Bolsonaro anuncia que vai processar Haddad após acusações sobre ‘rachadinhas’
Ministro disse que ‘esse pessoal que comprou 101 imóveis’ com dinheiro desviado de funcionários não pode se queixar do trabalho de fiscalização

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste sábado (18), que irá processar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A decisão foi motivada pela declaração de Haddad de que a família Bolsonaro teria comprado mais de cem imóveis utilizando dinheiro oriundo de “rachadinhas”, prática em que parlamentares obrigam servidores a devolver parte dos salários.
Haddad acusa família Bolsonaro de envolvimento com “rachadinhas”
Na sexta-feira (17), durante um pronunciamento no Palácio do Planalto, Haddad afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) foi identificado pela Receita Federal em um esquema de “rachadinhas”. O ministro ainda disse que “esse pessoal que comprou 101 imóveis” com dinheiro desviado de funcionários não pode se queixar do trabalho da autoridade de fiscalização.
“Eles não têm o que fazer e sempre me acusam de alguma coisa. Falaram, inclusive, que eu comprei imóveis sem origem de dinheiro. Ele me acusa do que ele faz. Ele não olha para o que o chefe dele (presidente Lula) fez. (…) Eu só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo”, disse.
Haddad também mencionou que as irregularidades identificadas pela Receita fazem parte do esforço da autoridade em combater movimentações financeiras suspeitas.
Bolsonaro rebate acusações e promete processar Haddad
Em resposta às declarações, Bolsonaro negou as acusações e afirmou que irá buscar a Justiça:
“Eles não têm o que fazer e sempre me acusam de alguma coisa. Falaram, inclusive, que eu comprei imóveis sem origem de dinheiro. Ele me acusa do que ele faz. Ele não olha para o que o chefe dele (presidente Lula) fez. (…) Eu só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo”, disse.
Histórico das investigações contra Flávio Bolsonaro
Em 2018, o jornal Estadão revelou que um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão em uma conta pertencente a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro.
As investigações conduzidas pelo Ministério Público resultaram em uma denúncia que incluía crimes de fraude, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e organização criminosa contra Flávio Bolsonaro, Queiroz e outros 15 envolvidos. Em 2021, no entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou as decisões anteriores relacionadas ao caso.
Compra de imóveis com dinheiro vivo
A afirmação de Haddad sobre a compra de imóveis pela família Bolsonaro está vinculada a uma reportagem de 2022 do UOL. O veículo revelou que 107 imóveis foram negociados pela família ao longo de 30 anos, sendo que 51 teriam sido adquiridos, total ou parcialmente, com dinheiro em espécie.
Polêmica envolvendo fiscalização e Pix
As declarações de Haddad ocorreram durante uma crise política envolvendo uma portaria da Receita Federal, que intensificava a fiscalização das transações bancárias, incluindo operações via Pix. A oposição liderada por aliados de Bolsonaro criticou a medida, gerando uma onda de desinformação sobre uma suposta intenção do governo de taxar transações feitas pelo sistema de pagamentos.
Diante das críticas, a Receita Federal revogou a norma. O governo, por sua vez, defendeu que os responsáveis pela disseminação de fake news deveriam ser punidos criminalmente.
Mais Lidas
Política
Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho
Últimas Notícias

Metrô de Salvador amplia operação para despedida de turnê de Gilberto Gil; veja detalhes
Show do cantor acontece, nesta sábado (15), às 20 horas, na Arena Fonte Nova

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde
Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI
Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin
Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor
Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida
Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa