Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Deputado alega perseguição judicial, critica STF e busca apoio nos EUA para pressionar Alexandre de Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) formalizou, nesta última quinta-feira (20), um pedido de licença da Câmara dos Deputados por um período de 122 dias. O ofício apresentado pelo parlamentar especifica que dois dias do afastamento serão destinados ao tratamento de saúde, enquanto os 120 dias restantes serão utilizados para tratar de “interesses particulares”. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), confirmou o pedido.
Afastamento e plano de permanência nos Estados Unidos
Atualmente nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro declarou que sua intenção é atuar contra supostas ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Durante uma transmissão ao vivo realizada no aniversário de 70 anos de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrido na quinta-feira, o deputado afirmou que pretende mobilizar autoridades norte-americanas para agir contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é relator do processo em que o ex-presidente é denunciado por tentativa de golpe de Estado.
Eduardo anunciou, na última terça-feira (18), que também pretende solicitar asilo político aos Estados Unidos, alegando ser alvo de perseguição judicial no Brasil. O asilo é um mecanismo de proteção concedido a estrangeiros que comprovam estar sob risco iminente em seu país de origem. Em entrevista à CNN, o deputado reforçou que se sente ameaçado por Alexandre de Moraes e pelo Supremo Tribunal Federal.
Implicações do afastamento na Câmara
Com a licença, Eduardo Bolsonaro não receberá o salário de R$ 46 mil correspondente ao período de afastamento. Além disso, de acordo com o regimento da Câmara, a duração superior a 120 dias exige que um suplente assuma temporariamente a cadeira do deputado. O missionário José Olímpio (PL-SP) será convocado para ocupar a vaga.
Críticas ao STF e à Polícia Federal
Eduardo Bolsonaro tem utilizado suas redes sociais para criticar abertamente o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal, chegando a comparar esta última à Gestapo, a polícia secreta da Alemanha nazista. O parlamentar afirma que o Brasil vive um “período de exceção” e alerta que seu pai corre risco de ser preso e até mesmo de sofrer danos à vida caso seja detido.
“A gente está vendo uma maneira de pressionar Alexandre de Moraes a parar esse pacote de maldades dele. Eu acho que todo mundo já entendeu que no Brasil não existe possibilidade de defesa justa. Pode colocar o Ruy Barbosa para defender o pessoal do 8 de janeiro ou Jair Bolsonaro, que eles já estão condenados”, afirmou o deputado.
O parlamentar também ressaltou que sua estratégia inclui expor as decisões do ministro Moraes internacionalmente, buscando apoio político nos Estados Unidos para pressioná-lo. “Vai ser preciso fazer uma exposição pública do que ele está fazendo, das atrocidades que está cometendo, para causar um constrangimento e, quem sabe até, sanções contra ele. Porque você tem que ir onde está o conforto da pessoa”, declarou.
Jair Bolsonaro chora
Ao comentar o anúncio feito por seu filho, Eduardo, Jair Bolsonaro chorou na terça-feira (18). “Sei que, no momento, ele (Donald Trump) continuará abraçando meu filho como demonstrou na ocasião do CPAC (Conservative Political Action Conference). Quando se dirigiu a ele numa multidão de milhares de pessoas e falou a nosso respeito”, declarou o ex-presidente, ao agradecer Trump por apoiar o filho.
Segundo Bolsonaro, Eduardo está lutando “para combater algo parecido com o nazifascismo que cada vez mais avança em nosso país”.
Mais Lidas
Política
Governo Lula ignora aniversário do golpe de 64 e gera críticas entre aliados
PT Salvador: CNB lança Petra Perón como pré-candidata à presidência da sigla
Últimas Notícias

Governo Lula ignora aniversário do golpe de 64 e gera críticas entre aliados

Governo aprova estudos para concessão de trechos das BR-324 e BR-116
Trechos analisados abrangem a ligação entre Feira de Santana e Salvador e o segmento entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais

Terremoto em Mianmar causa mais de mil mortes e deixa centenas de feridos
Tremor também provocou destruição em partes da Tailândia

Lula rebate críticas à viagem de Janja: “Mulher do presidente não nasceu para ser dona de casa”
Viagem da primeira-dama à França aconteceu no contexto da Cúpula Nutrição para o Crescimento

Resumo BBB 25 de sexta-feira: atrito entre Eva e Renata, choro de Vinícius e críticas de Daniele Hypolito
Clima esquentou entre Eva e Renata, enquanto Vinícius chorou e revelou medo de deixar o reality; saiba tudo que rolou no reality

Quatro lugares para comemorar o aniversário de Salvador de graça
Além de pontos turísticos cheios de história, a capital baiana terá eventos especiais, incluindo shows, feiras culturais e apresentações musicais

Após vice no Campeonato Baiano, Vitória mira bom início no Brasileirão contra o Juventude
Partida acontece neste sábado (29), às 18h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Amante da literatura, Gabriela Prioli ensina política de forma descomplicada e convida para 6ª edição do clube do livro
Advogada e comunicadora reforça a necessidade do debate político e do conhecimento como ferramentas para transformação

Explore Salvador além dos cartões-postais: dicas imperdíveis para quem quer mais
Celebre os 476 anos da capital baiana: descubra bairros, praias e mercados autênticos em um roteiro surpreendente

Em reforma, Zoológico de Salvador deve ser reaberto em maio
Intervenções no aviário, felinário e ilha dos primatas prometem mais conforto para visitantes e bem-estar dos animais

Obras em Massaranduba e Paripe mudam itinerário de ônibus em Salvador a partir deste sábado
Alteração visa facilitar a execução de projetos de micro e macrodrenagem