Após posse de Sidônio, Secom troca aliada de Janja por estrategista de João Campos para redes sociais
Reformulações buscam maior engajamento nas redes e melhor comunicação com a sociedade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementou mudanças significativas na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), ao trocar o comando da chefia de Estratégias e Redes. Para tanto, o petista demitiu Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Janja, e a nomeou Mariah Queiroz Costa Silva. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).
Brunna Rosa, que liderou a comunicação digital na campanha de Lula em 2022, será substituída por Mariah Queiroz, ex-responsável pelas redes sociais do prefeito de Recife, João Campos (PSB). A mudança reflete a reformulação promovida por Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom.
Segundo fontes do Planalto, Janja havia sugerido a transferência de Brunna para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ideia que não avançou. Agora, Brunna e Priscila Calaf, diretora do Departamento de Canais Digitais, devem integrar a equipe do gabinete de Lula, onde ficariam na equipe da primeira-dama.
Estratégias para melhorar popularidade
As mudanças são parte de uma estratégia para aprimorar a comunicação digital e fortalecer a imagem do governo, que enfrenta 50% de reprovação. Sidônio Palmeira busca dinamizar as redes sociais da Presidência, consideradas pouco eficazes, além de alinhar a comunicação com os desafios contemporâneos.
Mariah Queiroz foi apresentada a Lula por Sidônio Palmeira e Laércio Portela, novo secretário de imprensa, em reunião que antecedeu a sanção da reforma tributária. A equipe de João Campos também foi sondada para colaborar informalmente, oferecendo insights sobre estratégias digitais bem-sucedidas, como as implementadas na reeleição do prefeito recifense, que conquistou 78,11% dos votos e lidera entre prefeitos de capitais no Instagram.
Mudanças na equipe e os desafios da Secom
Sidônio Palmeira, que assumiu oficialmente o comando da Secom, substitui Paulo Pimenta, cuja atuação foi criticada por Lula pela falta de eficácia em traduzir os resultados das obras e programas sociais em popularidade. Paulo Pimenta deve reassumir seu mandato como deputado federal ou ser realocado em outra pasta do governo.
Além disso, José Chrispiniano foi substituído por Laércio Portela na Secretaria de Imprensa, encerrando uma longa trajetória de colaboração com o presidente. Portela já havia ocupado a chefia interinamente, entre maio e setembro deste ano, e agora assume em caráter definitivo.
Comunicação digital e eleições de 2026
As alterações na Secom também têm como foco as eleições de 2026. O governo pretende reforçar a presença digital e criar campanhas publicitárias que aproximem a população das políticas públicas. Sidônio Palmeira, conhecido por sua experiência em campanhas eleitorais, já anunciou novas iniciativas para reestruturar a comunicação, mantendo o slogan “União e Construção” e destacando conquistas do governo.
A chegada de Sidônio reflete o esforço em modernizar a comunicação federal e superar a percepção de que ainda é “analógica”. A expectativa é que sua liderança contribua para uma comunicação mais acessível, dinâmica e alinhada às demandas da sociedade.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Últimas Notícias
BBB25: Gracyanne Barbosa e impacto dos ovos na dieta
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Família corporativa e alta performance podem andar juntos?
No Brasil, empresas familiares são responsáveis pela empregabilidade de mais de 50% da força de trabalho
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Presidente destaca importância da relação bilateral e busca paz nas relações internacionais; Brasil será representado na posse por embaixadora
Lula exige resultados, promete ajustes e convoca ministros para conversas individuais
Presidente define 2025 como ano crucial e critica ‘neofascismo, neonazismo e autoritarismo’, em referência indireta a Bolsonaro
Polícia Civil devolve 244 celulares em mais uma fase da operação Mobile
Ação recupera aparelhos roubados e reforça importância do registro de ocorrência
Israel libera 90 prisioneiros palestinos em troca histórica no cessar-fogo com Hamas
Em paralelo, grupo terrorista libertou três primeiras reféns israelenses, que foram entregues à Cruz Vermelha e, após avaliação médica, reencontraram suas famílias
Resumo BBB 25 de hoje: choro, desentendimentos e novas alianças marcam madrugada após 1º paredão
Qual dupla você quer que saia: Edilberto e Raissa, Marcelo e Arleane, ou Diogo Almeida e Vilma? Vote na enquete do Portal M!
Trump toma posse nesta segunda e líderes estrangeiros são convidados para cerimônia pela 1ª vez
Cerimônia acontece nesta segunda-feira, a partir das 11h30, no horário de Brasília
Bolsa Família: Estudo da Fiocruz aponta redução da mortalidade entre beneficiários com transtorno mental
Pesquisadores sediados na Bahia analisaram dados de aproximadamente 70 mil pacientes no período entre 2008 e 2015
Prefeito de Juazeiro cancela Carnaval por ‘colapso financeiro’
Segundo Andrei Gonçalves, medida segue recomendação do Ministério Público e dívidas acumuladas chegam a R$ 300 milhões
‘Morar Melhor’: Bruno Reis entrega casas reformadas em Nova Brasília de Valéria
Desde sua criação, programa já beneficiou mais de 54 mil residências em Salvador; cerimônia acontece nesta segunda, às 9h