Assembleia Legislativa da Bahia faz homenagem póstuma a Wanda Chase no Dia do Jornalista
Cerimônia será marcada pela entrega do título à família da comunicadora, reverenciada por sua atuação no jornalismo cultural baiano

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizará, na tarde desta segunda-feira (7), uma sessão especial em memória da jornalista Wanda Chase. A cerimônia, marcada para as 15h, no plenário da Casa, será marcada pela entrega póstuma do Título de Cidadã Baiana aos familiares da comunicadora, que faleceu na última quinta-feira (3), aos 74 anos. A data da homenagem foi escolhida especialmente para o Dia do Jornalista, que é celebrado nesta segunda.
A honraria foi proposta pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), atual líder da bancada do partido na AL-BA. Segundo a parlamentar, a homenagem reconhece a trajetória e o impacto de Wanda na imprensa e na valorização das raízes culturais da Bahia.
“Planejávamos uma festa linda e à altura da nossa homenageada. Infelizmente, não foi possível. Por isso, diante da representatividade de Wanda Chase na nossa cultura e no jornalismo baiano, é justo darmos continuidade e entregar este título à sua família. Precisamos legitimar Wanda Chase como uma cidadã baiana”, disse a deputada.
Biografia e trajetória de Wanda Chase
Nascida em Manaus, no Amazonas, em 19 de novembro de 1950, Wanda Chase da Silva era neta de caribenhos e filha de um mecânico e de uma dona de casa. Foi a mais velha entre cinco irmãos. Seu primeiro sonho foi ser professora, mas a paixão pelo jornalismo floresceu aos 18 anos, incentivada por uma professora de redação.
Ao ingressar na Universidade Federal do Amazonas, Wanda conquistou o 6º lugar no vestibular e iniciou uma carreira brilhante que se expandiria por quase cinco décadas. Na Bahia, consolidou-se como uma das vozes mais importantes do jornalismo cultural. Atuou como repórter, produtora, editora, apresentadora e comentarista. Devido ao seu trabalho, a jornalista recebeu mais de 45 prêmios, além de possuir uma carreira reverenciada por colegas e artistas.
Em 2002, a Câmara Municipal de Salvador já havia concedido a ela o Título de Cidadã Soteropolitana, destacando seu papel na valorização da cultura local. Mais recentemente, ela comandava o podcast “Bastidores com Wanda Chase”, no qual promovia diálogos profundos com músicos e artistas baianos sobre cultura, arte e identidade.
Despedida
Wanda Chase faleceu na quinta-feira, após não resistir a uma cirurgia de aneurisma dissecante da aorta. Já na sexta-feira (6), a despedida da jornalista aconteceu no Cemitério Campo Santo, em Salvador, em uma cerimônia que contou com amigos, familiares vindos do Amazonas e admiradores do legado da jornalista. O cortejo fúnebre contou com a presença das bandas Olodum, Didá e do bloco afro Ilê Aiyê, que tocaram seus tambores em tributo à passagem de Wanda, em uma homenagem carregada de emoção e ancestralidade.
A cremação, restrita à família, fechou o ciclo de uma vida dedicada à luta por representatividade e pela cultura afro-brasileira. O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown esteve presente e destacou a importância da jornalista para a identidade negra.
“Ela ativou o desejo de união em torno da cultura baiana. Wanda nos lembrava que somos protagonistas de nossa história”, afirmou o artista.
Também prestaram homenagem a cantora Ivete Sangalo, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), o jornalista Casemiro Neto e diversas instituições culturais, que enviaram coroas de flores em reconhecimento à contribuição de Wanda Chase.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Lexa rebate críticas após lançar música para filha e desabafa: ‘é muito sério o que vivi’
Música 'Você e Eu' foi lançada em homenagem à filha Sofia, que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois

Tragédia no Cabula: corpo de adolescente é encontrado dois dias após cair em lagoa
Vítima foi identificada como Gustavo Ferreira Bispo, e estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (17)

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia