Claudia Leitte rebate acusações de racismo após mudar letra de música: ‘Tenho muito orgulho’
Claudia Leitte rebate críticas por troca de nomes em música e afirma tratar o tema com seriedade

A cantora Claudia Leitte se manifestou, neste domingo (29), sobre as críticas que vem recebendo desde que trocou o nome de Iemanjá por Yeshua em uma de suas músicas. Segundo a cantora, ela tem muito orgulho de seu trabalho que traz a ancestralidade afro. A artista está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) após uma denúncia de racismo devido à troca dos nomes.
“Tenho muito orgulho da minha música. Muito orgulho de ver gente feliz, de promover felicidade para o outro. É um trabalho muito leve. E eu acho que tudo isso não tem a ver com o que eu faço”, comentou a cantora sobre as críticas que vem recebendo. Ele conversou com a imprensa durante o Festival Virada 2025, em Salvador.
Claudia destacou ainda que todas as críticas a levam para um “lugar distante daquilo que nasci para fazer”.
“Procuro olhar para isso [as críticas] com amor. Amor é outro fruto inegociável. Eu falei de sororidade, de respeito, de integridade para fazer qualquer coisa na vida, mas amor é para abrir qualquer porta. E parece utópico, parece aquela coisa ‘Ai, é clichê falar isso’, mas é que a gente precisa falar disso, precisa falar de amor como uma ferramenta, como um movimento social, como algo que pode transformar nossa opinião”, declarou a cantora.
Claudia Leitte se manifesta sobre investigação do MP
Ainda na coletiva de imprensa, Claudia Leitte afirmou que se trata de um assunto muito sério e que as pessoas estão tratando de um jeito muito superficial. “Eu acho que esse assunto é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégios, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”, declarou a cantora.
Claudia continuou a declaração ressaltando a necessidade de se respeitar as pessoas e criticando o tribunal da internet. “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso”, concluiu Claudia sobre o assunto.
A cantora está sendo investigada pelo MP devido a uma denúncia de racismo durante uma apresentação no Candyall Guetho Square, em que trocou o trecho “Saudando a rainha Iemanjá”, da música “Caranguejo”, por “Eu canto meu Rei Yeshua”, referindo-se a Jesus em hebraico.
A atitude recebeu críticas de diversas personalidades, como a professora e vencedora do Prêmio Jabuti, Bárbara Carine. “É realmente revoltante o racismo religioso, eu diria até um terrorismo religioso, que essas pessoas instaram na nossa cultura. É extremamente revoltante o lucro com a demonização dessa cultura, porque é uma pessoa que vive do axé”, escreveu a intelectual.
Por outro lado, o cantor Carlinhos Brown, amigo de Claudia, defendeu a cantora das acusações de intolerância religiosa, afirmando: “O Guetho é uma casa laica. Todas as pessoas têm direito a ter suas manifestações. (…) [A atitude de Claudia] É uma coisa que eu não queria estar falando porque é polêmica, e eu tenho uma espiritualidade muito acentuada. Mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista”, declarou o cantor.
Mais Lidas
Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho
Coluna Ohh!
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Regina Duarte confessa paixão por Zé Mayer e critica remake de Vale Tudo
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro