Martagão Gesteira enfrenta desafios financeiros e pode interromper cirurgias cardíacas
Reajuste nos valores pagos pelo credenciamento público não é atualizado há 12 anos
O Hospital Martagão Gesteira, um dos principais hospitais filantrópicos que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, emitiu comunicado apontando a falta de reajuste nos valores pagos pelo credenciamento público, que não é atualizado há 12 anos.
Em 2023, a instituição foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado, além de realizar 43% dos tratamentos oncológicos, 42% das cirurgias cardíacas e 21% das cirurgias neurológicas.
A instituição frisa que, assim como outras, enfrenta dificuldades financeiras, especialmente no que diz respeito à remuneração pelos serviços prestados. O hospital oferece seus serviços por meio de contratos ou credenciamentos com o poder público, mas o setor de cardiopediatria, que inclui cirurgias cardíacas e UTI cardiológica, tem enfrentado dificuldades devido à falta de reajustes nos valores pagos pelos credenciamentos.
O Martagão ressalta que há 12 anos não recebe atualizações nesses valores, o que coloca em risco a continuidade de serviços essenciais para a população.
A diretoria do Martagão Gesteira destaca que o aumento dos custos no setor hospitalar, agravado pela inflação e pela alta de insumos médicos, tem tornado cada vez mais difícil manter a qualidade e a quantidade dos serviços oferecidos.
A atual situação financeira ameaça comprometer a realização das cirurgias cardíacas, um dos principais serviços prestados pela instituição. “O risco existe para a continuidade da realização das cirurgias cardíacas”, afirmou a administração do hospital.
Em resposta a esses desafios, o Martagão Gesteira aguarda a publicação de um novo credenciamento, prevista para a próxima semana, que poderá atualizar os valores pagos pelos serviços prestados. O hospital confia que esse reajuste será fundamental para garantir que os custos das cirurgias cardíacas sejam compatíveis com a realidade atual.
“Estamos esperançosos de que a atualização dos valores possibilite a continuidade de nossos serviços”, ressaltou a administração.
O Martagão Gesteira afirma que segue empenhado em buscar soluções para evitar a interrupção de seus serviços. A instituição pontua que está comprometida em manter seu funcionamento pleno, reunindo todos os seus serviços no mesmo local, o que evita a fragmentação de sua operação.
Apesar dos desafios, o hospital reafirma seu compromisso com a saúde da população mais vulnerável e segue em busca de alternativas para garantir a continuidade dos serviços essenciais que realiza.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Casos de dengue crescem mais de 400% na Bahia em 2024
Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos