Santa Casa de Cachoeira firma parceria com Fundação José Silveira para reativar Hospital São João de Deus
Iniciativa busca restabelecer a oferta de serviços de saúde no município e na região do Recôncavo
Divulgação
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira anunciou, nesta quarta-feira (7), uma parceria com a Fundação José Silveira (FJS) para viabilizar a retomada do funcionamento do Hospital São João de Deus, unidade que enfrenta dificuldades financeiras e operacionais. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e busca restabelecer a oferta de serviços de saúde no município e na região do Recôncavo.
A parceria foi apresentada durante agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Itaparica. Na ocasião, o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, eleito no último domingo (4), e a gerente de Gestão da Fundação José Silveira, Valdira Lima, detalharam os termos do acordo com a instituição filantrópica, que completará 200 anos no próximo dia 20 de abril.
Acordo é apresentado ao Governo do Estado durante agenda oficial
A articulação que resultou na parceria contou com a participação do deputado federal Antonio Brito (PSD), líder do partido na Câmara dos Deputados, e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que acompanharam o anúncio. O acordo prevê a atuação da Fundação José Silveira na gestão e no apoio à retomada dos serviços do Hospital São João de Deus, fortalecendo a rede de assistência hospitalar da região.
A Santa Casa de Cachoeira atravessa um período de restrições operacionais, e a parceria surge como alternativa para garantir continuidade do atendimento à população. A iniciativa reforça o papel das instituições filantrópicas na sustentação do sistema de saúde, especialmente em municípios do interior do estado.
José Antônio Rodrigues toma posse como provedor da Santa Casa para triênio 2026-2028
O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves tomará posse para o triênio 2026–2028, na próxima quarta-feira (14). A cerimônia será realizada às 18h30, no Museu da Misericórdia, em Salvador, e será restrita a convidados. José Antônio foi reeleito em votação realizada no último dia 17 de dezembro, na sede administrativa da instituição, a Pupileira.

Crédito: Carlos Casaes
O pleito reuniu 160 membros da Irmandade da Santa Casa e confirmou a nova composição da Mesa Administrativa, formada pelo vice-provedor, Antoine Tawil; a escrivã; Anneliese Menezes Santos; e a tesoureira, Ana Paula Gordilho Pessoa.
“Recebo novamente a confiança dos irmãos com profundo senso de responsabilidade. Seguiremos trabalhando para que a Santa Casa continue avançando e contribuindo para o desenvolvimento da população baiana”, afirmou o provedor.
Fundação José Silveira amplia impacto na saúde pública
A Fundação José Silveira tem ampliado sua presença em diferentes frentes da saúde pública e da inovação. A instituição participou, entre os dias 2 e 3 de dezembro, do VII Encontro Interinstitucional de Conservação, Restauração e Economia Florestal, promovido pelo Programa Arboretum em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). O evento debateu a relação entre meio ambiente e saúde, com foco na região da Hileia Baiana.
Na ocasião, o gerente de Soluções em Saúde para Empresas, Carlos Stagliorio, abordou a relação entre fatores ambientais e o campo da saúde. De acordo com ele, que representou a Fundação José Silveira, os “fatores ambientais atuam como determinantes da saúde”.
“As alterações nesses fatores aumentam a exposição a agentes patogênicos e tóxicos, modulam riscos epidemiológicos e influenciam funções fisiológicas e psicossociais, impactando diretamente os indicadores de saúde”, disse.
Mais Lidas
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Saúde
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro