CBPM promove encontro entre empresas finlandesas e baianas do setor de mineração
Evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de tecnologias inovadoras e ampliar oportunidades de negócios no setor de mineração

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realizou, nesta terça-feira (10), um encontro entre empresas finlandesas e baianas com o objetivo de fomentar parcerias, promover o intercâmbio de tecnologias inovadoras e ampliar oportunidades de negócios no setor de mineração. O evento aconteceu na sede da CBPM, em Salvador, e contou com a presença da embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, e do cônsul honorário emérito da Finlândia na Bahia e Sergipe, Wilson Andrade.
Cooperação internacional no setor de mineração
A reunião reuniu representantes de mineradoras baianas e de empresas finlandesas fornecedoras de tecnologias, máquinas e projetos voltados à mineração. A proposta do encontro incluiu atrair investimentos, estimular a adoção de práticas sustentáveis e apresentar soluções tecnológicas capazes de melhorar a eficiência e reduzir os impactos ambientais das operações minerárias.
Conforme a embaixadora da Finlândia no Brasil, o encontro promovido pela CBPM é importante para estreitar os laços entre o país europeu, reconhecido por sua expertise tecnológica no setor, e a Bahia, um estado com grande potencial mineral, fortalecendo a cadeia produtiva local e global.
“A Finlândia não está operando minas, mas tem tecnologias que podem tornar as empresas brasileiras de mineração, e internacionais também, mais rentáveis e mais sustentáveis. A tecnologia de ponta garante a automatização, que aumenta a segurança das minas e proporciona soluções digitais que criam mais possibilidades e facilitam a vida dos funcionários”, afirmou.
Bahia como potência mineral
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, afirmou que a iniciativa reforça o status da Bahia como uma potência no setor de mineração no Brasil. Ele mencionou o interesse global nas operações minerárias do estado, que unem práticas sustentáveis e desenvolvimento social.
“Os exemplos que nós estamos dando nas operações minerárias do estado da Bahia, com sustentabilidade e desenvolvimento social, permitem que haja interesses de empresas de todo o mundo em nos procurar para prospectar oportunidades de negócio”, afirmou Carballal.
“Nós ficamos muito felizes e entendemos que, neste sentido, a missão que nos foi dada pelo nosso governador, Jerônimo Rodrigues, nós vimos cumprindo. Já recebemos empresas do mundo inteiro, dialogamos com russos, chineses, estadunidenses, franceses, alemães, ingleses, canadenses, agora, finlandeses, e continuamos abertos para continuar não só podendo dialogar e prospectar, mas, acima de tudo, desenvolver, acumular experiências e permitir que a CBPM cumpra o seu papel”, complementou o presidente da companhia.
Tecnologia e redução de custos
O presidente do Sindicato de Mineração na Bahia (SINDIMIBA), Sandro Magalhães, que também atua como vice-presidente de Operações da Pan American Silver, enfatizou os benefícios do encontro para o setor.
“O setor de mineração, assim como toda a indústria, vem sofrendo uma crescente exponencial dos custos. O que foi apresentado neste evento pelas empresas finlandesas vai de encontro ao que a gente já vem trabalhando, que é utilizar a tecnologia e automação para compensar esse aumento de custo e, além disso, aumentar a produtividade”, explicou Magalhães.
Ele citou a mina de Jacobina, com planos de operação para mais de 40 anos, como exemplo de um projeto que depende de soluções tecnológicas para expansão e eficiência. “Muitas empresas, como a Pan American, têm plano de expansão. A mina de Jacobina, por exemplo, tem uma vida útil enorme, a gente tem planos de mais de 40 anos de mina, então, a cada passo que a gente cresce a produção, a gente precisa de soluções tecnológicas para compensar essa alta dos custos. Portanto, a reunião de hoje foi super proveitosa”, finalizou.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador