Eleição à Prefeitura de São Paulo vai a segundo turno entre Nunes e Boulos
Marcado por seu discurso agressivo, Pablo Marçal somou 28,14% dos votos válidos e está fora da disputa
Como no cenário previsto pela ampla maioria das pesquisas de intenção de voto, a disputa pela cadeira de prefeito de São Paulo vai ao segundo turno. O eleitor terá que escolher entre Ricardo Nunes (MDB), que obteve 29,48% dos votos válidos (cerca de 1,79 milhão) e Guilherme Boulos, com 29,07% (cerca de 1,76 milhão) – uma diferença de apenas 0,41% separa o primeiro do segundo colocado.
Com 28,14% (cerca de 1,70 milhão), Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro lugar. Como esperado, o pleito foi decidido voto a voto, atualização a atualização – sendo que, até o último instante, persistia um empate técnico triplo.
O resultado apenas foi proclamado quando se atingiu 99,52% das urnas apuradas, às 21h10 deste domingo (6), e a eleição foi matematicamente definida. São Paulo foi a última capital do país a chegar ao aos números finais. Para se ter uma ideia, às 20h51, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontava 99,06% das urnas apuradas, ainda não se sabia quem disputaria o segundo turno.
Tabata Amaral (PSB) ficou em quarto, com 9,91%, seguida por José Luiz Datena (PSDB) com 1,84% e Marina Helena (Novo), que garantiu 1,38%. Os demais candidatos, somados, representam 18% da votação – sendo que Bebeto Haddad teve a candidatura anulada sob judice.
Votos nulos formam 6,24% e 3,57% foram em branco. Estavam aptos a votar 9,3 milhões de eleitores paulistanos.
A data da segunda votação já está decidida: ocorrerá no dia 27 de outubro, um domingo, das 8h às 17h – assim como se deu o primeiro turno.
Confira, abaixo, o perfil de quem continua tendo chance de comandar a maior cidade do país.
Ricardo Nunes
Ricardo Luís Reis Nunes, atual prefeito da cidade de São Paulo, é paulistano, empresário e morador da Zona Sul da cidade. É filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde aos 18 anos de idade.
Aos 21 anos, disputou pela primeira vez as eleições para vereador. Não foi eleito. Vinte anos depois, em 2012, recebeu mais de 30 mil votos e foi eleito para a sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2016, foi reeleito com 55 mil votos.
Nunes estudou a fundo a situação econômica da cidade e, durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital.
Como vereador, atuou em várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), como da Sonegação Tributária, Dívida Ativa, Theatro Municipal e Evasão Fiscal. Os trabalhos dessas comissões resultaram em cerca de R$ 3 bilhões aos cofres públicos.
Em seus mandatos, também apresentou projetos de lei que tinham como premissa básica incentivar e apoiar o empreendedorismo, a iniciativa privada já instalada e atrair novos investimentos para a Zona Sul da cidade, com foco na geração de emprego e renda. Entre eles, estão a licença de funcionamento, planos de incentivo e permanência de empresas.
Ricardo Nunes também foi diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL) e atuou como voluntário em projetos sociais voltados para a educação.
Guilherme Boulos
Filho caçula dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos, Guilherme Boulos nasceu em 19 de junho de 1982, na região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Estudou em escola particular até o ensino médio, quando pediu aos pais que o transferissem para a escola pública. Também na adolescência, passou a se interessar por política e ingressou no movimento estudantil.
Em cerca de um mês estudando na Escola Estadual Fernão Dias Paes, criou um grêmio e realizou protestos ao lado dos colegas contra ações da direção. Foi lá também que realizou um trabalho de alfabetização de jovens e adultos em comunidades da capital.
Em 2000, ingressou no curso de Filosofia da USP, depois se especializou em Psicologia Clínica pela PUC e fez mestrado em Psiquiatria também pela USP. Deu aulas na rede pública de ensino e em diversas outras instituições. Como escritor, publicou três livros.
Aos 19 anos, Boulos saiu de casa e foi morar em uma ocupação do MTST, iniciando a militância no movimento que o tornaria uma liderança social no futuro. Durante duas décadas, dedicou-se à luta social por moradia digna e reforma urbana no Brasil. Também foi no movimento que conheceu sua companheira de vida, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas: Sofia e Laura.
Nas eleições de 2018, candidatou-se pela primeira vez e tornou-se conhecido nacionalmente. Nas eleições para a Prefeitura de São Paulo, em 2020, chegou ao segundo turno contra o então prefeito Bruno Covas. Já em 2022, Guilherme Boulos foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.453 votos.
*Matheus Pastori, colaboração de São Paulo para o Portal M!
Leia também:
Horas antes do início da eleição, perícia comprova que laudo médico divulgado por Marçal é falso
Eleição em SP: Bolsonaro não descarta possibilidade de apoiar Marçal em eventual 2º turno
Eleição em SP: última pesquisa Datafolha antes da abertura das urnas aponta empate técnico entre Boulos, Marçal e Nunes
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe
Lídice da Mata celebra presença de lideranças do governo e membros do PT no encontro estadual do PSB
Presidente estadual da sigla contou que encontro nacional deve ocorrer durante congresso da sigla