4ª Edição do festival ‘Oxe é Jazz’ acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro
Com apresentações gratuitas no Parque Costa Azul, evento traz grandes nomes do jazz e da música instrumental para Salvador

A Bahia se prepara para a 4ª edição do festival Oxe é Jazz, que acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Parque Costa Azul, em Salvador. O objetivo do evento é democratizar o acesso à música de qualidade e promover a inclusão da música instrumental no cotidiano dos baianos, abrindo espaço para um público diversificado. Com entrada gratuita, a programação contará com grandes nomes do jazz, blues, soul e rock, oferecendo um panorama plural da música brasileira e internacional.
Programação de Abertura do Festival
O festival começa com show do guitarrista, cantor e compositor soteropolitano Bruno Balbi, na próxima sexta-feira (7), a partir das 18h30. Ele sobe ao palco acompanhado da multi-instrumentista Candice Fiais, em uma apresentação que passeia por clássicos do blues e canções autorais, trazendo a vibração do blues de forma autêntica e envolvente.
Às 20h30, a programação segue com o guitarrista e curador do festival, Eric Assmar, que recebe o multi-instrumentista Chico Brown. Juntos, irão explorar as fronteiras do blues, rock, jazz e música brasileira, criando uma fusão sonora que promete atrair a atenção do público e mostrar as versatilidades desses dois músicos talentosos.
Homenagem para Miles Davis
O festival traz ao palco o artista Joatan Nascimento Quinteto, no sábado (8), a partir das 18h30, que fará uma homenagem ao legado do trompetista Miles Davis com o show “A música de Miles Davis”.
Para encerrar a 4ª edição do festival, a Banda Terráquea, liderada pelo guitarrista e cantor Lon Bové, se apresenta ao lado da cantora Janis Dominique. O show promete um encontro de ritmos e estilos, unindo blues, soul, jazz e funk.
Curadoria e história do festival
Sob a curadoria de Eric Assmar, o festival Oxe é Jazz já conquistou um público fiel ao longo de suas edições anteriores. A curadoria tem como objetivo apresentar uma programação diversificada, com artistas de diferentes estilos e origens, sempre buscando explorar as possibilidades do improviso e a fusão de ritmos.
“A curadoria busca sempre um panorama diverso, explorando diferentes formas de expressão e improvisação, além de refletir a pluralidade de perfis, grupos e segmentos. Nosso objetivo é levar música ao povo, quebrando barreiras e proporcionando encontros entre pessoas de todas as classes, idades e localidades”, explica Assmar.
Desde sua primeira edição em 2022, o festival tem cumprido sua missão de democratizar o acesso à música instrumental, reunindo mais de 12 mil pessoas em suas edições anteriores. O evento tem se destacado por sua capacidade de aliar qualidade artística à diversidade, criando um ambiente propício para o intercâmbio cultural e para a formação de novos públicos.
Além de Salvador, o festival Oxe é Jazz também levou sua programação para outras cidades baianas, como Itacaré, Lauro de Freitas e Lençóis.
Impacto cultural e social do evento
Segundo Eric Assmar, o festival Oxe é Jazz é um evento que fortalece a cena musical local, oferecendo oportunidades para artistas da região e promovendo a troca de experiências culturais. A iniciativa também visa tornar a música instrumental mais acessível às novas gerações, proporcionando o contato com diversos gêneros musicais que refletem a diversidade sonora da Bahia e de outras partes do mundo.
O Festival Oxe é Jazz conta com apoio do governo do estado da Bahia, através da Sufotur e a realização da Mais Ações Integradas.
Serviço:
- O quê: 4ª edição do Festival Oxe é Jazz
- Atrações: Bruno Balbi, Candice Fiais, Eric Assmar, Chico Brown, Joatan Nascimento Quinteto, Banda Terráquea, Janis Dominique
- Quando: 7 e 8 de fevereiro de 2025
- Onde: Parque Costa Azul, Salvador – BA
- Entrada: Gratuita
Mais Lidas
Balé Folclórico da Bahia celebra 37 anos com turnê inédita pelo Brasil
Cultura
Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula