Senado reacende debate sobre foro privilegiado e imunidade para ex-presidentes
Propostas buscam beneficiar aliados de Bolsonaro e provocar alterações no sistema judiciário; discussões ganham força no Senado

Os senadores do PL, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, desengavetaram a ideia da criação do cargo de “senador vitalício” para ex-presidentes e mudanças no foro privilegiado de parlamentares durante reunião realizada na quinta-feira (13). As propostas visam, de acordo com seus defensores, beneficiar Bolsonaro e outros aliados políticos, ao mesmo tempo em que desafiam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Proposta de senador vitalício para ex-presidentes
Durante a reunião, o senador Marcos Rogério (PL-RO) sugeriu que a criação do cargo de “senador vitalício” fosse analisada pelo Senado. A ideia, já discutida anteriormente, visa garantir aos ex-presidentes uma vaga permanente no Senado, com foro privilegiado, o que asseguraria maior proteção jurídica. Este tipo de proposta voltou à tona após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022, quando seus aliados tentaram apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para formalizar essa mudança.
A criação do “senador vitalício” teria, entre seus principais objetivos, proporcionar uma forma de imunidade jurídica ao ex-presidente, caso a proposta fosse aprovada. A proposta foi abandonada depois que o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou ao ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que ela seria arquivada. Como resultado, a PEC nunca foi protocolada.
Histórico da vitaliciedade no Brasil e no exterior
A vitaliciedade dos senadores foi um conceito vigente no Brasil apenas durante o período imperial (1822-1889). O cargo, que concede ao seu ocupante mandato até sua morte ou renúncia, ainda existe em outros países, como Itália, Paraguai, Ruanda e Rússia.
Internacionalmente, o termo ganhou notoriedade devido à criação de senadores vitalícios no Chile para proteger o ditador Augusto Pinochet. No entanto, apesar da imunidade jurídica oferecida pelo cargo, Pinochet foi preso por quase dois anos na Inglaterra, mostrando que a vitaliciedade nem sempre assegura invulnerabilidade legal.
Mudança no foro privilegiado de parlamentares
Outro ponto de destaque na reunião do partido bolsonarista foi a proposta de alteração no foro privilegiado dos parlamentares. Marcos Rogério propôs que, ao invés de serem julgados pelo STF, os parlamentares passassem a ser analisados pelos tribunais regionais federais, particularmente pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), considerado por alguns como mais “isento”.
A mudança no foro visa descentralizar o julgamento de parlamentares, permitindo uma possível maior transparência e autonomia das instâncias judiciais. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), demonstrou apoio à proposta, enquanto o PT se opôs, argumentando que a mudança poderia comprometer a imparcialidade e a justiça dos processos. Embora tenha havido amplo debate, o tema não avançou significativamente durante a reunião, sendo considerado por muitos senadores como algo que não será priorizado nas próximas semanas.
Contexto político atual e prioridades do Senado
As discussões sobre o “senador vitalício” e a mudança do foro são apenas algumas das questões que dominam o cenário político no Senado neste momento. Embora essas propostas tenham atraído atenção, o foco principal da Casa Legislativa segue sendo a aprovação de mudanças no Código Eleitoral, com votação prevista para o final deste mês. O novo texto eleitoral propõe, entre outras modificações, a reserva de 20% das vagas nos Legislativos para mulheres e a implementação de uma quarentena de quatro anos para juízes e militares que desejem se candidatar.
Além disso, o projeto estabelece uma inelegibilidade de 8 anos para políticos que cometem irregularidades nas campanhas, o que gerou polêmicas sobre o enfraquecimento das punições e a fiscalização da Justiça Eleitoral. A proposta foi criticada por diferentes setores da política, especialmente aqueles que consideram a reforma como uma tentativa de flexibilizar regras já consolidadas para beneficiar determinados grupos.
Retomada das comissões mistas
Outro tema debatido foi a retomada das comissões mistas de medida provisória, uma estrutura que permite aos parlamentares dar pareceres sobre as propostas enviadas pelo Executivo antes de sua votação nas duas casas do Congresso. O colegiado, que atualmente só conta com a participação de deputados, será reestruturado para incluir senadores, em uma tentativa de aumentar a participação do Senado nos processos legislativos e dar mais equilíbrio às decisões.
Mais Lidas
Política
Reforma administrativa: Bruno Reis estuda mudanças no segundo escalão
STF e anulação de mandatos: Câmara pede mais tempo para implementação
Senadora Tereza Cristina participa de fórum agro no Oeste da Bahia
Últimas Notícias

Martagão Gesteira enfrenta déficit de R$ 25 milhões e reforça apelo por ajuda em evento solidário
Ao Portal M!, superintendente da Liga Álvaro Bahia reafirmou compromisso do Martagão com tratamento oncológico de crianças

Jantar do Bem: chefs renomados e arte exclusiva em noite solidária pelo Martagão Gesteira
Organizado pela promoter Lícia Fabio, 6ª edição do evento filantrópico será realizada, no dia 22 de maio, no restaurante Amado, no Comércio

Salvador recebe seminário sobre recuperação de crédito e soluções extrajudiciais no TJ-BA
Evento reúne especialistas do setor jurídico para discutir as práticas de protesto e recuperação de crédito no Brasil

STF e anulação de mandatos: Câmara pede mais tempo para implementação
Parlamento busca adiar efeitos da decisão que invalida eleição de sete deputados federais eleitos em 2022

Salvador 476 anos: Prefeitura anuncia shows, megaeventos culturais e esportivos, e mais de R$ 508 milhões em obras
Iniciativas serão realizadas entre março e abril, consolidando mês inteiro de celebrações e melhorias para capital baiana

Safra recorde no Estado impulsiona Bahia Farm Show 2025; veja o que esperar
Feira acontece entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), na região Oeste

Astronautas ‘presos’ no espaço há 9 meses iniciam retorno à Terra; Nasa transmite operação em tempo real
Missão da SpaceX resgata tripulantes que ficaram 9 meses além do previsto na Estação Espacial Internacional

Sequestro, tiroteios e caos: prefeito de Salvador expõe falhas do governo estadual
Bruno Reis responsabiliza governador Jerônimo Rodrigues pela escalada da violência na capital baiana e em todo Estado

Alan Sanches critica Rui Costa por ataque polêmico a Bruno Reis: ‘pequenez política’
Deputado estadual condena postura do ministro da Casa Civil e defende melhorias na regulação de saúde na Bahia

Corrente interna do PT oficializa candidatura de Edízio Nunes para presidência estadual do partido
Atualmente, legenda é comanda por Éden Valadares, que já descartou possibilidade de tentar reeleição e defende renovação da sigla no Estado