CBPM promove encontro entre empresas finlandesas e baianas do setor de mineração
Evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de tecnologias inovadoras e ampliar oportunidades de negócios no setor de mineração
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realizou, nesta terça-feira (10), um encontro entre empresas finlandesas e baianas com o objetivo de fomentar parcerias, promover o intercâmbio de tecnologias inovadoras e ampliar oportunidades de negócios no setor de mineração. O evento aconteceu na sede da CBPM, em Salvador, e contou com a presença da embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, e do cônsul honorário emérito da Finlândia na Bahia e Sergipe, Wilson Andrade.
Cooperação internacional no setor de mineração
A reunião reuniu representantes de mineradoras baianas e de empresas finlandesas fornecedoras de tecnologias, máquinas e projetos voltados à mineração. A proposta do encontro incluiu atrair investimentos, estimular a adoção de práticas sustentáveis e apresentar soluções tecnológicas capazes de melhorar a eficiência e reduzir os impactos ambientais das operações minerárias.
Conforme a embaixadora da Finlândia no Brasil, o encontro promovido pela CBPM é importante para estreitar os laços entre o país europeu, reconhecido por sua expertise tecnológica no setor, e a Bahia, um estado com grande potencial mineral, fortalecendo a cadeia produtiva local e global.
“A Finlândia não está operando minas, mas tem tecnologias que podem tornar as empresas brasileiras de mineração, e internacionais também, mais rentáveis e mais sustentáveis. A tecnologia de ponta garante a automatização, que aumenta a segurança das minas e proporciona soluções digitais que criam mais possibilidades e facilitam a vida dos funcionários”, afirmou.
Bahia como potência mineral
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, afirmou que a iniciativa reforça o status da Bahia como uma potência no setor de mineração no Brasil. Ele mencionou o interesse global nas operações minerárias do estado, que unem práticas sustentáveis e desenvolvimento social.
“Os exemplos que nós estamos dando nas operações minerárias do estado da Bahia, com sustentabilidade e desenvolvimento social, permitem que haja interesses de empresas de todo o mundo em nos procurar para prospectar oportunidades de negócio”, afirmou Carballal.
“Nós ficamos muito felizes e entendemos que, neste sentido, a missão que nos foi dada pelo nosso governador, Jerônimo Rodrigues, nós vimos cumprindo. Já recebemos empresas do mundo inteiro, dialogamos com russos, chineses, estadunidenses, franceses, alemães, ingleses, canadenses, agora, finlandeses, e continuamos abertos para continuar não só podendo dialogar e prospectar, mas, acima de tudo, desenvolver, acumular experiências e permitir que a CBPM cumpra o seu papel”, complementou o presidente da companhia.
Tecnologia e redução de custos
O presidente do Sindicato de Mineração na Bahia (SINDIMIBA), Sandro Magalhães, que também atua como vice-presidente de Operações da Pan American Silver, enfatizou os benefícios do encontro para o setor.
“O setor de mineração, assim como toda a indústria, vem sofrendo uma crescente exponencial dos custos. O que foi apresentado neste evento pelas empresas finlandesas vai de encontro ao que a gente já vem trabalhando, que é utilizar a tecnologia e automação para compensar esse aumento de custo e, além disso, aumentar a produtividade”, explicou Magalhães.
Ele citou a mina de Jacobina, com planos de operação para mais de 40 anos, como exemplo de um projeto que depende de soluções tecnológicas para expansão e eficiência. “Muitas empresas, como a Pan American, têm plano de expansão. A mina de Jacobina, por exemplo, tem uma vida útil enorme, a gente tem planos de mais de 40 anos de mina, então, a cada passo que a gente cresce a produção, a gente precisa de soluções tecnológicas para compensar essa alta dos custos. Portanto, a reunião de hoje foi super proveitosa”, finalizou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca do mundo
Presidente da Embasa anuncia orçamento de até R$ 2 bilhões para 2025
Simm oferece 74 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
Diretor da Smed é exonerado após prisão em operação da Polícia Federal
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6 após duas semanas
Copom eleva Selic a 12,25% e prevê novas altas em 2025 para conter inflação
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
PF indicia mais três militares que participaram do plano golpista ligado a Bolsonaro
Relatório complementar com os três novos nomes foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
Reunião marca um passo inicial nas articulações para a gestão municipal, que começa em janeiro de 2025
Presidente da Embasa diz que demandas apresentadas por deputados foram incluídos em planejamento para 2025
Demandas incluem questões como a ampliação dos sistemas críticos do Sisal, de Maracás e região, além de obras importantes que 'há muito tempo não saiam do papel'
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado do Governo da Bahia
Anúncio do petista contou com mudanças na Secom, Serin, Setre e Chefia de Gabinete
Casa do Sapateado recebe espetáculo ‘Sapateia Nordeste’ com ritmos da cultura regional
Espetáculo acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris
Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Intervenção não se trata de uma nova cirurgia, segundo médicos
Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo celebra legado da informação ética e de credibilidade
Em uma cerimônia emocionante, jornalistas de diversas áreas foram agraciados com o prêmio em homenagem ao legado de Jânio Lopo
Sem ‘Ainda Estou Aqui’, ranking americano elege filme brasileiro como um dos melhores do ano
Lançado no Brasil em 2023, o documentário só chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 2024
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Entidade destacou que as mudanças comprometem a arrecadação dos municípios