Biden defende governo e pede apoio a Kamala ao dizer que democracia está em jogo
Essa foi primeira aparição pública do presidente dos EUA após abrir mão de sua candidatura e ter covid-19 novamente
Como prometido, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento à nação na Casa Branca, nesta quarta-feira (24), e declarou que desistiu de concorrer nas eleições americanas para “proteger a democracia” ao reforçar seu apoio à vice-presidente Kamala Harris na corrida eleitoral. Essa foi a primeira aparição pública do democrata após abrir mão de sua candidatura no último domingo (21) e ter sido diagnosticado com covid-19 na última semana.
“Acredito que meu histórico como presidente, minha liderança no mundo, minha visão para o futuro da América, tudo isso merece um segundo mandato, mas nada, absolutamente nada, pode atrapalhar a salvação da nossa democracia, incluindo a ambição pessoal”, declarou Biden, em uma manifestação feita no Salão Oval.
O presidente americano argumentou que “o melhor caminho a seguir” é “passar a tocha para uma nova geração”. “Há um tempo e um lugar para longos anos de experiência na vida pública, há também um tempo e um lugar para novas vozes, vozes frescas, sim, vozes mais jovens, e esse tempo e lugar é agora”, afirmou.
Biden cedeu à pressão, alimentada especialmente pelo seu próprio partido, para que desistisse das eleições presidenciais após um desempenho desastroso no primeiro debate contra Donald Trump em 27 de junho. Ele publicou uma carta nas redes sociais anunciando sua decisão e disse que iria se dirigir à nação mais tarde, enquanto estava confinado para tratar a covid-19.
O apoio à sua vice-presidente Kamala Harris, que ele endossou desde o anúncio de domingo (21) foi novamente defendido em seu pronunciamento. “Gostaria de agradecer à nossa grande vice-presidente, Kamala Harris”, diz Biden. “Ela é experiente. Ela é forte. Ela é capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e uma líder para o nosso país.”
Permanência no mandato
Desde o anúncio que deixava a corrida eleitoral, Biden ainda tem enfrentado pedidos de republicanos para que renuncie também da presidência dos Estados Unidos. Em seu discurso, ele enfatizou que seguirá trabalhando até o fim de seu mandato.
“Nos próximos seis meses, continuarei reduzindo custos para as famílias trabalhadoras e fazendo crescer a nossa economia. Continuarei defendendo as nossas liberdades individuais e os direitos civis, nosso direito de votar e direito de escolher”, disse.
Ele também afirmou que irá trabalhar para acabar com a guerra em Gaza, continuará reunindo uma coalizão para impedir “que Putin continue prejudicando a Ucrânia” e manterá a Otan “mais forte, poderosa e mais unida do que em qualquer outro momento da história”. O presidente defendeu suas conquistas durante seu mandato, citando a criação de quase 16 milhões de novos empregos e a reconstrução da infraestrutura do país.
“Estamos literalmente reconstruindo toda a nossa nação, comunidades urbanas, suburbanas, rurais, tribais. A manufatura voltou para a América”, destacou. “A grande coisa sobre a América é que aqui reis e ditadores não governam, o povo governa. A história está em suas mãos, o poder está em suas mãos, a ideia da América está em suas mãos”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Trump tenta impedir que Kamala Harris use valores arrecadados por Biden
Beyoncé libera uso da música ‘Freedom’ pela campanha de Kamala Harris
Kamala aparece empatada com Trump em pesquisa após desistência de Biden
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe
Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB
Presidente estadual da sigla contou que encontro nacional deve ocorrer durante congresso da sigla
IBIT tem taxa de sucesso de 87,2% no tratamento da tuberculose e menor taxa de abandono
Diagnóstico precoce é essencial para evitar formas graves e a transmissão da doença