Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), afirmou, nesta quarta-feira (26), que a capacidade energética é o principal gargalo para o desenvolvimento do município. Em entrevista ao Portal M!, Marabá ressaltou que o fortalecimento da infraestrutura energética permitiria a industrialização da cidade, ampliando a geração de emprego e renda.
“Se nós tivermos essa condição da melhoria energética na nossa cidade e região, nós vamos ter o potencial de industrializar nossa cidade. E quando você industrializa, você melhora ainda mais a distribuição de renda e a qualidade de vida da nossa população, porque você leva o poder de compra“, destacou.
Ele ressaltou que, atualmente, a cidade exporta commodities sem valor agregado, o que reduz o impacto econômico local. Como exemplo, Marabá citou a situação do setor de algodão,
“Aqui você tem um algodão que tem a fiação, tem a indústria têxtil. Você passa a ter todo o setor em torno disso, que faz uma distribuição de renda e eleva o poder de compra da nossa população, porque dá a eles essa condição de o nosso dinheiro ficar na nossa cidade, no nosso estado. E quando você exporta esse produto para fora, lá se faz essa distribuição, lá se coloca valor agregado“, disse.
Em função deste cenário, o prefeito defendeu que a produção local deve se tornar base para um setor industrial forte, gerando riqueza na própria cidade e no estado.
Falta de debate sobre infraestrutura
Na ocasião, o gestor municipal também criticou a ausência do tema da infraestrutura energética no debate político nacional. “A gente fala que, nas eleições presidenciais, quando a gente vê as disputas que se têm, você não vê um presidenciável discutindo de fato a capacidade energética e de logística para gerar a industrialização e melhorar a vida do brasileiro“, afirmou.
Para Marabá, Luís Eduardo Magalhães reflete as dificuldades enfrentadas por outras cidades que poderiam crescer ainda mais se tivessem investimentos adequados.
“Nós estamos com esperança de construir esse país e nos tornar um país de primeiro mundo de fato. Porque nós temos potencial, nós produzimos para isso, nós temos muito o que fazer“, disse.
Expansão da capacidade energética
Ao falar sobre a capacidade energética, o prefeito destacou a expectativa de aumento na oferta de energia para o município. Segundo Marabá, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) prometeu dobrar a capacidade em Luís Eduardo Magalhães até 2026.
“Sem dúvida, ela promete dobrar a capacidade energética de Luís Eduardo Magalhães acima de 100 megawatts. A gente espera que isso venha acontecer até o ano que vem“, afirmou. De acordo com o gestor, o município aguarda a execução completa dos investimentos anunciados para a área.
Ele ressaltou que, devido ao volume de produção da cidade e da região Oeste da Bahia, Luís Eduardo Magalhães já possui visibilidade nacional e internacional. “Agora, se nós tivermos a capacidade de industrialização, nós vamos para um crescimento ainda maior. Agora depende desse ponto. E a gente espera que, de fato, esse investimento aconteça, porque é um gargalo, uma discussão nossa, uma pauta nossa, uma briga já há um bom tempo.“, declarou.
Por fim, Marabá afirmou que a administração municipal continuará cobrando melhorias na infraestrutura energética. “A gente espera que, de fato, esse investimento aconteça, porque é um gargalo, uma discussão nossa, uma pauta nossa, uma briga já há um bom tempo“, disse o prefeito.
Confira a entrevista na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Política
PRD cancela filiação de Fernando Collor após ordem de prisão do STF
Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado