Dia D contra dengue promove ações em todo Brasil; confira iniciativas da Sesab e SMS
Somente neste ano, Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos da doença, com 5.950 óbitos

O Dia D de combate à dengue, promovido neste sábado (14) pelo Governo Federal, mobiliza estados e municípios em ações coordenadas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Com iniciativas que vão de campanhas educativas a mutirões de limpeza, o objetivo é engajar a sociedade no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Ações na Bahia: Sesab e SMS lideram mobilizações
Iniciativas da Sesab
Na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) organiza o seminário “Combate às Arboviroses: desafios e ações para reduzir a mortalidade”, que acontece neste sábado, das 8h30 às 12 horas, no auditório Lúcia Alencar, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento reúne especialistas e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para debater estratégias de enfrentamento e apresentar o planejamento para 2025.
Em novembro, a Sesab já havia promovido a “Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses”, com ações em várias regiões. Além disso, o governo estadual investiu R$ 23 milhões no combate ao Aedes aegypti, adquirindo equipamentos, distribuindo kits para agentes de saúde e ampliando atividades de fiscalização em áreas de difícil acesso, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Operação “Verão sem Mosquito”
Na capital baiana, a Prefeitura de Salvador realizou, nesta última sexta-feira (13), a operação “Verão sem Mosquito”, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação mobilizou agentes de endemias para inspeções domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento de focos do mosquito nos bairros e ilhas dos 12 distritos sanitários.
Além do combate direto ao Aedes aegypti, a SMS também oferece vacinação contra a dengue, disponibilizada em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já aplicou 85 mil doses em 2024, se tornando um instrumento eficaz na redução da transmissão.
Segundo a diretora de Vigilância a Saúde, Andrea Salvador, é necessário que a população esteja alinhada com os agentes de endemias, para que cada um possa fazer sua parte. “Tornar como [sic] rotina o ato de inspecionar suas casas, notando se há presença de água parada, que são ambientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito e sempre utilizando o repelente”.
Impacto nacional: dados e desafios da dengue
O Brasil enfrenta números alarmantes de dengue em 2024. O Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos e 5.950 mortes relacionadas à doença até o momento, com outros 1.091 óbitos em investigação. Esses índices são significativamente superiores aos de 2023, que contabilizou 1.179 mortes.
Na Bahia, foram reportados 232.623 casos prováveis de dengue e 170 mortes até dezembro, um aumento de 394,9% em relação ao ano anterior. Além disso, 16.491 casos de chikungunya e 1.166 de zika foram registrados no Estado.
Em Salvador, os números indicam uma tendência oposta: de janeiro a novembro, houve uma redução de 77% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2023. No entanto, especialistas alertam que a chegada das chuvas pode reverter esse cenário.
Mudanças climáticas e riscos futuros
As mudanças climáticas têm intensificado o desafio do combate ao Aedes aegypti. Segundo Rivaldo Cunha, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, temperaturas elevadas, associadas a chuvas intensas e secas prolongadas, favorecem a proliferação do mosquito.
“Como estamos chegando no período em que as chuvas voltam a ocorrer com maior intensidade, este é o momento ideal para que o mosquito também aumente a sua proliferação. Nós queremos chamar a atenção da população como um todo. Este é o momento de prevenir uma potencial epidemia que poderia acontecer em janeiro ou fevereiro”, afirmou.
Os estados mais afetados em 2024 foram Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná, com picos de epidemia entre fevereiro e março, quando o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos mensais. A maioria dos infectados tinha idades entre 20 e 29 anos.
Como participar da mobilização contra dengue
Ações como inspecionar residências, eliminar água parada e utilizar repelentes são fundamentais para o combate ao mosquito. O Dia D contra a dengue reforça a importância da colaboração entre governo e sociedade, visando minimizar o impacto da doença e evitar novas epidemias.
Lembre-se: a prevenção começa em casa. Faça sua parte!
Mais Lidas
Saúde
Alerta nas farmácias: governo autoriza aumento de até 5,06% nos medicamentos
Estudo revela: teleconsulta no SUS é tão eficaz quanto consulta presencial
Últimas Notícias

Wilson Cardoso pede intervenção federal para combater seca na Bahia

13º do INSS antecipado em 2025: veja quando cai na conta e quem recebe

Setores pressionam governo por solução diplomática após tarifa dos EUA: risco ao agronegócio é real
CNA avalia estratégias para mitigar política protecionista de Trump e evitar impactos no Brasil

Justiça confirma impeachment de presidente após acusação de golpe na Coreia do Sul
Tribunal Constitucional confirma afastamento definitivo de Yoon Suk-yeol; novas eleições devem ocorrer em 2 meses

Governo publica decreto que muda regras do ‘Minha Casa Minha Vida’ e amplia alcance
Ato formaliza repasse de recursos oriundos do pré-sal para programa habitacional

Filmes, séries e docs premiados fazem do baiano Sérgio Machado um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro
Cineasta baiano foi o entrevistado do programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta sexta-feira (4)

Bahia e Internacional empatam em duelo equilibrado na estreia da Libertadores 2025
Equipes brasileiras iniciam fase de grupos com igualdade na Arena Fonte Nova e somam primeiro ponto no Grupo F

Resumo BBB 25 de quinta-feira (3/04): Vitória Strada vence Prova do Líder e coloca gêmeos e Renata na mira do paredão
Atriz conquista liderança em prova de habilidade e indica nomes para sua mira; Nova formação do Paredão acontece no sábado
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Vice-presidente destaca impacto do clima e da economia nos índices de aprovação do governo

TRF-2 converte prisão de Roberto Jefferson em domiciliar; decisão final cabe ao STF
Defesa aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre conversão da prisão

Lewandowski deve se reunir com deputados para buscar apoio para PEC da Segurança Pública na Câmara
Proposta prevê maior participação da União na segurança, mas deputados criticam possível interferência nos estados

Funcionário da Abin relata temor de prisão e interrupção de ataque hacker ao governo do Paraguai
Agente afirmou que ofensiva contra Paraguai começou na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prosseguiu durante governo Lula