Lídice da Mata realiza plenária em Salvador e dá indícios de candidatura à reeleição em 2026
Deputada apresenta balanço do mandato e defende democracia durante evento em plena celebração dos 476 anos da cidade

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) realizou uma plenária de prestação de contas de seu mandato, na manhã deste sábado (29), em Salvador, com grande presença de lideranças políticas, representantes da sociedade civil, prefeitos e vereadores. Durante o evento, a parlamentar aproveitou para sinalizar sua candidatura à reeleição em 2026, destacando seu compromisso com o desenvolvimento da Bahia e a defesa da democracia no Brasil.
Ato político e social em Salvador
O encontro aconteceu na Casa Rosa, na capital bainana, e contou com a presença de figuras de peso, como o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, os deputados Ângelo Almeida, Fabíola Mansur, e Vitor Bonfim (PV), além de representantes de prefeituras e sociedade civil. Lídice destacou o importante papel de sua atuação política nos últimos dois anos e o impacto de seus projetos de lei, sua presença nas comissões da Câmara e sua postura firme contra os atos golpistas de 8 de janeiro, quando a democracia brasileira foi atacada.
A deputada também falou sobre a conjuntura nacional e a necessidade urgente de defender a democracia contra qualquer tentativa de anistia aos responsáveis pelos ataques contra as instituições democráticas.
Lídice destaca realizações no mandato e confirma sua candidatura em 2026
Lídice da Mata comemorou o sucesso da plenária e superou as expectativas de público, com a participação de lideranças políticas e sociais de diversos municípios. Para a deputada, o evento foi um marco, não apenas pela sua importância política, mas também pela forte representação da sociedade civil que esteve presente.
“Foi um evento estratégico, realizado no dia em que Salvador comemora 476 anos, que discutiu os problemas da cidade e da Bahia, além de apresentar nosso balanço de mandato, tudo o que realizamos nesses últimos dois anos. Para minha grande alegria, essa representação e expressão do nosso trabalho se fez presente aqui”, afirmou a parlamentar.
Apoio das lideranças políticas e representantes da sociedade civil
A plenária foi amplamente elogiada por figuras como Wilson Cardoso (UPB), Fabíola Mansur e Ângelo Almeida, que destacaram a disposição de Lídice para enfrentar os desafios políticos em Brasília e garantir o suporte à democracia, além de apoiar o governo Lula e o governo estadual de Jerônimo Rodrigues (PT).
Para os representantes da sociedade civil, Lídice tem se destacado em áreas como educação pública, Sistema Único de Saúde (SUS), direitos humanos, políticas de juventude e avanços sociais. A deputada também recebeu apoio de lideranças de hospitais filantrópicos e de setores como a Economia Criativa, onde a sua atuação foi destacada como fundamental para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Lídice da Mata e Erika Hilton reforçam combate às fake news como prioridade para 2025
As deputadas Erika Hilton (PSOL) e Lídice da Mata (PSB) reiteraram a importância do combate às fake news como uma das principais tarefas da esquerda brasileira em 2025. A declaração foi feita em conjunto através de redes sociais, antes da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no mês de fevereiro. Lídice aproveitou a oportunidade para elogiar Erika Hilton pela coragem e eficácia no enfrentamento de desinformações, como a polêmica envolvendo a taxação do PIX, esclarecendo as distorções sobre o tema que haviam circulado nas redes sociais.
Para Lídice, a luta contra as fake news representa um dos maiores desafios para a esquerda no cenário atual, especialmente contra as distorções promovidas pela extrema-direita. Ela elogiou a postura de Erika no vídeo explicativo sobre a norma do PIX, que teve grande repercussão e ajudou a desmontar uma série de mentiras propagadas por adversários políticos.
Em sua manifestação, Erika Hilton reafirmou a importância de colocar a verdade e a democracia como temas centrais das discussões na Câmara em 2025. Hilton declarou que, mais uma vez, o foco será na luta contra as mentiras e discursos de ódio, com o objetivo de construir um Brasil mais justo e igualitário.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA