Quem é Wolney Queiroz, ex-deputado e braço direito de Lupi que assume a Previdência
Queiroz atuava como secretário-executivo da pasta, e já figurava como principal nome cotado para assumir ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu, nesta sexta-feira (2), o nome de Wolney Queiroz (PDT-PE) como novo titular do Ministério da Previdência Social. A nomeação será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, conforme informou o Palácio do Planalto. A escolha ocorre após Carlos Lupi entregar o cargo, em meio ao escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Queiroz atuava como secretário-executivo da pasta, e já figurava como o principal nome cotado para assumir o ministério, tendo sido indicado ao cargo de número dois pelo próprio Lupi no início do governo Lula. A permanência do PDT à frente da Previdência integra a estratégia do Executivo para manter a coesão da base aliada, mesmo com a saída de um de seus ministros mais próximos.
A substituição ocorre em meio à crise provocada pela descoberta de descontos indevidos aplicados a milhões de beneficiários do INSS, revelados por investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Estima-se que as perdas cheguem a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, envolvendo convênios com entidades suspeitas de fraudes.
Perfil do novo ministro
Wolney Queiroz Maciel é natural de Caruaru (PE) e possui longa trajetória política. Foi eleito deputado federal pelo PDT por seis mandatos consecutivos, entre 1995 e 2023. No último período legislativo, liderou a oposição ao então presidente Jair Bolsonaro na Câmara, representando partidos do campo de centro-esquerda.
Sem lograr reeleição em 2022, Queiroz manteve protagonismo dentro do partido e assumiu, no terceiro governo Lula, o posto de secretário-executivo da Previdência. Sua atuação o manteve próximo ao núcleo de decisões da pasta, o que pesou para sua escolha como novo ministro em um momento de reestruturação.
A nomeação é interpretada como uma medida para evitar novos desgastes políticos e manter a continuidade de projetos estratégicos da Previdência, além de fortalecer o controle sobre fraudes e ampliar a fiscalização nas parcerias do INSS com entidades privadas.
A permanência do PDT no comando da pasta também atende ao esforço do governo para preservar o apoio parlamentar da legenda, ao mesmo tempo em que sinaliza disposição para promover mudanças internas.
Lupi pede demissão
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão nesta sexta-feira (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o desgaste político causado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF). A ação apura fraudes em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A operação, deflagrada em 24 de abril, afastou membros da cúpula do INSS e levou à exoneração do então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, indicado por Lupi. Com o aumento da pressão política, o ministro decidiu deixar o cargo. Lula aceitou o pedido.
“Entrego a função ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, declarou Lupi pelas redes sociais.
Mais Lidas
Política
Câmara suspende repasses ao gabinete de Carla Zambelli após ordem do STF
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'