José Dirceu faz alerta à esquerda sobre 2026 e dispara contra anistia a golpistas
Ex-ministro defende mobilização popular e critica influência do mercado na disputa eleitoral
Lula Marques/ Agência Brasil
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou, nesta última segunda-feira (31), que a esquerda precisa se mobilizar e “despertar” para as eleições, alertando sobre o avanço da direita no cenário político. Durante um evento realizado na PUC-SP, o petista destacou a necessidade de ampliar as manifestações populares e reforçar a oposição à proposta de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
O petista também apontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o principal candidato da direita, já contando com o apoio do mercado financeiro. Segundo ele, enquanto a direita tem uma estratégia definida, a esquerda precisa consolidar seus objetivos.
“O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o nome escolhido pela direita, já contando com o apoio da elite paulista”, declarou Dirceu.
Dirceu critica anistia aos golpistas
De acordo com Dirceu, em outubro deste ano, o período de campanha terá início e a esquerda precisa definir uma plataforma clara para o pleito de 2026. Para ele, é fundamental que o campo progressista se mobilize nas ruas, organize atos e amplie o diálogo com o eleitorado.
Segundo o ex-ministro, a disputa de narrativas segue em andamento e o campo progressista precisa intensificar as manifestações nas ruas, especialmente contra a proposta de anistia. Ele ressaltou ainda a importância de mobilizar o eleitorado de forma a garantir que as eleições para a Câmara dos Deputados e o Senado recebam a mesma atenção dedicada à eleição presidencial.
Lula “sitiado”
Dirceu voltou a afirmar que o governo Lula está “sitiado” em seu atual mandato, mencionando que a base de apoio do presidente é composta por partidos como o PP, PL e União Brasil. O petista também se prepara para disputar as eleições de 2026, com a intenção de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
“Nós temos que ter consciência que se nós não nos levantarmos eles nos vencerão, como já aconteceu no passado”, disse o petista.
Dirceu participou de um evento na PUC-SP nesta segunda-feira (31), em repúdio ao golpe de 1964 e contra a anistia dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro. O encontro, organizado pelo Grupo Prerrogativas, reuniu aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi marcado por críticas ao posicionamento do governo sobre a data que marcou os 61 anos do golpe militar.
Reflexões sobre governo e críticas ao posicionamento oficial
O ex-deputado federal José Genoíno (PT) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem cumprido um papel importante, mas que o campo progressista não pode delegar seu futuro “exclusivamente a uma decisão jurídica”. “A política tem que entrar para o debate para ganhar corações e mentes para um projeto libertador”.
O jornalista Breno Altman também recebeu aplausos ao criticar o silêncio do governo em relação ao aniversário do golpe militar. Como revelou o jornal Estadão, o governo não organizou nenhum ato oficial para marcar os 61 anos do golpe de 1964.
Nas redes sociais, pelo X (antigo Twitter), o presidente Lula declarou que o 31 de março serve para “lembrarmos da importância da democracia, dos direitos humanos e da soberania do povo” em eleger representantes políticos. Sem citar Jair Bolsonaro (PL), Lula afirmou que “ameaças autoritárias” ainda persistem no país.
Governo reforça compromisso com democracia
Ao ser questionado sobre a ausência de um ato oficial do governo para lembrar o golpe de 1964, José Dirceu minimizou a situação, afirmando que o mais importante foi a falta de mobilização das Forças Armadas na data. O evento na PUC-SP contou com a presença de lideranças políticas e jurídicas alinhadas ao governo.
Marco Aurélio de Carvalho, organizador do encontro e coordenador do Grupo Prerrogativas, defendeu o compromisso do presidente Lula com a democracia e as instituições. Ele citou medidas como a criação do Observatório da Democracia pela Advocacia-Geral da União (AGU) e a reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos, que também determinou a correção das certidões de óbito das vítimas da ditadura.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro