Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL

Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome


Redação
Redação 09/04/2025 20:47 • Política
Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL - Lula Marques/ Agência Brasil

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A votação teve 13 votos a favor e 5 contrários, mas a decisão ainda depende de deliberação do plenário. São necessários ao menos 257 votos favoráveis para que a cassação seja efetivada. As informações são do G1.

O processo contra o parlamentar foi motivado por um episódio ocorrido em abril de 2024, quando Braga agrediu o youtuber Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), dentro da Câmara.

Glauber alega que o relator do caso, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), articulou o parecer com o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a quem o psolista acusa de perseguição política.

Em resposta ao avanço do processo, Glauber Braga iniciou uma greve de fome e anunciou que permanecerá em quarentena dentro do Conselho de Ética até a conclusão da tramitação.

Tomei, sim, a decisão de utilizar a tática mais radical do ponto de vista político que um militante pode fazê-lo. Eu hoje tomo a decisão de que vou permanecer aqui nesta sala, permanecer no Congresso Nacional, até a finalização do processo. No dia de hoje, eu já iniciei, porque eu estou o dia inteiro em jejum e eu, a partir de agora, não vou, até o fechamento desse processo, me alimentar”, afirmou.

Sessão marcada por confrontos

A sessão do Conselho foi marcada por confrontos entre parlamentares da esquerda e da direita. A reunião, que começou em tom moderado, rapidamente escalou após os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Delegado Fábio Costa (PP-AL) proporem o encerramento da discussão antes da votação. O requerimento foi rejeitado, o que permitiu a continuidade do debate e, em seguida, a deliberação do parecer.

Aliados de Glauber criticaram a tentativa de encerramento e acusaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de atuar politicamente para enfraquecer o deputado do Psol. Motta é considerado próximo de Arthur Lira, adversário político de Glauber.

Glauber Braga já havia se posicionado contra Lira em diversas ocasiões. Em 2024, afirmou que o então presidente da Câmara se apropriava do orçamento da União por meio da distribuição de emendas parlamentares.

Quem articula o sequestro de bilhões do orçamento público brasileiro, como tem feito o senhor Arthur Lira, é um bandido. Eu não vou poder mais dizer a verdade? São bilhões”, disse Glauber na época.

Relatório destaca críticas a Lira

No parecer apresentado, o relator Paulo Magalhães utilizou as críticas feitas por Glauber a Arthur Lira como parte da argumentação favorável à cassação.

O desrespeito ao [ex-]presidente [da Câmara] configura afronta não apenas à pessoa do ocupante do cargo, mas à própria Casa Legislativa e aos demais Deputados que a integram, pois trata-se do representante máximo deste Parlamento, responsável por garantir o seu funcionamento regular e a higidez de suas deliberações”, escreveu o relator.

Durante a sessão, deputados do Psol alegaram incoerência na condução de processos disciplinares pela Câmara. Compararam o caso de Glauber ao de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que teve a cassação aprovada em agosto de 2024. Brazão foi acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 2018.

Para os aliados de Braga, a tramitação do caso do deputado carioca está sendo tratada com mais rigidez do que a de outros parlamentares acusados de crimes mais graves. A bancada do Psol afirma que há motivação política na condução do processo.

Relembre o episódio de agressão

O caso que motivou o pedido de cassação ocorreu em abril de 2024. Glauber Braga foi acusado de agredir fisicamente o youtuber Gabriel Costenaro nas dependências da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, ele reagiu após ser provocado e se sentir intimidado. Já o youtuber declarou que foi abordado enquanto almoçava e expulso da Casa aos pontapés.

O partido Novo encaminhou o pedido de cassação à Mesa Diretora da Câmara logo após o ocorrido. Arthur Lira acatou a solicitação e encaminhou o processo ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Com a aprovação do parecer, o processo segue para o plenário da Câmara. Não há data definida para a votação, mas a expectativa é de que ocorra ainda no primeiro semestre de 2025.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando -
Coluna Ohh! 16/07/2025 às 21:42

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando

Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta


Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’ -
Política 16/07/2025 às 21:19

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’

Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas


Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa -
Política 16/07/2025 às 21:01

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa

Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos


Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular -
Política 16/07/2025 às 20:41

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular

Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador


Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável -
Cidades 16/07/2025 às 20:29

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável

Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul


Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance -
Cultura 16/07/2025 às 20:16

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance

Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto


Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado -
Política 16/07/2025 às 19:58

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado

Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas


Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos -
Cidades 16/07/2025 às 19:43

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos

Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho


Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI -
Coluna Ohh! 16/07/2025 às 19:21

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI

Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados


Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB -
Cidades 16/07/2025 às 18:57

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB

Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido


Vixe