Pesquisa Quaest: Lula lidera entre mais pobres, direita predomina entre ricos

Apoio à direita cresce com renda, mas nem sempre se traduz em bolsonarismo, segundo instituto


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e redação 16/02/2025 19:58 Política
Pesquisa Quaest: Lula lidera entre mais pobres, direita predomina entre ricos - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A nova pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (16), aponta que a identificação política dos brasileiros está diretamente relacionada à renda. O levantamento indica que a soma dos que se identificam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou com a esquerda é maior entre os mais pobres, enquanto nas classes média e alta, a direita predomina, abrangendo tanto bolsonaristas quanto não bolsonaristas.

Lula tem mais apoio entre os mais pobres

Entre os mais pobres, 28% se dizem lulistas ou petistas, percentual que cai para 16% na classe média e 12% na classe alta. Em contrapartida, o grupo que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cresce conforme a renda, passando de 9% entre os mais pobres para 12% na classe média e 14% na alta.

Somando os bolsonaristas com os eleitores de direita não bolsonaristas, os brasileiros que se identificam com esse espectro político representam 23% na classe baixa, 34% na média e 43% na alta. Já os eleitores de Lula somados aos esquerdistas não lulistas são 39% entre os mais pobres, 31% na classe média e 28% na alta.

Bolsonarismo não domina a direita nas classes mais altas

Os dados indicam que, embora a direita seja predominante nas classes média e alta, isso não se traduz automaticamente em adesão ao bolsonarismo. Em todos os segmentos, o apoio à direita supera o apoio a Bolsonaro, chegando a mais do que o dobro na classe alta.

Na esquerda, Lula tem ampla vantagem entre os mais pobres. Nesse grupo, 28% são lulistas, enquanto 11% são esquerdistas sem identificação com o petismo. Na classe média, os lulistas somam 16% e os esquerdistas, 15%. Já entre os mais ricos, 12% apoiam Lula, enquanto 16% se dizem de esquerda, mas sem alinhamento ao petismo.

Percentual de indecisos é significativo em todas as classes

A pesquisa também destaca que uma parcela significativa da população não se identifica com nenhum espectro político. 31% dos mais pobres, 32% da classe média e 27% dos mais ricos afirmam não ter um posicionamento definido.

Lula supera Bolsonaro entre os mais pobres, enquanto na classe média há um empate técnico, com vantagem numérica para o petista. Entre os mais ricos, o empate se repete, mas com leve vantagem para Bolsonaro.

Interesse por política cresce com a renda

Outro ponto abordado pela pesquisa é o interesse por política, que aumenta conforme a renda. Entre os mais pobres, 38% não têm nenhum interesse pelo tema. Esse percentual cai para 28% na classe média e 21% na alta.

Os que afirmam ter muito interesse por política somam 11% entre os mais pobres, 15% na classe média e 20% na alta. Os moderadamente interessados representam 24% na classe baixa, 32% na média e 36% na alta.

Liberdade de expressão e confiança nas instituições

A pesquisa também avaliou a opinião dos brasileiros sobre liberdade de expressão. A maioria defende o direito de se expressar, mesmo que de forma ofensiva. Esse apoio é maior entre os mais pobres (64%), seguido pela classe média (59%) e pela alta (56%). Entretanto, a rejeição ao discurso ofensivo aumenta conforme a renda: 33% entre os mais pobres, 38% na média e 42% na alta.

Quanto à confiança nas instituições, a Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas registram índices superiores a 68% em todas as classes sociais. Os militares são mais bem avaliados pela classe média (71%). Por outro lado, o Congresso Nacional é a instituição com pior percepção, com rejeição maior entre os mais ricos (55%) e menor entre os mais pobres (50%).

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana -
Política 26/03/2025 às 21:00

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana

Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios


TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados -
Cidades 26/03/2025 às 20:30

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados

Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios


João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política -
Política 26/03/2025 às 20:00

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política

Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'


Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística -
Negócios 26/03/2025 às 19:30

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística

Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano


BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’ -
BBB 25 26/03/2025 às 19:00

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’

Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação


Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana -
Política 26/03/2025 às 18:42

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana

Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo


Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis -
Cidades 26/03/2025 às 18:02

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis

Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação


Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte -
Cidades 26/03/2025 às 17:32

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte

Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador


Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães -
Política 26/03/2025 às 17:00

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães

Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda


Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show -
Negócios 26/03/2025 às 16:32

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show

Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio