Saiba o que é estado de sítio, medida citada por Bolsonaro ao negar tentativa de golpe de Estado
Em sua defesa, ex-presidente disse ter considerado somente medidas ‘dentro das quatro linhas’ da Constituição

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou, nesta segunda-feira (25), que estudou a possibilidade de decretar estado de sítio depois de perder a eleição de 2022 para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diante das investigações que apontam possível tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro negou qualquer envolvimento e disse que só pensou em medidas “dentro das quatro linhas” da Constituição brasileira.
O ex-presidente disse que nunca chegou a discutir um plano golpista com nenhum de seus aliados, mesmo que o inquérito da Polícia Federal (PF) aponte outros 36 nomes envolvidos. “Golpe de Estado é uma coisa séria. Tem que estar envolvido todas as Forças Armadas senão não existe golpe. Ninguém vai dar golpe com general da reserva e mais meia dúzia de oficiais”, declarou.
Ele ainda pontuou que a palavra “golpe” não existe em seu vocabulário, ao ser abordado por jornalistas em desembarque no aeroporto de Brasília. “Se alguém viesse discutir golpe para mim, [eu] ia falar, ‘tá, tudo bem, e o ‘after day’? E o dia seguinte, como é que fica? Como fica o mundo perante a nós?’”, argumentou.
Bolsonaro disse que considerou somente possíveis alternativas dentro da legalidade, incluindo o estado de sítio, diante do que chamou de “comoção popular”. O ex-presidente do Brasil afirmou que buscou entender os mecanismos constitucionais para lidar com o cenário, mas descartou a ideia depois de consultas.
O que é estado de sítio?
O estado de sítio é a medida mais extrema prevista pela Constituição, podendo ser acionado pelo presidente da República em situações como ameaças à ordem e estabilidade do País. Por exemplo, uma grave comoção nacional, estado de guerra ou agressão estrangeira. A medida está regulada nos artigos 137 e 138 da Constituição e exige autorização do Congresso Nacional, após consulta ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional, que emitem pareceres não vinculativos sobre a necessidade da medida.
Depois da autorização, o presidente pode suspender garantias constitucionais, como o sigilo de comunicações e a liberdade de reunião. O decreto deve especificar a duração da medida, as normas aplicáveis e as garantias suspensas, com o estado de sítio limitado a 30 dias, prorrogáveis por períodos iguais, sempre com nova aprovação do Congresso.
Na vigência da medida, o funcionamento do Congresso é garantido, e o presidente nomeia um executor para implementar as disposições, que podem afetar áreas específicas ou todo o território nacional. A medida é monitorada de perto pelo Legislativo para evitar abusos de poder.
A Constituição também prevê o estado de defesa e a intervenção federal, medidas menos extremas que o estado de sítio que podem ser usadas em situações de instabilidade localizada. A medida estudada por Bolsonaro, por se configurar como um último recurso, concentra poderes extraordinários no presidente e suspende direitos fundamentais, tendo um impacto profundo na democracia.
Redação
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro