Novas mudanças no secretariado só serão anunciadas por Bruno Reis após viagem à África
Isaura Genoveva tomou posse, nesta segunda-feira, na Secretaria de Reparação no lugar de Ivete Sacramento

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou, na manhã desta segunda-feira (6), que novas mudanças no secretariado municipal serão divulgadas somente após seu retorno de uma viagem oficial ao Benin, na África. O seu embarque está previsto para esta terça-feira (7) com retorno ao Brasil no próximo sábado (11).
A declaração foi dada durante a posse da nova secretária municipal de Reparação (Semur), Isaura Genoveva, substituindo Ivete Sacramento após 12 anos na pasta. A viagem ao Benin faz parte de uma série de compromissos internacionais do prefeito, com o intuito de fortalecer relações diplomáticas. As tratativas para novas mudanças devem ser retomadas com os partidos aliados na sua volta à capital baiana.
Prefeito já anunciou saída de Tourinho da Secult e manutenção de Cacá Leão na Segov
Até o momento, o prefeito Bruno Reis anunciou apenas três medidas no secretariado: as saídas de Ivete Sacramento e Pedro Tourinho, além da continuidade de Cacá Leão (PP) na Secretaria Municipal de Governo (Segov). No Festival Virada Salvador, o prefeito deixou escapar que o atual presidente do PP em Salvador continuará a articular as ações do governo e colaborar com a sua gestão a partir deste segundo mandato.
Já o anúncio de Pedro Tourinho da Secult foi feito pelo prefeito no último dia 8 de dezembro, durante as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Basílica Santuário, no bairro do Comércio. “Tive uma conversa com o Pedro na sexta-feira (3), ele reafirmou a necessidade de sair, de voltar para o mercado para cuidar das suas questões empresariais e pessoais e eu pedi a ele um tempinho para a gente juntos identificando possíveis nomes para fazer com que esse trabalho possa avançar ainda mais”, disse o prefeito ao Portal M! nesta manhã.
Além disso, o próprio Pedro Tourinho, divulgou um vídeo, no último dia 29, falando oficialmente sobre sua saída da pasta, após quase 2 anos dedicados à gestão cultural da cidade. Em uma mensagem emocionada publicada nas redes sociais, ele expressou gratidão e refletiu sobre os desafios e conquistas durante seu mandato.
“Agradecer e abraçar. Agradecer por esse ano, por esses anos. Agradecer a Deus e aos Orixás, a todos, a cada uma das pessoas que estiveram comigo nessa jornada, que foi muito, muito feliz. Abraçar o encerramento deste ciclo, com tudo incluído nele, o que deu pra fazer, o que não deu pra fazer, o que ficará para memória, o que será esquecido”, escreveu o secretário em sua conta no Instagram.
Isaura Genoveva assume Semur no lugar de Ivete Sacramento
Enquanto a divulgação de outras mudanças no governo municipal aguarda o retorno do prefeito, ele deu posse, nesta segunda-feira, a Isaura Genoveva na Secretaria Municipal de Reparação (Semur). Ela assumiu oficialmente o cargo de Ivete Sacramento, que comandava a pasta há 12 anos, desde o primeiro ano de governo do então prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil).
“A professora Ivete fez um grande trabalho, quem eu quero agradecer, 12 anos. Esse trabalho contínuo permitiu que nós avançássemos muito, mas era natural que a gente abrisse espaço para novas ideias, novos pensamentos”, disse o prefeito ao Portal M!.
Isaura Genoveva tem uma trajetória de militância voltada para a luta contra o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia. A nomeação faz parte de um movimento para adaptar a gestão pública às necessidades atuais da população, com foco em ações que promovam a igualdade racial e a reparação histórica para as populações negras de Salvador.
“Isaura Genoveva, militante da área, ativista, pessoa que tem formação, que tem uma vida dedicada ao combate ao racismo, à intolerância religiosa, à homofobia LGBT. Então, todo esse trabalho da sua vida eu agradecia para ela ocupar essa posição. Tenho certeza que junto. Vamos realizar um trabalho ainda melhor, ela vai chegar dando novas contribuições e nós vamos ter capacidade de tirar do papel projetos melhores do que os que nós já desenvolvemos até aqui”, completou Bruno.
Viagem de Bruno Reis ao Benin
A viagem do prefeito Bruno Reis ao Benin, marcada para os primeiros dias de janeiro, é uma etapa de sua agenda diplomática. A visita tem como objetivo estreitar os laços com o país africano.
“Vamos a convite do presidente que esteve aqui. O dia 10 de janeiro é uma data importante para o Benin. Nós vamos lá trocar mais experiências, poder conhecer um pouco da nossa história. Existe uma grande conexão entre a gente. E eu tô indo com uma comitiva da Bahia para participar e conhecer mais sobre o Benin e, como eu disse, entender um pouco mais sobre os desafios e adversidades do povo negro do Brasil. Vou dia 7, volto dia 11”, disse Bruno ao Portal M!.
Embora o prefeito esteja fora do Brasil durante esse período, as atividades e projetos da administração municipal seguem em andamento. A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) assumirá como prefeita em exercício de Salvador entre os dias 7 e 11 de janeiro.
Papel da Secretaria de Reparação e expectativas para futuro
A Secretaria Municipal de Reparação tem um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e social. A saída de Ivete Sacramento, que permaneceu no cargo por 12 anos, marca um ciclo de mudanças e a introdução de novas abordagens para enfrentar os problemas históricos que afetam a população negra de Salvador.
Isaura Genoveva assume a pasta com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de reparação, mas também com a proposta de implementar novas políticas que atendam às demandas da cidade. A expectativa é de que ela dê seguimento a ações que busquem a igualdade racial, com especial atenção para a educação, a cultura e a inclusão social.
Confira entrevista completa:
Mais Lidas
‘Bonés à la Trump’ criam embate entre Eduardo Bolsonaro e Randolfe ; entenda
Política
Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Jerônimo Rodrigues traça estratégias para aprimorar ensino na Bahia em 2025
AGU pede prioridade no julgamento sobre responsabilidade das redes sociais
PT Bahia realiza 2º encontro territorial no médio Rio de Contas
ACM Neto reforça apoio à ‘dobradinha’ Sanches e Ditinho para 2026
Últimas Notícias

Enquete BBB 25: Aline, Gabriel e Vitória enfrentam 4º Paredão
Formação ocorreu na noite deste domingo (9) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça

Acelen Renováveis faz primeira extração industrial de óleo de macaúba; saiba aonde
Feito histórico foi alcançado no Acelen Agripark por meio de tecnologia inédita; empresa inicia o plantio em teste de alta produtividade

CBPM promove treinamento para técnicos do órgão que atuam em comunidades
Treinamento destinado aos profissionais da CBPM aconteceu entre os dias 6 e 7 de fevereiro

‘Toca em temas muito fortes e importantes que vivemos’ elogiou Dulce Maria, do RBD, sobre filme ‘Ainda estou Aqui’
A cantora afirmou estar emocionada com a produção; O longa fez historia com indicações ao Oscar e a vitória no Premio Goya

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Líder do PT no Senado destaca a importância das conquistas econômicas, minimiza críticas ao ministro da Fazenda e alerta sobre preparação para cenário eleitoral futuro

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza
Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão
Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados
Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana

Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes
Medida busca equilibrar tecnologia e aprendizado para melhorar a concentração dos alunos