Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Bloco do mais Belo dos Belos levará multidão às ruas do bairro Curuzu (na Liberdade) até circuito Osmar, onde se apresenta

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, se prepara para celebrar 51 anos de história e luta neste sábado (1º) com a tradicional e disputada saída no Curuzu, marcada para as 21 horas, no bairro da Liberdade. O bloco do mais Belo dos Belos leva às ruas de Salvador o tema “Kenya: Berço da Humanidade”, enaltecendo a ancestralidade africana e a contribuição histórica do país no desenvolvimento da humanidade.
A escolha do Quênia como tema remete às raízes mais profundas da história humana, destacando figuras icônicas como Dedan Kimathi, líder da resistência anticolonial, Wangari Maathai, ativista ambiental e primeira mulher africana a ganhar um Prêmio Nobel, e Jomo Kenyatta, primeiro presidente do Quênia independente. Com essa homenagem, o Mais Belo dos Belos reforça a tradição de exaltar a força e a diversidade do continente africano.
Ritual da saída
A cerimônia de saída do Ilê Aiyê é um dos momentos mais emblemáticos do Carnaval soteropolitano. Sob a bênção da ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, Hildelice Benta dos Santos, o bloco parte em cortejo, com atabaques, tambores e cânticos que reverenciam os orixás e a ancestralidade.
O ritual também inclui oferendas com milho, pipoca e pó de pemba, elementos que simbolizam proteção e boas energias para a jornada do bloco. As tradicionais pombas brancas são soltas em dedicação a Oxalá, reforçando a espiritualidade e a potência simbólica do momento. Mais do que um desfile, a saída do Ilê Aiyê é um ato de resistência e exaltação da cultura afro-brasileira e atrai milhares de pessoas ao bairro da Liberdade, além de ser disputado por artistas e políticos.
Após o ritual da saída no Curuzu, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente, horas depois, no Corredor da Vitória, onde a entidade inicia o seu primeiro desfile oficial do Carnaval de Salvador no tradicional circuito Osmar, às 2h de domingo (2), em direção à Praça da Piedade. O bloco já havia participado da abertura oficial da maior festa do mundo, conforme Guiness Book, em homenagem aos 40 anos do Axé Music.
Deusa do Ébano
A edição de 2025 marca a estreia do reinado de Lorena Bispo, 22 anos, moradora de Itapuã, eleita a nova Deusa do Ébano. Ao lado dela, as princesas Tainã de Palmares e Stéphanie Ingrid Souza abrilhantam o cortejo, representando a beleza e a força da mulher negra.
O vovô do Ilê, o fundador do bloco, contou que um camarote está sendo organizado em frente à sede para desafogar o número de pessoas no barracão, onde é realizada a tradicional cerimônia de saída do bloco no Terreiro Ilê Acé Jitolú, no Curuzu.
Ilê sai ainda na segunda e na terça no Osmar
Uma outra concentração está marcada para acontecer, na próxima segunda-feira (3), às 18h, no Corredor da Vitória, com desfile marcado para as 19h no Circuito Osmar, no Campo Grande. Por fim, o terceiro e último desfile deste ano acontece no Campo Grande, na terça-feira (4), a partir das 19h.
As fantasias do bloco Ilê Aiyê podem ser adquiridas na Senzala do Barro Preto (Curuzu). A entrega para os associados começou na quarta-feira (26), das 14h às 20h. O valor é de R$ 1 mil.
O tradicional Bloco Erê, ala infantil do Ilê Aiyê, também desfila, no domingo (2), às 16 horas. O bloco deve reunir mais de 800 crianças e adolescentes no Circuito Mãe Hilda, no bairro da Liberdade, conduzido pela Banda Erê, grupo infantil do Ilê criado em 1992.
Bruno Reis não acompanha saída do Ilê
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou que não poderá comparecer à saída do Ilê Aiyê. Durante a coletiva de imprensa para fazer o balanço do segundo dia do Carnaval de Salvador, ele explicou que, devido ao cumprimento de compromissos com a imprensa, será representado pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Ana Paula Matos (PDT).
“Hoje tenho uma agenda de entrevistas com a Record, TV Bahia, Globo, Band e Aratu. Por isso, quem vai me representar é a nossa vice-prefeita Ana Paula Matos”, afirmou o gestor municipal.
O evento também não consta na agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De volta a Salvador, após participar do Carnaval em Barreiras, o petista compareceu, na tarde deste sábado, ao desfile do bloco da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), no circuito Osmar (Campo Grande).
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'