Mais de 650 mil eleitores já justificaram ausência no segundo turno, aponta TSE
Neste domingo, mais de 33 milhões de pessoas estão habilitadas a votar

O segundo turno das eleições municipais de 2024 está em andamento, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 650 mil justificativas de ausência até às 13h30 deste domingo (27). Dentre essas justificativas, 71 mil são de eleitores que estão fora do país. Este número representa menos de 2% dos pessoas aptas a votar nesta fase do pleito, que abrange 51 municípios.
Neste domingo, mais de 33 milhões de eleitores estão habilitados a decidir quem assumirá as prefeituras dessas cidades. Os cidadãos entre 18 e 70 anos que não comparecerem às urnas devem apresentar justificativa à Justiça Eleitoral, seja no dia da votação ou posteriormente. As justificativas podem ser feitas presencialmente em qualquer zona eleitoral ou por meio do aplicativo e-Título, disponível até às 17h, sem a necessidade de documentos que comprovem a localidade do eleitor.
Após o horário estabelecido, os eleitores têm até 60 dias para apresentar a justificativa pelo e-Título, obrigando-se, neste caso, a anexar documentação que comprove a razão da ausência. O prazo final para a apresentação é 7 de janeiro de 2025.
A presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou que as eleições “seguem com muita tranquilidade” e que “não houve intercorrências fora do previsto”. Essas declarações refletem um cenário de normalidade no processo eleitoral.
“A justificativa de ausência deve ser feita por todos os eleitores entre 18 e 70 anos que estiverem fora da cidade cadastrada como domicílio eleitoral”, ressaltou. Os eleitores que desejam justificar a ausência pelo e-Título devem ter baixado ou atualizado o aplicativo até a véspera da eleição – sábado (26).
Através do e-Título, os eleitores que votam nos municípios com segundo turno recebem uma mensagem informando que estão fora de seu domicílio de votação, confirmando que a justificativa será para este turno das eleições de 2024. O aplicativo também permite a justificativa de ausências em eleições anteriores para quem vota em locais sem segundo turno.
Para aqueles que não apresentaram justificativa durante o primeiro turno, realizado em 6 de outubro, o prazo se estende até 5 de dezembro. A regra de 60 dias também se aplica aos eleitores que, mesmo estando em seu domicílio eleitoral, não puderam votar por motivos justificados, devendo apresentar a documentação pertinente para análise da Justiça Eleitoral.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Após polêmicas no Brasileirão, CBF afasta equipes de arbitragem e retoma plano de profissionalização
Medida foi tomada com base em avaliação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais

Abastecimento de água é suspenso em bairros próximos ao Aeroporto de Salvador nesta quarta-feira
Medida é necessária para execução de obra complementar da linha 2 do metrô; fornecimento será retomado gradualmente

Vagas de emprego e estágio em Salvador: Simm anuncia 23 oportunidades nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Imposto de Renda: especialistas do CRC-BA tiram dúvidas sobre imóveis, criptomoedas e produtores rurais
Receita espera receber 46,2 milhões de declarações este ano. Na Bahia, são esperados 1.829.334 envios, volume 6,9% maior que registrado em 2024

Mais de 2,6 mil jovens em vulnerabilidade foram inseridos no mercado com apoio da Auditoria-Fiscal na Bahia
Projeto Cidadão Aprendiz integra ações com MP, Defensoria e Senai para garantir formação e inserção de jovens em situação de risco

Bahia tem maior alta no preço do etanol enquanto valor cai em 12 estados
Preço do combustível renovável aumentou no mercado baiano, enquanto maioria das regiões brasileiras teve leve recuo no litro do produto

Colisão entre lanchas deixa um morto e mais de dez feridos em Morro de São Paulo
Acidente foi confirmado por guias turísticos locais, que relataram que a ocorrência aconteceu por volta das 18h30

Ministério do Esporte regulamenta fiscalização de sites de apostas
Nova portaria define diretrizes para controle técnico dos operadores autorizados no Brasil

Haddad cobra urgência do Congresso para aprovar reforma do Imposto de Renda
Ministro nega populismo fiscal, defende justiça tributária e aponta compensação com taxação de altas rendas acima de R$ 1 milhão por ano

BBB 25: clima esquenta entre Maike e Renata no quarto do líder e Sabrina Sato visita casa
Casal conversou sobre romance que iniciaram e mencionaram impacto da exposição com câmeras em todos os ambientes