Bolsonaro anuncia que vai processar Haddad após acusações sobre ‘rachadinhas’

Ministro disse que ‘esse pessoal que comprou 101 imóveis’ com dinheiro desviado de funcionários não pode se queixar do trabalho de fiscalização


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 19/01/2025 09:42 Política
Bolsonaro anuncia que vai processar Haddad após acusações sobre ‘rachadinhas’ - Lula Marques/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste sábado (18), que irá processar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A decisão foi motivada pela declaração de Haddad de que a família Bolsonaro teria comprado mais de cem imóveis utilizando dinheiro oriundo de “rachadinhas”, prática em que parlamentares obrigam servidores a devolver parte dos salários.

Haddad acusa família Bolsonaro de envolvimento com “rachadinhas”

Na sexta-feira (17), durante um pronunciamento no Palácio do Planalto, Haddad afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) foi identificado pela Receita Federal em um esquema de “rachadinhas”. O ministro ainda disse que “esse pessoal que comprou 101 imóveis” com dinheiro desviado de funcionários não pode se queixar do trabalho da autoridade de fiscalização.

“Eles não têm o que fazer e sempre me acusam de alguma coisa. Falaram, inclusive, que eu comprei imóveis sem origem de dinheiro. Ele me acusa do que ele faz. Ele não olha para o que o chefe dele (presidente Lula) fez. (…) Eu só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo”, disse.

Haddad também mencionou que as irregularidades identificadas pela Receita fazem parte do esforço da autoridade em combater movimentações financeiras suspeitas.

Bolsonaro rebate acusações e promete processar Haddad

Em resposta às declarações, Bolsonaro negou as acusações e afirmou que irá buscar a Justiça:

“Eles não têm o que fazer e sempre me acusam de alguma coisa. Falaram, inclusive, que eu comprei imóveis sem origem de dinheiro. Ele me acusa do que ele faz. Ele não olha para o que o chefe dele (presidente Lula) fez. (…) Eu só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo”, disse.

Histórico das investigações contra Flávio Bolsonaro

Em 2018, o jornal Estadão revelou que um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão em uma conta pertencente a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

As investigações conduzidas pelo Ministério Público resultaram em uma denúncia que incluía crimes de fraude, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e organização criminosa contra Flávio Bolsonaro, Queiroz e outros 15 envolvidos. Em 2021, no entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou as decisões anteriores relacionadas ao caso.

Compra de imóveis com dinheiro vivo

A afirmação de Haddad sobre a compra de imóveis pela família Bolsonaro está vinculada a uma reportagem de 2022 do UOL. O veículo revelou que 107 imóveis foram negociados pela família ao longo de 30 anos, sendo que 51 teriam sido adquiridos, total ou parcialmente, com dinheiro em espécie.

Polêmica envolvendo fiscalização e Pix

As declarações de Haddad ocorreram durante uma crise política envolvendo uma portaria da Receita Federal, que intensificava a fiscalização das transações bancárias, incluindo operações via Pix. A oposição liderada por aliados de Bolsonaro criticou a medida, gerando uma onda de desinformação sobre uma suposta intenção do governo de taxar transações feitas pelo sistema de pagamentos.

Diante das críticas, a Receita Federal revogou a norma. O governo, por sua vez, defendeu que os responsáveis pela disseminação de fake news deveriam ser punidos criminalmente.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Metrô de Salvador amplia operação para despedida de turnê de Gilberto Gil; veja detalhes -
Cidades 15/03/2025 às 08:40

Metrô de Salvador amplia operação para despedida de turnê de Gilberto Gil; veja detalhes

Show do cantor acontece, nesta sábado (15), às 20 horas, na Arena Fonte Nova


Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde -
Saúde 15/03/2025 às 08:00

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde

Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono


Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI -
Negócios 15/03/2025 às 07:30

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI

Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa


Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin -
Cultura 15/03/2025 às 07:00

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin

Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador


Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia -
Cidades 14/03/2025 às 23:00

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia

Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado


Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor -
Política 14/03/2025 às 22:30

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor

Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento


Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari -
Cidades 14/03/2025 às 22:00

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari

Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes


Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida -
Saúde 14/03/2025 às 21:30

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida

Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal


Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’ -
BBB 25 14/03/2025 às 20:59

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’

Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora


Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026 -
Política 14/03/2025 às 20:37

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026

Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa