Aliados de Bolsonaro comemoram eleição de Trump e apostam no avanço da direita em 2026
Presidente do PL-BA foi um dos primeiros a parabenizar o retorno do republicano à Casa Branca
Políticos aliados do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), comemoraram, na manhã desta quarta-feira (16), a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. Nas redes sociais, o presidente do PL na Bahia, João Roma, foi um dos primeiros a parabenizar o retorno do republicano à Casa Branca, que desbancou a democrata Kamala Harris antes mesmo da apuração final dos votos.
Na publicação, o ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro citou a frase “essa vai ser a era de ouro da América”, bastante mencionada por Trump durante a sua campanha. “Com um discurso de determinação e resiliência, Donald Trump celebrou sua vitória. Seu compromisso é escrever um novo capítulo para a nação, sob a missão desafiadora de unir os povos e resgatar o amor à pátria e os valores fundamentais para os americanos. Parabéns, presidente!”, declarou Roma.
Assim como o presidente do PL-BA, diversos bolsonaristas celebraram a eleição de Trump. Inclusive, a aposta dos aliados do ex-presidente é de que a vitória do republicano pode ter impacto no cenário político do Brasil, fortalecendo a extrema direita para as disputas eleitorais de 2026.
No momento, Bolsonaro está inelegível até o ano de 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, ele não poderia concorrer ao pleito. Porém, seus aliados acreditam na aprovação de uma anistia no Congresso Nacional. Inclusive, João Roma já chegou a citar que esta determinação para viabilizar a candidatura do ex-presidente é prioridade do PL e é algo possível dentro dos parâmetros legislativos.
O próprio Donald Trump, depois de perder a eleição para Joe Biden em 2020, foi processado e condenado pela Justiça dos EUA. Ainda assim, o republicano voltou a ser candidato à presidência nesta disputa e alcançou uma vitória confortável no colégio eleitoral e no voto popular.
Nesse sentido, a aposta dos aliados de Bolsonaro é de que o ex-presidente consiga repetir a trajetória de Trump em 2026. O ex-presidente, inclusive, se posicionou no X (antigo Twitter) sobre a vitória de seu “amigo” nos Estados Unidos. “Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós”, publicou.
Celebração dos aliados de Bolsonaro
Além de João Roma, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, projetou um cenário político em 2026 e disse que a resposta do eleitorado norte-americano pode influenciar na perspectiva nacional.
“Minha vida melhorou nos últimos 4 anos? Meu salário aumentou? Minha casa está mais segura? O futuro parece promissor? A resposta para cada uma dessas questões foi dada de forma clara. Hoje os brasileiros já se fazem as mesmas perguntas. Qual resposta virá das urnas em 2026? Eu tenho um bom palpite”, escreveu o senador no X.
A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) também comemorou o resultado e citou um verso do rapper 50 Cent, ícone do Hip Hop nos Estados Unidos. Para a parlamentar, a eleição de Trump é o começo da “queda dos demônios”, fazendo referência à esquerda.
O senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento de Bolsonaro e líder da oposição no Senado, espera que o resultado do republicano “inspire o Brasil” na próxima eleição presidencial. “A vitória de Trump representa a derrota da política woke. Hoje, todos aqueles que acreditam na justiça e na liberdade respiram mais aliviados”.
Em seu pronunciamento, o deputado federal Éder Mauro (PL-PA), derrotado na campanha à prefeitura de Belém (PA) neste ano, a eleição de Donald Trump se configura como “o maior retorno político da história”.
Da mesma forma, deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) disse que o republicano se consolida como “o maior líder conservador do mundo”. Além disso, o parlamentar foi mais um que projetou o impacto deste cenário político no próximo pleito. “Em 2026, será Jair Bolsonaro”, disse.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi mais uma que celebrou a vitória de Trump, projetando o próximo pleito presidencial brasileiro. Na publicação, a ex-ministra repercutiu outras vitórias eleitorais recentes de líderes de direita, como Nayib Bukele, em El Salvador, e Javier Milei, na Argentina. “2026 é logo ali”, declarou.
Além de comemorar a eleição de Donald Trump, os aliados do ex-presidente esperam que o republicano se posicione contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para pressionar o magistrado e alcançar uma outra determinação sobre a inelegibilidade de Bolsonaro. Após uma série de publicações, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos que provocou Moraes em suas redes sociais, ao postar uma foto do ministro com o rosto tenso.
Vale ressaltar que um dos principais financiadores da campanha de Trump foi o bilionário Elon Musk, dono da rede social X. O antigo Twitter passa por embate com o ministro do STF desde abril deste ano, chegando até a ser bloqueado no Brasil por 39 dias.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Últimas Notícias
Fortes chuvas causam nove ocorrências em Salvador, diz Codesal
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Vitória empata com Botafogo, aumenta chances de permanência na Série A e sonha com vaga na Sul-Americana
Próximo desafio do rubro-negro será contra o Fortaleza, no domingo (1º), às 18h30, no Barradão, em Salvador
Bolsonaro critica inquérito da PF e diz não acreditar em ‘historinha de golpe’
Ex-presidente também criticou a repercussão do caso e sugeriu que as ações se tratam de perseguição política
Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno
Antônio Saldanha comentou sobre a abrangência do diagnóstico de TEA, indicando que 'qualquer um' poderia apresentar 'fator de autismo'
Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos
Órgão aponta graves consequências como interrupção de tratamentos essenciais e judicialização
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Antes do lançamento presencial no dia 30, será realizada uma live neste domingo (24), que funcionará como prévia do evento
Uso excessivo de suplementos alimentares pode causar riscos à saúde, alerta especialista
O consumo excessivo pode causar sobrecarga em órgãos como fígado e rins, além de complicações como desidratação, dores abdominais e redução da densidade óssea
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Projeto tem o objetivo de prevenir mortes infantis por esquecimento em veículos fechados
Prazo para estudantes inscritos no Enade 2024 responderem questionário termina neste sábado
Preenchimento completo é requisito para a efetiva participação no Exame
Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia
Proposta tem como principal foco a atuação da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado
Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens
Se estivesse vivo, político teria completado 100 anos na sexta-feira (22)