Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, aos 93 anos
Apresentador estava internado desde o inicio do mês
O apresentador e empresário Silvio Santos morreu aos 93 anos na manhã deste sábado (17). A informação foi confirmada em nota divulgada pela emissora SBT, fundada por ele. Silvio estava internado desde o início do mês em um hospital particular na cidade de São Paulo, devido a um quadro de H1N1.
“Hoje o céu está mais alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiro. A família está muito grata pelos mais de 65 anos de convivência e alegria. Para nós, Senor Abravanel é ainda e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descanse em paz que você estará sempre em nossos corações”, dizia a nota divulgada em redes sociais pelo SBT.
Nascido em 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel. O apresentador iniciou sua carreira trabalhando como camelô, começando na vida artística quando foi selecionado para apresentar um programa de rádio, aos 18 anos. Aos 20, se mudou para São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios.
A primeira aparição de Silvio na telinha aconteceu em 1961, na TV Paulistana, onde apresentava o programa “Vamos Brincar de Forca”, que mais tarde viria a ser o “Programa Silvio Santos”. O apresentador tem passagens pelas emissoras Globo e Record, assim como pela extinta Tupi, mas sua própria emissora nasceu apenas em 1981, sendo chamada de Sistema Brasileiro de Televisão, ou simplesmente SBT. Além dela, Silvio Santos é o dono e fundador do Banco PanAmericano e da empresa de cosméticos Jequiti.
Silvio Santos criou muitos bordões
Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, trabalhou na emissora que fundou, o SBT, ao longo das últimas quatro décadas. Ele fez parte do cotidiano dos brasileiros em diversos programas de auditório, como nos infindáveis quadros do Programa Silvio Santos, as perguntas e respostas do Show do Milhão, a junção de casais no Em Nome do Amor, a ‘vida real’ dos famosos do reality A Casa dos Artistas, a realização de sonhos na Porta da Esperança ou a ajuda financeira no Topa Tudo Por Dinheiro e no Roda a Roda, entre tantos outros.
É raro encontrar quem jamais tenha ouvido algum de seus bordões, como “Má ôe!”, “Quem quer dinheiro?”, “É namoro ou amizade?”, “Você está certo disso?”, ou a letra de músicas como Ritmo de Festa ou Silvio Santos Vem Aí! (Olê, olê, olá!).
No fim dos anos 1980, chegou a anunciar planos para se afastar da TV, elegendo Gugu Liberato como substituto. A ideia, porém, não foi à frente, e manteve-se em atividade por mais algumas décadas. Na mesma época, também explicitou pretensões políticas, com planos por um cargo executivo nas eleições.
A tentativa mais famosa e que mais se aproximou de ocorrer foi na disputa presidencial de 1989, quando chegou a fazer uma breve e atabalhoada campanha pelo Partido Municipalista Brasileiro, no lugar de Armando Corrêa, cujo nome já estava impresso nas cédulas. Silvio liderou pesquisas de intenção de voto contra Collor e Lula. O TSE, porém, indeferiu a candidatura antes do pleito.
Silvio Santos foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha, que morreu de câncer quando ainda era jovem. Posteriormente, teve um segundo casamento com Íris Abravanel. Dos relacionamentos, vieram suas seis filhas: Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. À exceção de Daniela, que usa o sobrenome Beyruti, todas são conhecidas pelo sobrenome do pai, Abravanel.
Alguns dos principais problemas de saúde começaram a surgir quando já tinha mais de 60 anos de idade, como no joelho, coração e próstata. Na década de 1980, foi aos Estados Unidos para uma cirurgia e tratamento na garganta, e posteriormente precisou se curar de um tumor na região da pálpebra de seu olho. Ao longo da vida, também apresentou uma conhecida alergia a perfumes.
Leia também:
Silvio Santos retorna a hospital para exames em São Paulo
Mais Lidas
Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira após turnê de 20 anos
Chay Suede e Laura Neiva celebram nascimento de terceira filha
Coluna Ohh!
Anitta leva susto após fã invadir palco durante show de Réveillon
Natuza Nery é ameaçada por policial civil em supermercado de São Paulo
Guilherme Arantes explica motivo de internação e cancelamento de shows
Olivia Hussey, atriz de ‘Romeu e Julieta’, morre aos 73 anos
Últimas Notícias
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural
Bruno Reis diz que ACM Neto ainda não decidiu se disputará governo do Estado em 2026
Apesar da indefinição, prefeito de Salvador reiterou seu apoio ao nome do vice-presidente nacional do União Brasil
Carlos Muniz é reeleito presidente com 39 votos e diz que vai ‘continuar fortalecendo diálogo e democracia na CMS’
Eleição da nova mesa-diretora aconteceu, na manhã desta quinta-feira; Hamilton Assis obteve apenas dois votos para presidente e houve uma abstenção
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Revista americana destaca brasileira como favorita na categoria de melhor atriz dramática
Programa Pé-de-Meia beneficia mais de 3,9 milhões de estudantes no Brasil
Criado para combater a evasão escolar, o programa oferece incentivo financeiro de até R$ 9,2 mil aos alunos de escolas públicas
Jorge Araújo destaca prioridades e expectativas para seu primeiro mandato como vereador em Salvador
Vereador reafirma compromisso com social e projeta aprendizados na Câmara Municipal
Kiki Bispo comemora sua recondução à liderança do governo na CMS
Vereador também explicou como ficou distribuição das vagas na nova composição da mesa-diretora
Ney Dias é empossado como prefeito interino em Ruy Barbosa: entenda cenário político local
Presidente da Câmara assume provisoriamente após inelegibilidade do candidato mais votado; cidade aguarda nova eleição
Indefinição nos partidos atrasou composição da mesa-diretora na CMS, diz Carlos Muniz
Atual presidente da Câmara deve ser reeleito com ampla maioria, já que possui apoio de 40 dos 43 vereadores