Governador e ministra discutem avanços para povos indígenas da Bahia
Encontro com lideranças dos povos originários no Estado aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu, na segunda-feira (4), com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, secretários estaduais e líderes indígenas de várias etnias, no Centro de Operações e Inteligência (Coi), em Salvador. O encontro abordou temas fundamentais para os povos originários da Bahia, buscando promover o diálogo e o compromisso com essas comunidades.
Durante o encontro, Jerônimo Rodrigues destacou as ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas, incluindo investimentos em educação, infraestrutura e cultura. “Essas ações, somadas a outras iniciativas nas áreas de saúde, segurança e desenvolvimento econômico, demonstram nosso compromisso em construir uma Bahia onde todos os povos tenham oportunidades iguais e vivam com dignidade”, afirmou o governador.
A ministra ressaltou a importância de ocupar espaços e executar ações em parceria com o governo. “Enquanto movimento indígena, temos o papel de organizar e mobilizar. O desafio é grande, mas o governo também tem o papel de implementar essas ações”, disse Sônia Guajajara.
Um dos pontos principais do encontro foi a demarcação de terras e o estabelecimento de políticas públicas que promovam os direitos dos povos indígenas. Patrícia Pataxó, superintendente de políticas para povos indígenas, celebrou o momento como uma conquista de visibilidade e avanços no governo estadual, reafirmando o compromisso com a garantia de direitos e a implementação de políticas públicas.
A integração entre as esferas federal, estadual e municipais para a consolidação de ações em prol dos povos indígenas foi um ponto comemorado, com a adoção de medidas para o desenvolvimento em diversos setores.
“Eu acredito que esse encontro, esse processo de diálogo, vem no sentido de um processo de reparação que nós vamos fazendo aqui na Bahia, no Brasil, onde esse processo de construção, de participação, de recepção das demandas, de articulação com as várias secretarias e de devolutivas faz parte desse nosso compromisso histórico”, pontuou a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães.
Avanços e Ações
Agnaldo Pataxó, coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), mencionou os avanços em áreas como a criação de conselhos e planos estaduais, além do fortalecimento das atividades produtivas nos territórios, que geram emprego e renda. Na educação, foram realizadas reformas e construções de escolas, com transporte escolar para as aldeias. Na saúde, unidades específicas para atendimento a povos indígenas foram ampliadas.
A Bahia também promove iniciativas em habitação, juventude, segurança alimentar e desenvolvimento rural, incentivando a produção agrícola. Outros temas debatidos incluíram abastecimento de água, energia elétrica, acesso à telefonia, infraestrutura de estradas, construção de equipamentos esportivos, segurança pública e cultura. Esses avanços refletem o compromisso do governo baiano com a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas em todo o Estado.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos