Wagner volta a defender ‘chapa dos governadores’, ignora Coronel e minimiza racha em grupo político
Além do senador petista, composição para eleições 2026 envolveria Jerônimo Rodrigues e Rui Costa

O senador Jaques Wagner (PT) voltou a destacar que a chamada “chapa dos governadores” seria a opção mais forte para as eleições de 2026. A composição envolveria Jerônimo Rodrigues (PT) disputando a reeleição como governador da Bahia, enquanto Wagner e o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, concorreria às vagas ao Senado.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (20) à rádio Metrópole, o líder do presidente Lula no Senado abordou novamente a possibilidade de formação dessa chapa, mas ressaltou que o cenário ainda está indefinido. “Eu falei de uma hipótese de uma chapa. O pessoal me pergunta: como vai montar a chapa? É óbvio que isso será decidido no conselho político, com todos os partidos. O Jerônimo vai para a reeleição, é o direito dele, é a naturalidade da política. Eu tenho direito à reeleição e o Coronel também. Rui pode reivindicar, com toda legitimidade, uma vaga ao Senado, já que concluiu seu mandato como governador e agora ocupa um posto de destaque no governo federal”, afirmou.
Discussão política e composição do grupo
O senador sinalizou que, além das vagas majoritárias, a composição da chapa também incluirá o debate sobre o cargo de vice e lembrou que o PSD, comandado pelo senador Otto Alencar, já ocupa uma cadeira no Senado. “Nós temos três legitimidades para dois lugares. Falei de uma hipótese: Jerônimo, Wagner e Rui ou Rui e Wagner. É óbvio que seria uma chapa muito forte. E há o cargo de vice e o terceiro senador, que é do PSD. Então, há várias questões a serem discutidas”, destacou.
Wagner reiterou que, em sua opinião, a chapa dos governadores representa a melhor opção para o pleito de 2026. “É um trio de trabalhadores, pessoas que já deram mostras de que defendem e entregam resultados. Eu comandei por 8 anos, o Rui comandou por outros 8, e o Jerônimo está no comando agora. Essa hipótese talvez seja a mais forte para a disputa de 2026, mas ainda será objeto de muitas discussões”, reforçou.
Minimização de um possível racha no grupo
Ao ser questionado sobre o impacto das pretensões de reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), Wagner minimizou a possibilidade de um racha no grupo político que dá sustentação ao governo baiano. “Sinceramente, não acho que isso vá acontecer. Tenho uma boa relação com Coronel, dona Eleusa, os filhos, e acredito muito na capacidade de entendimento do grupo. Essas decisões precisam de tempo para amadurecer”, avaliou.
Para destacar a importância de diálogo na composição da chapa, o senador mencionou episódios do passado, como a saída do ex-vice-governador João Leão (PP) que acabou apoiando o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) a governador em 2022. “Foi tudo atropelado, um corre-corre, e infelizmente deu no que deu. Não quero que isso se repita. O Coronel já tem uma história construída com a gente. Acredito que encontraremos um caminho equilibrado para montar a chapa mais forte e vencer as eleições de 2026”, afirmou Wagner.
Cenário e próximos passos
Além de discutir a formação da chapa majoritária, Wagner comentou o impacto de outras movimentações políticas, como a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e afirmou que as definições mais importantes devem ser tomadas em 2025. “O momento agora é de construir consensos e priorizar a unidade. A eleição ainda está distante, mas precisamos manter o grupo unido para que todos cresçam juntos no processo eleitoral”, concluiu.
Com essa sinalização, o PT e seus aliados na Bahia indicam que buscarão equilíbrio entre os interesses dos diversos atores políticos, de forma a garantir a continuidade do projeto de governo e uma candidatura competitiva para 2026.
Mais Lidas
Política
Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho
Últimas Notícias

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde
Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI
Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin
Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor
Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida
Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos
Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais