Prefeito propõe expansão do Distrito Cultural do Centro Histórico para reduzir crimes em outras regiões
Segundo candidato à reeleição, modelo deverá ser levado para Barra, Rio Vermelho, Itapuã e Cidade Baixa
O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil) afirmou, na noite desta sexta-feira (13), que pretende replicar o formato do Distrito Cultural do Centro Histórico, para conter a ocorrência de crimes em outras áreas da capital baiana. Durante sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), o atual gestor revelou que o modelo deverá ser levado para Barra, Rio Vermelho, Itapuã e Cidade Baixa.
“O fato é que, depois de episódios lamentáveis no Centro Histórico, nós resolvemos assumir praticamente a segurança na área. Então, dobramos a operação da Prefeitura em todas as áreas e da Guarda Municipal, dobramos o efetivo e a quantidade de viaturas, de motos. E vamos levar esse, que se tornou um case de sucesso, para outras áreas da cidade: Barra e Rio Vermelho, Itapuã e Cidade Baixa. Agora, não dá para gente fazer a cidade toda nesse momento”, afirmou.
Reis também revelou que está elaborando um Plano Municipal de Segurança e negou que a capital não está recebendo recursos do Fundo Nacional de Segurança em função da ausência de uma política específica para o setor. A acusação foi feita pelo ex-aliado e candidato a prefeito, vice-governador Geraldo Jr (MDB).
“[Tenho] o repasse dos recursos para compra de armamento e custos da Guarda, que foram os que eles disponibilizaram, e temos diversos outros projetos apresentados. O plano está em execução. A nossa expectativa é no início do ano que vem, estar com esse plano pronto, e vamos ter um diagnóstico geral da situação da segurança e ver que outras atribuições a mais a Prefeitura pode assumir, para tentar levar segurança à população na nossa cidade”.
Conforme o candidato à reeleição, a gestão municipal tem assumido ações relacionadas à segurança pública em função da “incapacidade” do Governo do Estado em “resolver os problemas” do aumento do crime organizado na capital baiana. “Isso tem levado a cidade a assumir, ir além das suas atribuições. Todo mundo sabe que o combate às facções, que é o maior problema, a guerra das facções dos bairros, inclusive diariamente ônibus sendo incendiados. Por favor, não deixe mais queimar os ônibus do sistema e que os ônibus possam circular. Nem isso eles têm capacidade de resolver e diz que vai resolver o transporte público”, alfinetou.
Sobre a atuação da gestão municipal, Bruno Reis pontuou que não comanda as polícias militar e civil. “A gente não tem inteligência, capacidade de investigação, recursos tecnológicos, e não é nossa responsabilidade constitucional fazer esse enfrentamento. Só que aqui em Salvador, a gente tá indo além das nossas atribuições, sem criar cargos, porque não precisamos de seguranças, precisamos dar segurança ao povo. Então, nós estamos adotando uma série de medidas que vão desde a utilização de câmeras, onde são 1.900 câmeras espalhadas em diversas áreas da cidade, nas nossas escolas também, algumas nos postos de saúde, para garantir segurança aos usuários e aos trabalhadores”, revelou.
As câmeras, conforme o prefeito, estão integradas ao Centro de Controle de Operações (CCO). Ainda segundo ele, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) também contará com câmeras para auxiliar no mapeamento da capital. “Dessa visão toda da cidade, que vai estar integrada no novo CCO que nós estamos construindo lá na região do Subúrbio”, disse.
Ainda sobre o setor, o gestor municipal destacou a realização de um concurso para a GCM, com a convocação de 522 agentes, além da criação de um Plano de Cargos e Salários dos agentes. Ele também citou a instalação de rondas para garantir a segurança nas escolas, elevar a segurança nos pontos de ônibus, além da Ronda Guardiã Maria da Penha.
“Estamos em todas as áreas que atuam de forma transversal na segurança. Educação, investimentos expressivos no orçamento da história, entregando grandes escolas, kit completo. Você vai para a área da cultura, 11 espaços Bocas de Brasa, equipamentos culturais no centro da cidade, que foram 12. Na área do esporte, diversas arenas, já entregamos 62 campos de grama sintética, 550 campos e quadras requalificadas. A gente sabe a importância do esporte como uma ferramenta de inclusão e para ajudar no enfrentamento”, listou.
Sabatinas
Bruno Reis foi o terceiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Na terça-feira (10), o governador Geraldo Júnior (MDB) participou da sabatina, enquanto na quarta (11) foi a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa. As sabatinas foram transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina de Bruno Reis na íntegra:
Leia também:
Bruno Reis promete ampliar assistência social e capacitar 100 mil pessoas
Nova pesquisa aponta vitória de Bruno Reis no 1º turno
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe