Obama: chance de Biden se reeleger é cada vez menor
Posição do ex-mandatário aumenta a pressão feita por vários líderes democratas para que atual presidente desista da disputa
O caminho de Joe Biden para a vitória nas eleições presidenciais de novembro, nos Estados Unidos, está cada vez mais inviável e as chances de um revés crescem a cada dia. A avalição é do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que fez esse alerta a aliados do Partido Democrata nos últimos dias.
Para Obama, o presidente Biden precisa reconsiderar a viabilidade de sua candidatura. A posição do ex-mandatário aumenta a pressão feita por vários líderes democratas, como a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, o senador Chuck Schumer e o deputado Hakeem Jeffries, para que Biden desista da candidatura.
Desde o debate com Donald Trump, no fim de junho, quando teve uma performance desastrosa, Biden tem tido a candidatura questionada dentro e fora do partido.
Nas últimas semanas, o presidente vem sofrendo pressão de doadores de campanha e viu a vantagem de Trump nas pesquisas aumentar, sobretudo nos chamados estados-pêndulo, que decidem a disputa no colégio eleitoral.
Obama falou com Biden apenas uma vez depois do debate, e ele foi claro nas conversas com aliados que o futuro da candidatura de Biden é uma decisão para o presidente tomar. Ele enfatizou que sua preocupação é proteger Biden e seu legado, e rejeitou a ideia de que ele sozinho pode influenciar o presidente.
Os democratas têm observado uma queda de Biden nas pesquisas nacionais, que agora mostram o presidente atrás de Trump em estados importantes do Meio-Oeste. Os estrategistas estão se preparando para a possibilidade de Trump obter um novo impulso após a convenção republicana, junto com o aumento de sua popularidade após o atentado da semana passada na Pensilvânia.
O Washington Post relatou anteriormente que Obama expressou preocupações sobre o futuro de Biden após o debate e os dois conversaram nos dias seguintes. No entanto, segundo aliados dos dois democratas, nas semanas seguintes as preocupações de Obama sobre a candidatura de Biden só aumentaram.
Obama atua nos bastidores
Nos bastidores, Obama tem se engajado em conversas sobre o futuro da campanha, fazendo ligações para os democratas mais ansiosos, incluindo a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, uma das maiores defensoras de uma troca na chapa democrata.
Nas conversas, Obama e Pelosi concordaram sobre as dificuldades de Biden, de acordo com pessoas familiarizadas com as ligações, que aceitaram falar sob condição de anonimato. Um porta-voz de Obama não quis comentar o caso, mas não negou o conteúdo das declarações.
Obama tem dito a aliados que se sente como um protetor de Biden, que foi seu vice por oito anos. Nessas conversas, Obama elogia o presidente, mas quer proteger suas realizações, que podem estar em risco se os republicanos controlarem a Casa Branca e o Congresso.
Em algumas conversas, Obama demonstra preocupação com as pesquisas, que mostram que a vantagem de Trump no colégio eleitoral está se expandindo, e por doadores estarem abandonando o presidente. Publicamente, Biden e seus assessores permanecem desafiadores, dizendo que a candidatura está de pé.
Na quarta-feira (16), Biden interrompeu a campanha após testar positivo para covid. Voltou para Delaware, onde tem uma casa de férias, para ficar em quarentena. O vice-diretor da campanha, Quentin Fulks, negou a possibilidade de desistir.
Em privado, no entanto, fontes da campanha dizem que Biden já está mais suscetível à ideia e tem questionado aliados sobre o desempenho de sua vice, Kamala Harris. Segundo o New York Times, Biden está disposto a ouvir aliados.
Ansiedade de Obama
As preocupações de Obama surgem em um contexto de crescente ansiedade do Partido Democrata em relação às perspectivas de Biden e seu potencial impacto sobre outros candidatos à Câmara e ao Senado. Doadores, ativistas e autoridades eleitas estão recorrendo cada vez mais a um pequeno grupo de líderes veteranos para ajudá-los a sair da crise criada pelo desastroso desempenho de Biden no debate.
Obama, a figura mais reverenciada do partido, tem tentado manter um perfil mais discreto, na esperança de aproveitar sua longa amizade com Biden. Mas seu papel como líder faz dele uma referência para a base democrata.
Ex-assessores de Obama, como seu conselheiro David Axelrod, e um grupo de assessores que comandam a empresa de podcast Crooked Media, estão entre os democratas mais expressivos argumentando que Biden tem mais chances de vitória.
Leia também:
Em convenção, Trump acusa Partido Democrata de demonizar rivais
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos