Governador e ministra discutem avanços para povos indígenas da Bahia
Encontro com lideranças dos povos originários no Estado aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu, na segunda-feira (4), com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, secretários estaduais e líderes indígenas de várias etnias, no Centro de Operações e Inteligência (Coi), em Salvador. O encontro abordou temas fundamentais para os povos originários da Bahia, buscando promover o diálogo e o compromisso com essas comunidades.
Durante o encontro, Jerônimo Rodrigues destacou as ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas, incluindo investimentos em educação, infraestrutura e cultura. “Essas ações, somadas a outras iniciativas nas áreas de saúde, segurança e desenvolvimento econômico, demonstram nosso compromisso em construir uma Bahia onde todos os povos tenham oportunidades iguais e vivam com dignidade”, afirmou o governador.
A ministra ressaltou a importância de ocupar espaços e executar ações em parceria com o governo. “Enquanto movimento indígena, temos o papel de organizar e mobilizar. O desafio é grande, mas o governo também tem o papel de implementar essas ações”, disse Sônia Guajajara.
Um dos pontos principais do encontro foi a demarcação de terras e o estabelecimento de políticas públicas que promovam os direitos dos povos indígenas. Patrícia Pataxó, superintendente de políticas para povos indígenas, celebrou o momento como uma conquista de visibilidade e avanços no governo estadual, reafirmando o compromisso com a garantia de direitos e a implementação de políticas públicas.
A integração entre as esferas federal, estadual e municipais para a consolidação de ações em prol dos povos indígenas foi um ponto comemorado, com a adoção de medidas para o desenvolvimento em diversos setores.
“Eu acredito que esse encontro, esse processo de diálogo, vem no sentido de um processo de reparação que nós vamos fazendo aqui na Bahia, no Brasil, onde esse processo de construção, de participação, de recepção das demandas, de articulação com as várias secretarias e de devolutivas faz parte desse nosso compromisso histórico”, pontuou a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães.
Avanços e Ações
Agnaldo Pataxó, coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), mencionou os avanços em áreas como a criação de conselhos e planos estaduais, além do fortalecimento das atividades produtivas nos territórios, que geram emprego e renda. Na educação, foram realizadas reformas e construções de escolas, com transporte escolar para as aldeias. Na saúde, unidades específicas para atendimento a povos indígenas foram ampliadas.
A Bahia também promove iniciativas em habitação, juventude, segurança alimentar e desenvolvimento rural, incentivando a produção agrícola. Outros temas debatidos incluíram abastecimento de água, energia elétrica, acesso à telefonia, infraestrutura de estradas, construção de equipamentos esportivos, segurança pública e cultura. Esses avanços refletem o compromisso do governo baiano com a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas em todo o Estado.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde
Minha Casa Minha Vida pode alcançar 2,3 milhões de moradias até 2026, diz Jader Filho
Ministro das Cidades destaca avanço na meta do programa habitacional e fala sobre responsabilidade fiscal em possível corte de gastos
PRF intensifica fiscalização e uso de câmeras inteligentes nas rodovias baianas durante feriadão
Mais de 500 mil veículos devem circular pelas estradas da Bahia no feriado prolongado
Lula discute atentado com ministros, defende apuração rigorosa, mas não deve se pronunciar
Presidente não se encontrava no Palácio do Planalto no momento da explosão