Surrealismo literário ganha vida em ‘Poemas das multidões’, de Arthus Mehanna; obra está em pré-venda
Obra, que começou a ser escrita em 2010, reflete anos de pesquisa e influências do surrealismo na literatura e nas artes

A obra Poemas das multidões: poesia surrealista, de Arthus Mehanna, está em pré-venda pela editora “Toma Aí um Poema”. O livro, que começou a ser escrito em 2010, reflete anos de pesquisa e influências do surrealismo na literatura e nas artes. Ao Portal M!, o autor pontuou que seu percurso acadêmico e artístico proporcionou uma imersão na literatura surrealista, influenciando diretamente sua escrita.
“A expectativa que eu tenho com esse livro é me posicionar como um artista surrealista e também levar a arte de uma forma acessível a todos”, destacou Mehanna, que é doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Inspiração e processo de criação
A construção do livro teve início durante a graduação do autor em Letras. Ao longo dos anos, Mehanna ampliou suas referências através de viagens, onde teve contato com diversas formas de arte surrealista, incluindo pinturas, esculturas e literatura.
“O livro começou a surgir em 2010, durante a graduação em letras, e ele foi se expandindo durante viagens que eu fiz, que eu pude entrar em contato com arte surrealista, pinturas, esculturas, poemas, literatura. E essa profundidade foi além, durante a minha pesquisa de doutorado, quando eu estudei, pesquisei, a literatura surrealista, poemas surrealistas, e isso impacta imensamente no meu trabalho”, pontuou.
Surrealismo: sonho, desejo e inconsciente
O autor explica que o surrealismo explora o universo dos sonhos e do inconsciente, permitindo acessar emoções profundas como amor, paixão, desejo e medo. Conforme Mehanna, essa abordagem está presente em cada verso do livro, e tem o objetivo de fazer os leitores “mergulharem nesse mundo de sonhos, de fantasias, e nesse mundo inconsciente, que todos temos guardado”.
Apesar do início em 2010, a obra foi concluída em 2021, e Mehanna explicou que aguardou o momento e a editora ideal para lançar a obra. Agora, o livro está disponível em pré-venda pela editora “Toma Aí um Poema”, através do link.
Conheça o autor
Criado entre os pampas do Rio Grande do Sul e Florianópolis (SC), Arthus Mehanna iniciou sua jornada na poesia aos 15 anos. Hoje, aos 36, com um doutorado em Letras, transforma em versos os sonhos e as batalhas do cotidiano, tanto internas quanto externas. Apaixonado por arte e literatura, sua escrita se nutre do surrealismo latino-americano e das múltiplas influências antropofágicas, criando uma poesia que dialoga com a sociedade, a política e as emoções humanas.
Sinopse do livro
Poemas das multidões: poesia surrealista é uma experiência sensorial e extra-sensorial, física e metafísica, através da poesia. Nestes versos a interação com o mundo natural, orgânico e elemental mistura-se com sentimentos de amor, desejo, sonho, revolta e aceitação. A poesia surrealista, vertendo do inconsciente, traz imagens e emoções fantásticas, mas também muito fáceis de acessar. O livro é dividido em três cadernos: Caderno Essencial; Caderno de Carretéis e Tarrafas; e Caderno de Pirocinese.
Em Poemas das multidões, o leitor poderá conhecer-me de formas diversas: meus medos, amores, rancores e alegria – em mistura com a beleza única do sonho que toma vida. Muito presentes são as imagens poéticas, através das quais é possível o alcance à magia, fúria e o deleite da paixão.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados