GACC lança programa de capacitação para diagnóstico precoce do câncer
Programa ‘Capacitando para Transformar’será lançado, nesta terça-feira, às 10h, na sede da instituição em Salvador

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) lança, nesta terça-feira (18), às 10h, o programa “Capacitando para Transformar”, com o objetivo de qualificar profissionais da rede pública de saúde. O evento, que acontecerá na sede da instituição no bairro São Rafael, integra o Programa Nacional de Apoio e Atenção Oncológica (Pronon), uma iniciativa do Ministério da Saúde focada no aprimoramento do diagnóstico e do tratamento do câncer.
O programa tem como foco o aprimoramento do diagnóstico precoce e dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. A capacitação será oferecida por meio de uma plataforma virtual, permitindo que profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao conteúdo de forma remota. Com essa abordagem, os participantes podem se qualificar sem a necessidade de deslocamento, o que reduz custos e amplia o alcance da iniciativa.
Treinamento virtual e certificação
A plataforma utilizada no programa disponibiliza avaliação do aprendizado e emissão de certificados, garantindo que os profissionais sejam capacitados de forma eficaz. Ao longo de 24 meses, serão ofertadas 1.500 vagas para o treinamento, abrangendo múltiplos municípios e diferentes especialidades da saúde.
O GACC-BA está em contato com secretarias municipais de saúde para ampliar o alcance do programa e garantir maior participação dos profissionais. A instituição reforça a importância da capacitação para otimizar o encaminhamento de casos suspeitos de câncer infantil e garantir atendimento adequado a crianças diagnosticadas com a doença.
Melhor ONG da Bahia
Em novembro de 2024, o GACC-BA foi reconhecido como a Melhor ONG da Bahia em uma cerimônia realizada em São Paulo. A instituição também foi incluída na lista das Melhores ONGs 2024, sendo a terceira vez que recebe esse título.
Com mais de 36 anos de atuação, o GACC-BA tem se destacado pelo trabalho na assistência a crianças com câncer. O presidente da entidade, Roberto Sá Menezes, recebeu a honraria representando a equipe.
“Receber este prêmio é motivo de imensa alegria e orgulho para toda a equipe do GACC-BA. É uma prova de que estamos no caminho certo, impactando vidas com responsabilidade e amor. Este reconhecimento nos motiva a seguir ainda mais fortes na nossa missão de transformar a realidade de tantas famílias”, afirmou.
SUS ofertará medicamento para câncer infantil
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, em até 180 dias, um medicamento utilizado no tratamento de neuroblastoma, o terceiro tipo de câncer mais frequente em crianças. A inclusão do Qarziba, nome comercial do betadinutuximabe, foi oficializada em portaria do Ministério da Saúde publicada nesta semana.
A medicação é indicada para pacientes com neuroblastoma de alto risco, caracterizado pela presença de metástases. Segundo Lauro Gregianin, chefe do Serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Qarziba é administrado após cirurgias, quimioterapia ou radioterapia.
“O Qarziba está indicado em todos os pacientes com neuroblastoma considerados de alto risco após serem submetidos à quimioterapia chamada de indução, após terem ressecado o tumor, que normalmente é intra-abdominal. Aí se introduz a imunoterapia como um complemento a esse tratamento anterior”, explicou.
Acesso e impacto no tratamento
A droga já é amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa, contribuindo para o aumento da sobrevida dos pacientes. “A sobrevida aumenta de mais ou menos 40% a 50% para 10% adicionais”, afirmou Gregianin. No Brasil, cerca de 500 crianças são diagnosticadas com a doença anualmente, sendo mais comum entre 2 e 3 anos e afetando a glândula suprarrenal.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do Qarziba em 2021. Em 2023, após pedido do fabricante, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou sua inclusão no sistema público de saúde. Até então, as famílias precisavam recorrer à Justiça para acessar a medicação. Segundo a Conitec, a aquisição pública reduzirá custos, com previsão de gasto total de R$ 107,8 milhões em cinco anos.
Redação
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites