação por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), mas ainda cabe recurso no próprio TRE e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula e desafios para 2026
A pesquisa Genial/Quaest também revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentaria dificuldades em um eventual segundo turno contra nomes da direita. O levantamento apontou que Lula perderia para adversários como Tarcísio de Freitas, Jair Bolsonaro (PL) – que atualmente está inelegível – e até mesmo o cantor Gusttavo Lima em cinco dos oito Estados pesquisados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Tarcísio de Freitas, apesar de negar publicamente a intenção de concorrer à Presidência, aparece como o nome mais competitivo da direita. No Estado de São Paulo, venceria Lula por 54% a 30%; em Goiás, por 46% a 29%; e no Paraná, por 46% a 30%.
Outros nomes em destaque na pesquisa incluem o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Pablo Marçal (PRTB), ambos também superando Lula em diversos Estados-chave para a eleição de 2026. Já Ronaldo Caiado venceria o petista apenas em Goiás (74% a 16%) e no Paraná (40% a 30%), ficando atrás em outras regiões, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Futuro da corrida presidencial
Embora a eleição ainda esteja distante, as movimentações políticas já se intensificam. A inelegibilidade de Bolsonaro cria um vácuo na liderança da direita, o que aumenta a especulação em torno de nomes como Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado. Ao mesmo tempo, o governo Lula enfrenta desafios de popularidade em regiões estratégicas.
A oficialização da pré-candidatura de Caiado no início de abril será um marco importante na disputa. A presença de Gusttavo Lima como potencial vice e o apoio consolidado em Goiás reforçam a estratégia do governador para se tornar uma alternativa viável ao Palácio do Planalto em 2026.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico