Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) tomou posse, nesta segunda-feira (7), como vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A cerimônia foi realizada durante a 87ª Reunião Geral da entidade, em Brasília. Anteriormente, ele ocupava o cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na instituição.
Durante a posse, Bruno Reis abordou o impacto das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. “Muitos prefeitos têm sofrido com as mudanças climáticas. É um fato; uma constatação. Cada vez mais temos observado eventos climáticos extremos. Chuvas como nunca vistas em nenhum outro momento da nossa existência. E temperaturas que aumentam a cada ano”, declarou.
Ele mencionou os casos recentes em São José dos Campos (SP) e Angra dos Reis (RJ) como exemplos de eventos extremos.
A nova função do prefeito se conecta com ações já desenvolvidas em Salvador, onde a Defesa Civil (Codesal) tem atuado com estratégias de prevenção. Em 2023, a capital baiana sediou a Semana Nacional de Redução de Desastres, reunindo representantes das Defesas Civis de diferentes municípios.
Investimentos e estrutura em Salvador
Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Salvador destinou R$280 milhões para obras de contenção de encostas e aplicação de geomantas. Foram 550 pontos atendidos em áreas de risco de deslizamentos de terra, com intervenções em diferentes regiões da cidade.
Desde 2016, o município conta com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), que acompanha as condições meteorológicas e emite alertas à população. Também foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec), voltado à formulação de políticas públicas com foco em segurança.
Além da estrutura técnica, Salvador tem promovido ações educativas com moradores de áreas de risco e estudantes da rede pública. A formação busca preparar as comunidades para agir em situações de emergência e contribuir com o trabalho preventivo da Defesa Civil.
Programas de prevenção e reconhecimento institucional
Entre os projetos desenvolvidos pela Codesal estão os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e simulados de evacuação. As ações têm como foco aumentar a percepção de risco e a preparação das comunidades.
Na cerimônia em Brasília, Bruno Reis agradeceu o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira pelo trabalho realizado enquanto presidente da FNP. Ele também cumprimentou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que assume a presidência da entidade.
A participação de Salvador na nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos ocorre em meio a ações já implementadas no município. A capital baiana segue com projetos voltados à prevenção de desastres e adaptação urbana diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Bruno Reis apresenta avanços tecnológicos de Salvador
Na última quarta-feira (2), Bruno Reis participou da abertura do Smart Gov Anciti, evento nacional de cidades inteligentes, realizado em Salvador. O encontro, que seguiu até a quinta-feira (3), reuniu gestores públicos, especialistas e parceiros de diversas regiões do Brasil para discutir inovação, tecnologia e soluções urbanas inteligentes.
Durante a mesa de abertura, Bruno Reis apresentou os avanços tecnológicos implantados em Salvador nos últimos anos. Ele destacou o sistema de monitoramento da rede de drenagem pluvial, que utiliza sensores para identificar acúmulo de água em tempo real, permitindo ações de manutenção preventiva e evitando alagamentos.
Segundo o prefeito, a implantação desse sistema faz parte do compromisso da gestão com a modernização da cidade. Ele explicou que a solução permite um monitoramento mais eficiente dos canais urbanos e otimiza o trabalho das equipes responsáveis pela limpeza e manutenção.
“Esses sensores vão indicar o nível de água que está acumulada na rede de drenagem em tempo real, nos canais da cidade, indicando para a gente fazer a limpeza, para que a gente evite os alagamentos. É óbvio que a prioridade sempre foi proteger encostas, mas hoje Salvador pode avançar ainda mais, trazendo soluções também para as áreas de alagamentos”, afirmou o prefeito.
Redação
Mais Lidas
Política
ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice