Ministro da Previdência e Moro batem boca no Senado após acusação de omissão em fraude do INSS
Troca de acusações ocorreu após Moro questionar Wolney sobre seu conhecimento, enquanto secretário-executivo da Previdência, acerca dos descontos não autorizados
Saulo Cruz/Agência Senado
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o senador Sergio Moro (União-PR) protagonizaram um embate, nesta quinta-feira (15), durante audiência da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, no Senado. A discussão teve como foco as investigações sobre fraudes em descontos associativos realizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A troca de acusações ocorreu após Moro questionar Wolney sobre seu conhecimento, enquanto secretário-executivo da pasta, acerca dos descontos não autorizados cobrados por sindicatos e entidades. As investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) indicam que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados indevidamente entre 2019 e 2024.
Wolney reagiu dizendo que as denúncias já haviam sido encaminhadas à PF em 2020, quando Moro era ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL).
“Um servidor em 2020 denuncia à PF que havia descontos indevidos, que havia fraude. Essas denúncias foram feitas em 2020, senador. Parece que vossa excelência era o ministro da Justiça nessa época. Vossa Excelência fez alguma coisa para coibir essas fraudes?“, declarou o ministro.
Disputa por responsabilidades
Após ser questionado sobre o tema, Sergio Moro respondeu que não teve acesso a essas informações durante sua gestão. “Esses fatos nunca foram informados a mim como foram informadas a vossa excelência expressamente na reunião lá em 2023. Quem se omitiu aqui foi Vossa Excelência“, afirmou.
O ministro voltou a questionar se Moro, à frente da Justiça, teve acesso ao conteúdo das denúncias, ao que o senador reiterou. “Não, não chegou ao meu conhecimento, mas ao de Vossa Excelência chegou“.
Moro seguiu e acusou Wolney de inação mesmo após ser alertado. “O senhor ouviu na reunião, ministro. Na reunião foi informado sobre as fraudes e Vossa Excelência não fez nada. Vossa Excelência era de confiança de Carlos Lupi e continua no ministério“.
Alerta formal e ligação com a Contag
O senador também declarou que não estava mais no governo em setembro de 2020, data em que um servidor apresentou a denúncia à PF.
“Se eu tivesse recebido, como Vossa Excelência recebeu, em junho de 2023 a notícia que haviam essas fraudes eu teria tomado providências imediatas. Refuto Vossa Excelência que quis me acusar de omissão. Quem se omitiu como secretário-executivo da previdência durante os anos em que a fraude escalou para mais de 2,8 bilhões de reais foi Vossa Excelência“, concluiu Moro.
Durante a audiência, senadores destacaram que Wolney, enquanto secretário-executivo, participou de reunião com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade citada nas investigações como envolvida nas irregularidades.
Além disso, de acordo com ata de reunião do Conselho Nacional do INSS, a conselheira Tonia Galleti teria alertado formalmente Wolney e o então ministro Carlos Lupi sobre os descontos associativos não autorizados em junho de 2023.
Investigações e medidas do governo
A operação da PF e da CGU deflagrada no fim de abril apontou a existência de um esquema nacional de descontos associativos aplicados sem autorização em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.
O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado por decisão judicial e demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a operação, o governo suspendeu todos os acordos que envolviam descontos automáticos nos benefícios previdenciários.
Segundo as investigações, os descontos eram realizados como se os beneficiários fossem associados a entidades, mesmo sem consentimento ou vínculo formal. O valor total envolvido nas fraudes pode chegar a R$ 6,3 bilhões, embora ainda esteja em apuração a proporção efetivamente irregular dos débitos.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]