Rosina Bahia diz que ‘solidariedade é fundamental’ para continuidade de serviços do Martagão Gesteira
Ao Portal M!, Rosina falou sobre a trajetória da instituição, e reforçou compromisso de levar atendimento de qualidade às crianças e suas famílias

A presidente do Conselho da Liga Álvaro Bahia e neta do idealizador do Hospital Martagão Gesteira, Rosina Bahia, enfatizou, nesta terça-feira (18), a importância da solidariedade para a continuidade dos serviços na unidade. Em entrevista ao Portal M!, Rosina falou sobre a trajetória da instituição, e reforçou o compromisso de levar atendimento de qualidade às crianças e suas famílias.
Para ela, quando uma criança adoece, toda a família também enfrenta essa batalha, tornando ainda mais essencial o trabalho realizado pelo hospital. A principal dificuldade enfrentada pela instituição é o financiamento, uma vez que o Martagão Gesteira opera exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa solidariedade é muito fundamental, porque como o nosso Martagão Gesteira, por exemplo, é um hospital 100% SUS, como todos sabem, os recursos do SUS não cobrem as despesas dos procedimentos específicos. E a solidariedade da sociedade como um todo, dos empresários e das doações que vêm espontâneas ou captadas pelos nossos funcionários e pela equipe de captação, são esses recursos que nos ajudam a manter e a equilibrar um pouco esse déficit orçamentário, que é constante. Anualmente a gente fecha no vermelho”, disse.
Rosina participou da divulgação da programação de mais uma edição do Jantar do Bem, evento beneficente destinado a arrecadar fundos para a continuidade do trabalho da unidade, referência no tratamento pediátrico no Norte e Nordeste do país.
Neste ano, em que o hospital celebra seis décadas de fundação, a grande novidade é a participação de chefs de renome internacional, responsáveis por três dos restaurantes mais premiados de Salvador: Origem (Fabrício Lemos e Lisiane Arouca), Manga (Dante e Kate Bassi) e Amado (Edinho Engel).
Atendimento humanizado e compromisso com as crianças
Para ela, mesmo diante das dificuldades financeiras, o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento é inegociável.
“Nossos pacientezinhos são triplamente carentes. Primeiro, porque são crianças que precisam de uma ajuda dos seus pais, dos seus familiares, até que possam alçar seus próprios voos. Segundo, porque já são socioeconomicamente carentes, porque o nosso público é 100% SUS. E terceiro, porque estão doentes”, explicou.
Diante dessa realidade, Rosina enfatiza a importância da atenção e do cuidado. “Uma criança socioeconomicamente carente é triplamente carente, então precisa de toda atenção, de todo cuidado, de eficiência no tratar e de todo o amor possível e humanização para que ela possa se recuperar bem e voltar a frequentar sua família, sua escola e, afinal de contas, viver, porque o dom maior de todos nós é a vida, que nos foi concedida por Deus”, acrescentou.
Importância da solidariedade
Rosina Bahia também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboram com a instituição, reforçando a importância das doações para a manutenção do hospital.
“Muitíssimo obrigada e a gente aproveita a oportunidade para agradecer a todos que ao longo de tantos anos têm colaborado com a nossa instituição, os que colaboram hoje e os que ainda vão colaborar, porque vocês fazem parte dessa história”, concluiu.
Aniversário do Martagão
Em comemoração aos 60 anos do Martagão Gesteira, um bolo de 60 metros foi preparado e compartilhado na última segunda-feira (17) com colaboradores, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó.
Confira a entrevista com Rosina Bahia na íntegra:
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados