Gleisi Hoffmann celebra vitórias do PT no 2º turno das eleições, entre elas Camaçari
Presidente nacional do PT também comemorou eleição de Marcelo Oliveira em Mauá (SP) e Marroni, em Pelotas (RS)
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), celebrou as “vitórias expressivas” do partido, que venceu as prefeituras de Pelotas (RS), Camaçari (BA) e Mauá (SP) no 2º turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27). Ela já havia comemorado a eleição de Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, a única capital que será administrada pelo partido no próximo ano.
No município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a vitória petista foi alcançada após uma votação apertada. Eleito para comandar Camaçari pela quarta vez, Luiz Caetano obteve 80.626 votos (50,92%) e superou o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União Brasil), que conquistou 77.724 votos (49,08%).
O petista, que já foi três vezes prefeito: 1985-1988, 2005-2008 e 2008-2012, voltará a comandar o 4° maior colégio eleitoral da Bahia, após desbancar a candidatura que buscava dar continuidade à gestão do atual prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB). Gleisi Hoffmann chegou a vir em Camaçari no último dia 1° para ajudar a alavancar a candidatura do correligionário. No mesmo dia, a petista também foi a Vitória da Conquista e em Feira de Santana, mas o União Brasil venceu nos dois municípios baianos e os candidatos do PT saíram derrotados: os deputados federais Waldenor Pereira e Zé Neto, respectivamente.
Outras vitórias no 2º turno
Em Mauá, considerado um importante reduto do PT, Marcelo Oliveira levou a reeleição com 54,05% dos votos, contra 45,95% de Atila (União Brasil) neste domingo. O resultado de Pelotas também mostrou uma disputa acirrada e Marroni obteve 50,36% dos votos, contra 49,64% de Marciano Perondi (PL) no 2º turno.
“Parabéns, companheiros Marcelo Oliveira, prefeito reeleito de Mauá, Caetano e Marroni, companheiros eleitos em Camaçari e Pelotas neste domingo. Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância”, publicou a presidente do PT no ‘X’ (antigo Twitter).
Mais cedo, ela também exaltou a militância do partido ao celebrar a vitória de Leitão, em Fortaleza, que ocorreu por pouco mais de 10 mil votos de diferença. A vitória na capital cearense no 2º turno marca uma retomada do PT, que no pleito de 2020 não conseguiu eleger nenhum prefeito de capital pela primeira vez.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção