Santa Casa de Cachoeira firma parceria com Fundação José Silveira para reativar Hospital São João de Deus

Iniciativa busca restabelecer a oferta de serviços de saúde no município e na região do Recôncavo


Iago Bacelar
Iago Bacelar 07/01/2026 22:00 • Saúde
Santa Casa de Cachoeira firma parceria com Fundação José Silveira para reativar Hospital São João de Deus - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira anunciou, nesta quarta-feira (7), uma parceria com a Fundação José Silveira (FJS) para viabilizar a retomada do funcionamento do Hospital São João de Deus, unidade que enfrenta dificuldades financeiras e operacionais. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e busca restabelecer a oferta de serviços de saúde no município e na região do Recôncavo.

A parceria foi apresentada durante agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Itaparica. Na ocasião, o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, eleito no último domingo (4), e a gerente de Gestão da Fundação José Silveira, Valdira Lima, detalharam os termos do acordo com a instituição filantrópica, que completará 200 anos no próximo dia 20 de abril.

Acordo é apresentado ao Governo do Estado durante agenda oficial

A articulação que resultou na parceria contou com a participação do deputado federal Antonio Brito (PSD), líder do partido na Câmara dos Deputados, e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que acompanharam o anúncio. O acordo prevê a atuação da Fundação José Silveira na gestão e no apoio à retomada dos serviços do Hospital São João de Deus, fortalecendo a rede de assistência hospitalar da região.

A Santa Casa de Cachoeira atravessa um período de restrições operacionais, e a parceria surge como alternativa para garantir continuidade do atendimento à população. A iniciativa reforça o papel das instituições filantrópicas na sustentação do sistema de saúde, especialmente em municípios do interior do estado.

José Antônio Rodrigues toma posse como provedor da Santa Casa para triênio 2026-2028

O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves tomará posse para o triênio 2026–2028, na próxima quarta-feira (14). A cerimônia será realizada às 18h30, no Museu da Misericórdia, em Salvador, e será restrita a convidados. José Antônio foi reeleito em votação realizada no último dia 17 de dezembro, na sede administrativa da instituição, a Pupileira.

José Antônio Rodrigues Alves - provedor da Santa Casa da Bahia
José Antônio Rodrigues
Crédito: Carlos Casaes

O pleito reuniu 160 membros da Irmandade da Santa Casa e confirmou a nova composição da Mesa Administrativa, formada pelo vice-provedor, Antoine Tawil; a escrivã; Anneliese Menezes Santos; e a tesoureira, Ana Paula Gordilho Pessoa.

“Recebo novamente a confiança dos irmãos com profundo senso de responsabilidade. Seguiremos trabalhando para que a Santa Casa continue avançando e contribuindo para o desenvolvimento da população baiana”, afirmou o provedor.

Fundação José Silveira amplia impacto na saúde pública

A Fundação José Silveira tem ampliado sua presença em diferentes frentes da saúde pública e da inovação. A instituição participou, entre os dias 2 e 3 de dezembro, do VII Encontro Interinstitucional de Conservação, Restauração e Economia Florestal, promovido pelo Programa Arboretum em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). O evento debateu a relação entre meio ambiente e saúde, com foco na região da Hileia Baiana.

Na ocasião, o gerente de Soluções em Saúde para Empresas, Carlos Stagliorio, abordou a relação entre fatores ambientais e o campo da saúde. De acordo com ele, que representou a Fundação José Silveira, os “fatores ambientais atuam como determinantes da saúde”.

“As alterações nesses fatores aumentam a exposição a agentes patogênicos e tóxicos, modulam riscos epidemiológicos e influenciam funções fisiológicas e psicossociais, impactando diretamente os indicadores de saúde”, disse.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

BBB 26 começa nesta segunda com novas dinâmicas, laboratório secreto e público no controle -
BBB 26 12/01/2026 às 14:42

BBB 26 começa nesta segunda com novas dinâmicas, laboratório secreto e público no controle

Reality estreia à noite na Globo, revela primeiros nomes do Camarote ao longo da programação e apresenta elenco Pipoca escolhido pelo Brasil


Hemoba registra estoques de sangue em nível crítico na Bahia e convoca doadores no início do ano -
Cidades 12/01/2026 às 14:11

Hemoba registra estoques de sangue em nível crítico na Bahia e convoca doadores no início do ano

Queda nas doações durante férias e feriados pressiona rede hospitalar e aumenta risco de desabastecimento em todo Estado


Instabilidade marca a semana em Salvador e na Bahia, com calor e chuvas isoladas -
Cidades 12/01/2026 às 13:40

Instabilidade marca a semana em Salvador e na Bahia, com calor e chuvas isoladas

Capital terá variação de nebulosidade e pancadas passageiras, segundo previsão oficial do Inema e da Codesal


INSS oficializa reajuste de benefícios para 2026 e eleva teto previdenciário acima de R$ 8,4 mil -
Cidades 12/01/2026 às 13:09

INSS oficializa reajuste de benefícios para 2026 e eleva teto previdenciário acima de R$ 8,4 mil

Portaria conjunta atualiza valores de aposentadorias, pensões e auxílios com base na inflação medida pelo INPC e define novas regras de correção


Copinha 2026 entra no mata-mata com 16 jogos nesta segunda-feira; Bahia enfrenta o Atlético-PI -
Esporte 12/01/2026 às 12:38

Copinha 2026 entra no mata-mata com 16 jogos nesta segunda-feira; Bahia enfrenta o Atlético-PI

Rubro-Negro enfrenta Palmeiras, nesta terça-feira (13), em um dos confrontos mais difíceis da rodada


Jerônimo Rodrigues recebe chaves da nova rodoviária de Salvador e prevê início da operação no dia 20 -
Cidades 12/01/2026 às 12:07

Jerônimo Rodrigues recebe chaves da nova rodoviária de Salvador e prevê início da operação no dia 20

Governador destaca impacto urbano do equipamento, integração com metrô e expectativa de transformar espaço em referência para visitantes


Pré-Carnaval leva multidões ao Pelourinho e ao Farol da Barra em Salvador -
Carnaval 2026 12/01/2026 às 11:36

Pré-Carnaval leva multidões ao Pelourinho e ao Farol da Barra em Salvador

Ensaios gratuitos, intervenções musicais e grandes atrações movimentaram a capital baiana neste domingo


Jaques Wagner troca termo da chapa ‘puro-sangue’ por ‘puro governador’ e projeta cenário do PT para 2026 -
Política 12/01/2026 às 11:05

Jaques Wagner troca termo da chapa ‘puro-sangue’ por ‘puro governador’ e projeta cenário do PT para 2026

Senador comenta composição eleitoral, ausência de Lula na Lavagem do Bonfim e agenda política do Estado em ano decisivo


BBB 26 define dez Pipocas por votação popular e baiano fica fora da lista final -
BBB 26 12/01/2026 às 10:34

BBB 26 define dez Pipocas por votação popular e baiano fica fora da lista final

Programa começa, na noite desta segunda-feira, com anúncio dos primeiros participantes famosos ao longo da programação


Carlinhos Brown encerra temporada do Sarau du Brown com Candyall lotado, confira giro de fotos -
Circulô 12/01/2026 às 10:29

Carlinhos Brown encerra temporada do Sarau du Brown com Candyall lotado, confira giro de fotos

Encerramento dos ensaios reuniu baianos e turistas em noite de música, encontros e participações especiais no Candyall Guetho Square