Quaest: Governo Lula tem queda de aprovação de 54% para 51%
Rejeição do presidente chega a 45% e 33% dizem que gestão do petista está pior do que esperado

A nova pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta a queda de aprovação do presidente Lula (PT). O percentual caiu de 54% para 51% e a rejeição também subiu, chegando a 45%. No último levantamento, feito em julho deste ano, este número era de 43%. Os 5% restantes não souberam ou não quiseram responder.
Os grupos que mais aprovam o governo Lula são moradores do Nordeste (69%), os que têm até o ensino fundamental (62%) e os que ganham até dois salários mínimos (62%). Por outro lado, a rejeição é maior entre os que possuem o ensino superior incompleto (59%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (57%), os autodeclarados brancos (55%) e os evangélicos (55%). O último grupo mostra um crescimento no índice de desaprovação de três pontos porcentuais, após as tentativas do presidente de aproximação a partir de projetos governamentais.
No geral, 32% dos entrevistados consideram que Lula faz uma gestão positiva à frente da presidência do Brasil. Outros 31% acreditam que o governo é negativo e 33% das pessoas veem como regular. Dessa forma, a pesquisa aponta um empate técnico na margem de erro. Os 4% restantes não souberam responder ou não quiseram responder.
Comparativo
Em comparação com a pesquisa de julho, o índice positivo caiu quatro pontos percentuais (de 54% para 51%) e o negativo oscilou um ponto percentual (de 44% para 45%). Além disso, os que consideram a gestão regular cresceram três pontos. Assim, 30% dos entrevistados dizem que o governo Lula está “melhor do que o esperado”. Outros 33% apontam como “pior do que o esperado” e 36% acham que não está “nem pior nem melhor que o esperado”.
De acordo com a última pesquisa Quaest, 24% dos brasileiros acreditam que o maior problema do país é a economia, esse número era de 21%. A violência é citada por 17% das pessoas. Outros 16% enxergam que as questões sociais são a principal problemática e 13% apontam que é a corrupção do governo Lula.
Em relação à economia, 61% dos entrevistados dizem que o poder de compra do Brasil é menor do que no ano passado, enquanto 18% afirmam que o poder aquisitivo melhorou e 19% acham que o cenário não mudou. Para 41%, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses. Outros 33% acreditam que melhorou e 22% indicam que a situação econômica continuou do mesmo jeito nos dois intervalos de tempo. Outros 4% não souberam responder ou não quiseram responder.
Lula x Bolsonaro
O levantamento também fez um balanço para comparar as gestões do atual presidente e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, 51% das pessoas acreditavam que Lula tinha um governo melhor, mas este número caiu para 38% na nova pesquisa. Ou seja, o comparativo de Lula em relação a Bolsonaro caiu em 13 pontos percentuais.
Do mesmo modo, agora 22% dos brasileiros apontam que o governo Lula é igual à gestão de Bolsonaro, sendo que esse número era de 8%. Isso indica que as pessoas não veem diferença entre o último e o atual governo do Brasil. Por fim, 33% das pessoas acham que o ex-presidente foi melhor do que o petista.
A pesquisa do instituto Quaest foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, com entrevistas presenciais a 2.000 brasileiros. O índice de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Leia também:
Governo Lula é aprovado por 54%, enquanto 43% desaprovam, diz Genial/Quaest
Genial/Quaest: 55% dos brasileiros não apoiam reeleição de Lula em 2026
Haddad revela que Lula permitiu a reformulação do vale-gás dentro do arcabouço fiscal
Mais Lidas
Política
13º do INSS antecipado em 2025: veja quando cai na conta e quem recebe
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Últimas Notícias

Governo publica decreto que muda regras do ‘Minha Casa Minha Vida’ e amplia alcance
Ato formaliza repasse de recursos oriundos do pré-sal para programa habitacional

Filmes, séries e docs premiados fazem do baiano Sérgio Machado um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro
Cineasta baiano foi o entrevistado do programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta sexta-feira (4)

Bahia e Internacional empatam em duelo equilibrado na estreia da Libertadores 2025
Equipes brasileiras iniciam fase de grupos com igualdade na Arena Fonte Nova e somam primeiro ponto no Grupo F

Resumo BBB 25 de quinta-feira (3/04): Vitória Strada vence Prova do Líder e coloca gêmeos e Renata na mira do paredão
Atriz conquista liderança em prova de habilidade e indica nomes para sua mira; Nova formação do Paredão acontece no sábado
Alckmin atribui queda de popularidade de Lula à inflação e alta do dólar
Vice-presidente destaca impacto do clima e da economia nos índices de aprovação do governo

TRF-2 converte prisão de Roberto Jefferson em domiciliar; decisão final cabe ao STF
Defesa aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre conversão da prisão

Lewandowski deve se reunir com deputados para buscar apoio para PEC da Segurança Pública na Câmara
Proposta prevê maior participação da União na segurança, mas deputados criticam possível interferência nos estados

Funcionário da Abin relata temor de prisão e interrupção de ataque hacker ao governo do Paraguai
Agente afirmou que ofensiva contra Paraguai começou na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prosseguiu durante governo Lula

Novidades no Pix: veja o que muda com parcelamento, devolução por golpe e crédito com garantia
Novas modalidades estarão disponíveis para consumidores e lojistas a partir de setembro

Polícia Civil recupera equipamentos roubados de agentes da Limpurb em Salvador
Equipamentos avaliados em R$ 30 mil foram localizados em residência na capital; investigações continuam